sexta-feira, 11 de setembro de 2009

APONTAMENTOS...

-Faz hoje oito anos que se deu “O 11 de Setembro”.
Recordo, com o mais profundo pesar, o sofrimento de todos: os que ficaram sepultados no “Ground Zero”, os que morreram com plena consciência da morte, no embate dos aviões contra as “Torres Gémeas”, os familiares que assistiram, pelos órgãos de Comunicação Social, à tragédia e todos os demais implicados neste descalabro civilizacional, vítimas de uma VERDADE, que me sinto impotente para discutir.
“Sinto” simplesmente, que, do muito que se conhece desta loucura, muito se há-de ainda saber, quando a História se encarregar de o desvendar.
-JORGE DE SENA que, como há dias referi num post, iria “regressar” ao solo pátrio, depois de ter sido sepultado, nos Estados Unidos, há trinta anos, é hoje, efectivamente, sepultado na nossa terra, num cemitério comum. Se deveria ir “repousar” no “PANTEÂO NACIONAL”, isso é outro discurso, que me recuso a fazer. Não esqueçamos aquele poema em que ele, desiludido, chamou “madrasta” e “não amada” a esta Pátria que nunca soube reconhecer o mérito dos seus ilustres filhos. A verdade é que o seu espólio literário e não só, foi oferecido à BIBLIOTECA NACIONAL e não, a uma qualquer biblioteca americana…
- Pergunta, hoje, VASCO PULIDO VALENTE, na sua crónica no “PÚBLICO”, na contra-capa: “EXISTEM CLASSES?”
Deixe que lhe responda, como sei, sem querer ferir susceptibilidades. Existem, sim! dr PULIDO VALENTE…Existe a classe dos hipermilionários de um país paupérrimo, de hiperpobres; existem os que pagam imposto, com a corda ao pescoço, para as novas “frotas”de carros topo de gama dos gestores da , mais que falida, TAP, e da portuguesíssima ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA , mas que não podem ver os seus salários aumentados, por causa da crise…Existe, ainda, para não falar de outras, a classe dos malfeitores, dos ladrões e assassinos, dos torturadores de mulheres, idosos e crianças que, depois de ouvidos pelos tribunais , vão em paz fazer mais estragos, e existe a classe dos injustiçados que não se podem mexer, porque não têm acesso aos “finíssimos” advogados que o sistema fez prosperar e multiplicarem-se…
Ah! E não se esqueça da classe dos “Homens de BEM”, de dignidade e coerência que se opõe, frontalmente, à dos “Homens de MAL” que, pretendendo dar essa imagem, se comportam de modo oposto, ferindo a dignidade de quem, utopicamente, ainda crê…
Não lhe lembro outras classes, porque o senhor estava no seu papel ,a falar de Jerónimo de Sousa e eu, neste período eleitoral, abstenho-me de outro tipo de comentários.

14 comentários:

  1. Muito boa tarde, Maria.
    Eu que nesse dia estava a 10 minutos das torres, que vi o segundo avião passar-me por cima da cabeça e embater na segunda, o que mais recordo neste dia é a decisão daqueles que para evitarem as chamas, preferiram jogar-se para a morte, em frente aos olhos de quem teve a coragem de olhar.
    Nunca hei-de parar de questionar qual teria sido o ultimo pensamento daqueles inocentes e se os cérebros daquela operação maquiavélica, não terão tido um aperto no peito por um minuto que fosse, ao assistirem a tão horrenda cena.
    Beijos para si.

    ResponderEliminar
  2. É o tal problema da fé em causas que eu não consigo compreender e pelo qual não sei de que lado devo estar, preferindo o DIÁLOGO. Será uma atitude de cobardia?
    CHAMEM-LHE O QUE QUISEREM, MAS CONTINUO A PENSAR ASSIM, ENQUANTO HOUVER GENTE SEM UMA PÁTRIA, CONDENO ,EM ABSOLUTO,A FÉ CEGA,QUE NÃO PERMITE O RACIOCÍNIO,
    BEIJOS de lusibero

    ResponderEliminar
  3. Por aqui, está-se sempre a par de tudo: do 11 de Setembro que será sempre PRESENTE por tudo o que este trágico acontecimento trouxe consigo,pelo Homem mal amado a quem lhe comeram a carne e, agora, enterram-lhe os ossos, pela disparidade social deste país com bolsa de pobre ( para muitos...) e gostos de rico ( para alguns, com tendência a aumentar na mesma ala).Acho graça aos debates políticos... O limão com que hoje temperei os bifes, deitava mais sumo do que eles...
    Peçamos ao menos saúde e viva o velho, como dizia o meo Pai. Umbj e bom fds Graça

    ResponderEliminar
  4. GRAÇ:PROCURO ESTAR ATENTA e certas coisas mexem com a minha personalidade.BOM FIM DE SEMANA PARA TI, TAMBÉM.
    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. Em tudo o que dizes, estou contigo. Concordo com cada palavra. Sem hesitação.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. É com emoção e alegria que entro nesta casa para lhe dar um abraço. Não falemos mais do passado.

    ResponderEliminar
  7. OBRIGADA,TERRA DE ENCANTOO NEM SEMPRE SE PODE ESTAR DE ACORDO,MAS AQUI È tudo tão evidente...
    beijinhos de lusibero

    ResponderEliminar
  8. Minha sempre amiga, por todas as aberrações e acontecimentos vinculados a uma casta soberba que acha ter o direito de comandar o MUNDO e, acima de tudo, PESSOAS ( muitas, possuidoras desta FÈ sem raciocìnio)... a FÉ tem falhado-me muito. Tem dias que nem chega existir em mim.
    Apesar de não saber qual lado deva estar, às vezes, tenho certeza que estará do lado racional, o qual muitas vezes é desprovido de FÉ... e eu sei o que é isto...

    ResponderEliminar
  9. BOM DIA :)

    AMIGA MARIA, DETECTEI A SUA AUSÊNCIA E DECIDI VIR AO SEU ENCONTRO, TUDO ISTO PARA LHE DIZER QUE GOSTO DAS NOVAS MÚSICAS QUE ACRESCENTOU AO SEU BLOG E DESEJAR-LHE UM BOM FIM DE SEMANA.É SEMPRE AGRADÁVEL PASSEAR POR ESTE CANTINHO, NÃO SÓ PELOS TEMAS, MAS TAMBÉM PELAS MÚSICAS TRANQUILAS QUE AQUI ENCONTRAMOS.

    BEIJINHO

    NORBERTO

    ResponderEliminar
  10. NORBERTO: olha que tenho ido imensas vezes ao teu site... Em Agosto, então, nem se fala! MAS tive a sensação de que não estavas por cá... Agora, sim, que estou mais ausente ,porque tenho cá as minhas irmãs que vivem em joanesburgo e isso rouba-me imenso tempo... Não te esqueço, não receies!
    BEIJITO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. EU SEI MINHA AMIGA, EU SEI !!!
    TAMBÉM A MINHA AUSÊNCIA DURANTE O MÊS DE AGOSTO SE DEVE AO FACTO DER TER CÁ A MINHA "MANITA" DE FÉRIAS, QUE TAL COMO AS SUAS TAMBÉM É EMIGRANTE EM FRANÇA (TOULOUSE). TENTEI ACOMPANHÁ-LA E DAR-LHE O APOIO POSSÍVEL, ESTANDO ELA A PASSAR POR UM CASAMENTO DE 28 ANOS, ONDE REINA A AGRESSÃO PSICOLÓGICA, A CHANTAGEM E PENSO QUE ATÉ A AGRESSÃO FÍSICA..QUE ME PERDOEM OS MEUS SEGUIDORES PELA MINHA AUSÊNCIA, MAS NÃO PODIA DEIXAR DE ESTAR AO SEU LADO NESTE MOMENTO TÃO COMPLICADO DA SUA VIDA... COMO VÊ, MINHA AMIGA A MALDADE NÃO PÁRA DE INVADIR O CORAÇÃO DO HOMEM, POR MAIS QUE LUTEMOS PELA PAZ E HARMONIA..NUNCA É DEMAIS O TEMPO QUE PASSAMOS COM AS PESSOAS QUE AMAMOS.
    BEIJINHO AMIGO

    NORBERTO

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem ,NORBERTO, que foi por uma justa causa... EU, quando comecei a sofrer tudo isso, divorciei-me , em 1983/4
    BEIJITO de lusibero

    ResponderEliminar