segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"Uma palavra posta fora do lugar estraga o mais belo pensamento."(VOLTAIRE)


O meu ADN- quem sabe?-desafia-me, hoje, a fazer a minha memória do tempo que já passou. As palavras amáveis do amigo CIRRUS, no seu blog, deram-me a coragem de vos mostrar mais um pouco do meu Pensamento, turbulento e atarefado, sempre que pego numa caneta, seja "esta", seja outra.Sinto, nas veias, com a pujança da Vontade, a necessidade de corresponder ,já!- a esse desafio!
Olho em volta o mundo que me circunda, em que me insiro e tento, através de meios muito pessoais, "VER-ME", no que sou e no que fui.Este meu Presente confunde-se com o Passado que ajudou a moldar-me, com olhos postos num Futuro que não sei até onde irá.
Tenho a consciência de ter passado por dois séculos distintos:um, acabou, há dez anos...O outro, aquele que todos estamos a viver, está a revelar-se mais duro do que eu esperava! A barreira entre os dois, passou-se com superstições ,com medos de cataclismos e pragas "do fim do mundo"...
Ao adormecer, naquela noite de 31 de Dezembro de 1999, senti que o Universo, pela mão dos deuses, poderia fazer-me acordar, a 1 de Janeiro de 2000, com outra vida, outros medos, mas também com outras perspectivas de aceitação... ou não!
Não sou uma mulher corajosa, mas também nunca me acomodei a todo o tipo de dependências, para singrar ou ,simplesmente, viver.Sempre soube fugir da mediocridade banal, de quem se acomoda, na esperança de que "um possível salvador" aparecesse das "brumas da memória".
Aqui, a este ponto, recordo uns versos de PESSOA, que dizem:"Triste de quem vive en casa./Contente com o seu lar,/ (...)Triste de quem é feliz!/Vive porque avida dura..."
O meu projecto de UNIVERSO está ,ainda,(e sei que nunca deixará de estar!) mergulhado, em profundas interrogações. Descobri, entretanto, que tenho em mim todas as potencialidades despertas, para contribuir, humildemente, para um mundo melhor: um mundo onde haja princípios tão universais como LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE. Tudo isto ,porque tenho a coragem de me olhar por dentro, com a profundidade de MIGUEL TORGA , que cito ,de memória, num exercício de auto- análise:
"Desço aos infernos a descer em mim(...) e entro finalmente,/ No reino tenebroso das minhas trevas.../ (...).É do poema "DESCIDA AOS INFERNOS", sei-o de cor, possivelmente com alguma imprecisão aqui e ali ,mas sempre com esta atitude de identificação com os "negrumes"do poeta.
AO "olhar-me, sem dó nem piedade, o meu interior fala de dramas e obstinação, numa procura de um relativo aperfeiçoamento que permita espalhar a minha Mensagem de PAZ e AMOR, contrapondo o Bem ao Mal, na contribuição , mais uma vez despretenciosa, para um mundo mais justo, mais "limpo", fraterno e sociável, mais livre e mais igual...Sou uma utópica, bem o sei! Mas estou feliz a desabafar com os meus amigos desta maneira, sem ver as vossas caras , tentando "ver" os vossos corações...Tenho uma "impressão digital" que quero deixar ao mundo, na voz da minha poesia que brota, como água presa numa cisterna , à qual, de repente se abriu a tampa...
Há tempos, por intermédio da minha filha, li um livro do Psicólogo, ensaísta e estudioso dos dramas humanos, que é HOWARD GARDNER e retive uma frase que anotei, no meu caderninho:"A CAPACIDADE DE RELAÇÃO INTRA E INTER PESSOAL, COMO MODO DA PESSOA SE CONHECER A SI PRÓPRIA e relacionar-se com os outros de forma empática, está em nós."
Sinto-me,por conseguinte, aberta ao mundo, sem duas caras, sem mentiras, assim, sendo só EU...
O homem e o andar da civilizaçâo exigem a minha coerência
e , por esse motivo não pactuo com obscuros jogos de poder, de violência e intolerância, de xenofobia e sectarismos, que põem em causa a própria essência do SER-HOMEM!
MEU DEUS, como amo os poetas! AMO-OS NAS MENSAGENS DE AMOR E PAZ! AMO CAMÔES,PESSOA; GARRETT, PASCOAES E RÉGIO, D. DINIS, MEENDINHO, PÊRO MEOGO, JUNQUEIRO; GOMES LEAL, NOBRE,SOPHIA, EUGÉNIO e todo o mundo deles e doutros, que contribuem para MIM...
Como gosto tão pouco das "pessoas grandes"... que cansam, que mentem e "poluem os ares que respiramos", que inventam armas (DE TODOS OS TIPOS!)... COMO ODEIO A HIPOCRISIA E O FARISAÍSMO DAS MENTALIDADES ARCAICAS, MEDIEVAIS, que, por estranho que pareça, andam por aí, incólumes, no séc XXI...

8 comentários:

  1. Maria, minhas decepções nos últimos dois anos acentuaram-se mais em relação aos tempos anteriores. Tu bens sabe de alguns dos meus particulares...
    Há dias em que tudo o que toco faz-me sangrar as mãos e choros convulsivos me vêm do peito... um gosto amargo também brota da boca que pertence à alma.
    Uma inquietação toma conta dos meus sonos noite após noite.
    Faço-me acreditar em forças maiores que nem sei se existem... faço poemas para encobrir meu desassossego.
    Vejo-me perdida em meio a humanidade desgovernada e os POETAS me cobrem de AMOR, (também os amo)fazendo com que não me torne um animal insano.
    Quero acreditar que há um BEM maior, mas há dias que mesmo em luta não consigo...
    Forte abraço, querida

    ResponderEliminar
  2. Malu:estás a passar por um momento de depressão. Esses sintomas, conheço-os bem...
    Por isso, quando vi que a coisa era mais grave do que parecia, fui a um psiqiatra e comyei-lhe o que sentia. É claro que o que ele me disse eu já estava farta de saber... Aqui, em Portugal, ainda há muito a ideia de que, só quem está tolo é que vai a tal médico! Sei que no brasilnão é assim, felizmente para vocês. Aconselho-te a procurares ajuda, porque a amargura que dimana das tuas palavras, não é de aceitar. Prometes? Confio em ti! Se precisares de falar mais , já sabes onde me encontras, mais em privado. Só te respondi aqui, porque foi aqui que desabafaste... Diz alguma coisa.
    Beijinho de lusibero

    ResponderEliminar
  3. E tudo o que posso dizer, tudo o que talvez nalgum momento da vida possamos dizer, talvez seja: Eis-me aqui, Senhor...

    ResponderEliminar
  4. Andam muitas mentes assim, arcaicas, mesquinhas, irrisórias, por aí, Maria. Mas por vezes são olhados com admiração, como exemplos para o mundo. Se eu fosse religioso, não teria pejo em chamar-lhes o Anticristo. Mas muitas delas são bem mais religiosas que eu!

    ResponderEliminar
  5. Quem me conhece sabe que gosto do tom confessional, aberto e sincero, de certos posts, em que o coração sai do peito para se manifestar. Leia quem ler, goste quem gostar, não goste quem se sentir alheio....não interessa. Importa apenas o fluir das palavras. E a dádiva das mesmas. Vivem-se dias estranhos, difíceis, complexdos, em que a dor, o medo, a hesitação prendem os movimentos, encerram as alegrias e fazem estremecer o coração ao mínimo sobressalto. ler é um refúgio. Tantos outros sentem, ou sentiram, o fluir da alma. Posta perante o mundo, desvenda-se a cada letrinha impressa. E depois...a resiliência, maravilhosa capacidade humana de sobreviver e ser feliz, lutando contra as adversidades e mostrando ao mundo: estou aqui, é aqui que pertenço, é aqui que eu SOU!

    ResponderEliminar
  6. CIRRUS: fujo de quem me provoca o levantamento dos pelos ,nos braços, quando consigo reconhecer o "inimigo"... Outras vezes, como creio na possibilidade da regeneração do carácter, talvez seja tão ingénua que penso que esta minha convicção é verdade! Quantos tombos já levei, Cirrus...
    BEIJO AMIGO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  7. Terra de Encanto:EU SEI, FILHA! SEI QUE ES`´AS TÂO COMIGO COMO EU ESTOU CONTIGO! SEI QUE VIVES OS MEUS DRAMAS TALVEZ DEMAIS E,TALVEZ POR EGOISMO MEU, NÂO me aperceba da tua vulnerabilidade: PERDOA e ama-me, ralhando-me, quando for preciso, para eu "acordar" quando a vida me "adormece"
    ADORO-te--------MAMã

    ResponderEliminar