domingo, 13 de setembro de 2009

"LIBANO"--- FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZA



(FOTOS DO GOOGLE)


“LÍBANO”-----FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZA


O cineasta israelita SAMUEL MAOZ, antigo soldado israelita, actor activo na guerra com o LÍBANO, durante a invasão israelita deste país, em 1982, fez um filme sobre esta temática, cujo nome é, precisamente, “LÍBANO”.
Apresentou-o, depois, à apreciação do júri do FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZA, que decidiu atribuir-lhe o LEÃO DE OURO DESTE ANO.O filme, convictamente auto biográfico, descreve os horrores da guerra, sob o ponto de vista do soldado SAMUEL MAOZ, enquanto, de dentro de um tanque militar, recebia ordens para disparar.
Há momentos na vida de cada um de nós, em que se não houver catarses, não conseguimos viver. É um imperativo de consciência! Somos seres espirituais e cada um, à sua maneira, as faz. Se as não fizermos, não poderemos aceitar a VIDA!
Li também que chegou, hoje, a LISBOA, vinda do Irão de AHMADINEJAD, a PRÉMIO NOBEL DA PAZ, DE 2003, SHIRIN EBADI. Juíza iraniana, mulher sem medo, chegou até nós, vestida à ocidental, maquilhada e animada, sem vestígios do “hijab” (véu) ou do “chador” que os homens do Islamismo impõem à “outra metade do Universo, para disfarçarem as curvas do corpo. Estranho! Corpo que Alá concedeu a todos os seres, ditos racionais. Ora, em 2000, esta mulher descobriu que estava condenada à morte, decreto esse que se tornou uma atroz realidade, em 2003. Diz SHARIN:”O medo é como a fome”; assim sendo, e porque não se pode viver sem comer, ela não pode viver sem continuar a lutar contra as injustiças do regime dos AYHATOLLAS, reconhecendo que a sua vida continua em perigo.
É triste este mundo onde, a coberto da ideia de “DEUS”, alguns decidem, prepotentemente, da hora da vida e/ou da morte, de um qualquer outro SER…
QUE DE DÚVIDAS, SENHOR, sejas tu quem fores…

9 comentários:

  1. Maria, é minha convicção que a religião provocou mais guerras e misérias do que aquelas que impediu. Mas já deve saber disso há muito tempo e não mais me alongarei.

    Um abraço!!

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Cirrus, sabemos tanto disso que só dói estar a lembrar...
    ABRAÇo de lusibero

    ResponderEliminar
  3. O grande problema, seja em que área for, é sempre o fanatismo. Ler isto é desconcertante, mas vivemos num mundo tão cão, que já se tornou banal filmar a dor alheia como um espectaculo da Broadway, embora este tipo de filmes nos remetam pedagogicamente para o que é, afinal, o sentido do espírito humano.

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Maria :)


    Dificilmente assistiremos algum dia ao respeito pelos direitos humanos nos Países Árabes, tal como diz o Daniel, o fanatismo impor-se-á acima de qualquer outra regra.
    Óptima semana.....bj

    Norberto

    ResponderEliminar
  5. Daniel: tenho que repetir a tua ideia ,sobre o fanatismo, porque, na realidade, é aí que estará sempre o cerne das questões...
    Beijito de lusibero

    ResponderEliminar
  6. Norberto, uma feliz semana, para ti, também!
    Serve para ti, como uma luva, o que acabo de dizer ao Daniel, porque, racionalmente, sem lirismos falsos, sabemos que a raíz de todo o mal está no fanatismo, aliado à intolerância. É por esse motivo que advogo o DIÁLOGO.
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde minha amiga.
    Estamos sem duvida cada vez mais invadidos pelo sensacionalismo e fanatismo. O que simples, util e verdadeiro não vende.

    Ps: O seu pedido está já satisfeito :-)
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, FRANCISCO! ÉS um amor...
    BEIJOS LUSIBERO

    ResponderEliminar