segunda-feira, 31 de agosto de 2009


FOTOS DO GOOGLE
INCÊNDIOS…NOVA FORMA DE TERRORISMO?
É uma tristeza o que se vê, pelo mundo fora, neste capítulo! Parece que alguém libertou as chamas do Inferno, para “lamberem” vidas, bens, património! Dói ver o que se tem passado, nos últimos anos, em países de todo o mundo. Dá a impressão que tudo é preparado para que não reste uma árvore, não restem bens ou casas. Parece que a Inveja anda à solta, transformada numa tremenda labareda! E, tristemente, aos poucos, vão desaparecendo páginas da História na Grécia, na Itália, na Espanha, em Portugal… Em LOS ANGELES, morrem bombeiros e ardem, como por cá, os haveres de gente, uns com mais dificuldade que outros, mas que, em princípio tudo fizeram pelos seus lares.
E eu começo a questionar-me: não será hora de se encarar este drama dos incêndios, não como obra de um momento de loucura/prazer de um louco pirómano, mas sim como um acto de terrorismo?
As terríveis imagens dos fogos a devorarem tudo, à sua passagem, fizeram-me pensar que TERRORISMO pode não ser, unicamente (e já não é pouco!) atirar bombas para dentro de casas e outros edifícios, para causar todos os danos possíveis e imaginários… pode não ser só atar uma bomba à cintura, em nome de uma qualquer causa… Pode ser um acto como este, de atear fogos a pretexto de um prazer sádico de ver as gentes tresloucadas a perderem os seus bens… A loucura momentânea, só por si, não pode pretender explicar tudo isto, sob o ponto de vista médico… É pura maldade, ao constatar que os fogos aparecem, em várias frentes, ao mesmo tempo, a horas desusadas…
As florestas que são os pulmões do nosso mundo, não aguentam mais, o clima aquece cada vez mais e o Homem caminha. Cada vez mais, inexoravelmente, para o seu fim.

15 comentários:

  1. Olhe Maria eu a este tema não posso responder sem parecer bruto e revolucionário, mas ee exactamente o que penso sobre isso e vou dizê-lo aqui. A amiga modera os comentários, por isso posta se quiser. Tem livre arbítrio para o fazer.
    Estes incêndios que todos os anos destroem o nosso país e o resto do planeta não podem ser obra do acaso, nem casos isolados de um louco qualquer. Há algo por trás disto tudo que a maioria de nós não percebe.
    Mas alguém chega às matas e acende o fosforo, independentemente de quem mande.
    A esses, uma vez que as autoridades não fazem nada, a população deveria juntar-se e amarra-los lá, a um tronco e só começar a combater o incêndio, depois que o fogo os tivesse consumido a eles. De certeza que serviria de exemplo para quem pensar fazê-lo no futuro.
    Não se compreende que se destruam vidas inteiras de trabalho, património, e acima de tudo, o pulmão do mundo que vai ardendo e que não dão tempo de repor. Beijos

    ResponderEliminar
  2. NÃO DIGO TANTO,FRANCISCO, PORQUE ACHO QUE HÁ JUSTIÇA, APESAR DE TUDO... MAS QUE AS COISAS DEVERIAM SER MAIS INVESTIGADAS, LÁ ISSO ACHO QUE DEVIAM...
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  3. Não acho nada que a justiça seja justa para quem comete estas e outras atrocidades, Maria. Principalmente no nosso país...
    Beijos para si

    ResponderEliminar
  4. Amiga, cá estou a palpitar sempre, porque acompanho um pouco de tudo do mundo, também, pelos teus olhares.
    Não seria tão radical quanto o caro Francisco, mas concordo com ele em número, gênero e grau quando diz que há algo por tras disso tudo e que a gente não percebe, afinal o mundo é construido sobre uma plataforma inteira de concepções ideológicas longe de serem desveladas...
    Enquanto isso os olhos fechados ardem na destruição profunda da Humanidade.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Penso que o "terrorismo" também chegou a esta área e tal como Nero, na sua inconsciência ou demência, o homem há-de pôr o planeta a arder só para seu deleite, se não houver alguém que o trave. Um bom começo de Setembro! Beijo Graça

    ResponderEliminar
  6. Cara Maria

    O site «Blog Day.org» desde 2005 incentiva a que se faça no dia 31 de Agosto de cada ano, um post indicando 5 blogues que nada tenham que ver com a nossa área de actuação habitual.

    Diga-se que o «Cova do Urso» faz isso com frequência. É com muito prazer que informo que este ano escolhi o seu blogue para entrar na minha lista.

    Pode conferir aqui:

    http://cova-do-urso.blogspot.com/2009/08/blogday-2009.html

    Abraço

    António

    ResponderEliminar
  7. António Rosa: não tenho palavras para lhe agradecer tantos actos de amizade e cortesia. Creia-me. Sinto Não ter capacidades para lhe retribuir, senão com amizade sincera e leal companheirismo.
    Um beijo de lusibero

    ResponderEliminar
  8. GRAÇA PEREIRA: o meu "obrigada" por ter passado por cá. Tem razão: o homem ,preocupado em destruir, não vê que se destrói.
    BEIJO AMIGO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. Malu: é claro-só não vê quem não quer, que tudo está nas mãos dos loucos e dos incapazes de aplicar as leis...
    Beijo amigo de lusibero

    ResponderEliminar
  10. Francisco: é claro que tens razão! Todos nós sabemos "que não temos justiça que se faça ver"!O ministro, não se vê... os ladrões e assassinos, os violadores de seres indefesos e todo o tipo de malfeitores, andam ,por aí, impunes. Viste que, depois de terem sido ouvidos aqueles energúmenos que provocaram desacatos na A1, foram mandados embora, sem problema nenhum, pelo ju´z?
    É claro que eu só podia estar a fazer IRONIA com a justiça de Portugal!
    Beijo de lusibero

    ResponderEliminar
  11. Lusibero
    Vim conhecer seu blog por indicação do Antonio e achei-o muito interessante, com questões atuais e importantes. Bem escrito e agradavel, apesar dos assuntos serem dificeis. Parabéns, virei ve-la mais vezes.
    abraços

    ResponderEliminar
  12. angela: obrigada, pela sua visita e pela sinceridade. O ANTÓNIO (É o ANTónio Rosa?) é um amigo, muito querido!
    Agora ,diga-me: os temas são difíceis, mas como? E porquê? Ajude-me. para melhorar o meu contacto com todos vós!
    Abraços de lusibero

    ResponderEliminar
  13. O homem não pensa, e,com a falta de consciência ambiental, destroi a sua própria morada, o ar de que precisa para respirar, a água fonte para beber,... É uma lástima o que assistimos por todo o lado. Semana passada,perto de onde moro, incendiaram (digo "incendiaram", pois não acredito que o fogo tenha acontecido sozinho) a "Pedra",na bela orla do Recreio, destruindo o ecossistema ali existente. É triste olhar e ver aquele rochedo, antes coberto de verde, todo queimado.

    ResponderEliminar
  14. Mª LÚCIA: o mesmo acontece por cá, minha querida, como na Austrália, em França, em LOS ANGELES... enfim, pelo mundo fora! Não me digam que isto não é outra forma de terrorismo...
    BEIJO DE MªELISA

    ResponderEliminar
  15. O que mais me custa são as perdas do meios de subsitência das pessoas. Ainda agora no Sabúgal, centenas de hectares de pastagens reduzidos a cinzas. Tem que haver maior vigilância. Às vezes,entro em Reservas/Parques Naturais, ando vários km e não vejo um único vigilante florestal. Claro que os meios de castigo aos pirómanos têm que ser agravados.

    ResponderEliminar