quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Poema do ciclo "MODERNISMO"



fotos:Google


Cismo muralhas
Submersas nos mares
De épocas duras, passadas.
Emergem ,de repente,
No espaço do meu “EU-SER”…
Sofro com este sismo ,
que fractura o meu viver!

Pedras soltas alinham-se, sem eu querer,
Reflectindo a ousadia de ESTAR…

Águas puras do Pensamento vagabundo
Erguem-se, purificando o momento do meu PENSAR!
São cascatas da VERDADE das muralhas…
Lavo-me nelas, confiando limar as falhas,
Arestas da minha vida
Pelas quais ando a penar…

Procuro espaços livres, sem fragmentos doridos!

É difícil encontrá-los entre muros tão altivos,
Que expõem pedras agrestes, batidas pelo ar do Tempo!

Heróis de tempos esquecidos… lutaram tristes batalhas!

Íngremes escarpas das vividas ameias…
Teias do Tempo permanecem vivas
Nas mágoas das lascas ali sofridas…

E eu, Cavaleiro da era da força do Pensamento,
Permaneço…ali… atento…

Ó Vento!
Ó Ar!
Ó Céu!
Não tenho nada de meu…





C6f -35/12 –AGT/09

12 comentários:

  1. Tens tuas doces palavras...
    Teus teus pensamentos...
    Tens a nobreza dos que morrem em batalhas pelo seu REINO...
    Tens a luta diária que emerge as cidades submersas no esquecimento...
    Carregas nas tuas mãos, bálsamos para aliviar as mágoas encontradas nas lasca que sofrem.
    Bem sei que levas em teu coração a contínua compaixão.
    GRANDE MARIA!!!!

    ResponderEliminar
  2. As pedras que falam, falam de um tempo que eu não entendo. Mas se lhes emprestar a minha alma, talvez encontre sinais de vidas que foram morrendo. Beijos Graça

    ResponderEliminar
  3. "Águas puras do Pensamento vagabundo
    Erguem-se, purificando o momento do meu PENSAR!
    São cascatas da VERDADE das muralhas…
    Lavo-me nelas, confiando limar as falhas,
    Arestas da minha vida
    Pelas quais ando a penar…"

    Retenho isto, Maria. A nossa mente é um mundo, não é? :-)
    Uma beijoca para si.
    Bonito o poema

    ResponderEliminar
  4. MALU:que bom conseguires captar o meu SOFRER!É, no entanto, o SOFRER do meu ViVER, do teu e de todos nós...só que cada um o diz ,de modo diferente. Obrigada, amiga, por "leres" em mim..
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. DANIEL SANTOS: que bom que gostaste...
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  6. GRAÇA:todas as pedras têm impressos sinais de VIDA! REpara nos grandes monumentos: eles "falam "do sofrimento, do sangue ,do suor e das lágrimas, de quem os construiu...
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  7. FRANCISCO:retiveste a mensagem!RETIVESTE QUE AS PEDRAS QUE SOMOS PODEM SER LASCADAS, ATÉ à PERFEIÇÂO, que, apesar de tudo, nunca atingiremos... BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Maria
    Tudo bem na terra de encanto? Beijos para si

    ResponderEliminar
  9. Francisco:a terra de encanto acabou as férias no dia 31. Agora, coitada, como é Psicóloga e pertence ao Conselho Directivo DA APPACDM, de Coimbra, vem para casa tão cheia de trabalho que, se calhar, só ao fim de semana poderá ir ao blog.Ela bem tenta, mas tráz tantas fichas de crianças com deficiências, para avaliar, que não consegue estar até mais tarde levantada e vai para a cama por volta das 11'30.
    Beijo por ela e por mim e obrigada pela tua preocupação.
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  10. PARA A GISELLE COSTA, minha nova seguidora!
    ESPERO,GISELLE, SER DIGNA DA SUA AMIZADE! OBRIGADA POR ME SEGUIR...E VOLTE!
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. Obrigado Maria. O importante é que esteja tudo bem...Beijos para as duas

    ResponderEliminar
  12. É permanente esse teu paralelismo entre a natureza e o ser humano; esta simbiose inspira-nos a pensar que somos parte de um cenário que nos obriga a mudar de acordo com as estações da vida...pedra que é objecto de erosão,mas que também é talhada para atingir formas belas. Pedra agreste, como agreste é o espírito humano em momentos sombrios da vida. Pedra talhada quando estamos um pouco mais "perto do céu".

    Belíssimo
    Beijo
    Susana

    ResponderEliminar