quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Poema do ciclo "MODERNISMO"

SAUDADE
é dor que se sente,
no estar longe da vida,
no estar longe da gente,
no sentir-se fora…só, ausente!
Se o coração aviva a dor
do olhar que se perdeu,
da mão que não se toca,
do cabelo que não esvoaça,
da lágrima que vai caindo…
é de SAUDADE que se está sofrendo…
……………………………………….
Eras longínquas…
Os tempos foram passando,
mantendo no PRESENTE
saudades de outras ínsuas!

Pomares sombrios,
ocultos pelos tempos,
são as saudades meus ais vencidos,
ao som de fragmentos de frutos ancestrais.
Procuro na ausência
a presença de mim
na palavra sofrida, que não tem fim.

Lembranças eternas de tempos vividos,
é na SAUDADE que as vemos, vencidos…
……………………………………………
Recordar
é sofrer na SAUDADE:
é temer olhar a já vasta idade,
é queixar-se dos murmúrios
de ventos distantes,
é revoltar-se por lembrar o “antes”…

Recordar
é viver neste PRESENTE,
o PASSADO…indiferente...



C6F -151/20-SET/09

19 comentários:

  1. Leio estes versos e as lágrimas, sem pudor, teimam em cair...

    Escrevi em tempos um poema sobre saudade, mas não me atrevo a lê-lo agora.

    ResponderEliminar
  2. André Agui.
    Poético ao extremo.
    Muito bom!

    ResponderEliminar
  3. DANIEL SAntos:miuto grata!
    abaço de lusibero

    ResponderEliminar
  4. André agui: volte sempre! Obrigada!
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. BRUCE: por quê, amigo?
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  6. Saudade, como doi a saudade!
    Você conseguiu traduzir nestes versos um pouco do que é a saudade.
    Parabéns pelo dom que tem da palavra.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Esta palavra (saudade) tem muito que se lhe diga. Cada um sente-a à sua maneira e nem sempre tem uma explicação prática. A sua estranheza começa por não ter tradução directa para outras línguas, mas isso não faz dela um sentimento exclusivamente português. Nós chamamos-lhe assim, outros, outra coisa qualquer, mas o seu impacto no ser humano é universal. Magoa-nos por vezes, mas também nos preenche. Faz-nos sentir vivos.
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria !!!

    Então amiga, triste ? Nostálgica ?
    Conheço bem a palavra "saudade", ah, como a conheço !!!
    Gostei do poema !!!

    Bom fim de semana... beijinho

    Norberto

    ResponderEliminar
  9. FRANCISCO:é como dizes, intradutível, mas só a palavra, que é nossa, genu´na, portuguesa!O sentimento, esse sim, é universal! Sabes que, de um estudo mundial, feito no ano passado, essa é uma das palavras mais difíceis de definir...?
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  10. Olá, minha LINDA AMIGA!!!
    Saudades... Saudades... Saudades de ti porque quase uma semana é muito.
    Vá para o teu pomar que nele há de ter sempre uma fruta madura a esperar por ti todas as vezes que a saudade invadir-te.
    Lembre-se que tudo aquilo que tocamos nos faz sentir saudades porque fica guardado para sempre em nós em forma de tristezas, de alegrias, enfim, de sentimento.
    Beijocas
    Estou a pensar uma coisa, mas isto te falarei por mail, assim que possível

    ResponderEliminar
  11. NORBERTO.SIM, MEU AMIGO, NOSTÁLGICA...RECEBI UM TELEFONEMA DE UM AMIGO QUE ESTÁ NOS ESTADOS UNIDOS , EM NEW BEDFORD, QUE FOI MEU NAMORADITO. E, CONFESSO! CHOREI...
    BEIJOS DA LUSIBERO

    ResponderEliminar
  12. MNHA QUERIDA MALU:ESTOU FELIZ POR OUVIR VOCÊ, parecendo recuperada, o que me faz estar bem. LÊ a resposta que dei ao NORBERTO, umaJOia de pessoa, que parece ter-me tocado numa velha ferida...
    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  13. Minha amiga é sempre bom desfiar recordações..há feridas que dificilmente cicatrizam, mas vamos aprendendo a viver com elas, umas vezes com mais dor, outras vezes com menos dor, mas elas continuam lá, muitas vezes para nos alertar para outros "perigos" e evitar que outras feridas abram e nos provoquem ainda mais dor.... não sei se me fiz entender...Espero que sim !
    Assim como também espero que essas lágrimas tenham sido de alegria.Se precisar estou aqui :)
    Aquele beijito amigo.... Norberto

    ResponderEliminar
  14. NORBERTO, obrigada...é precisamente o conselho que me dás que me leva a chorar, porque 40 anos é muito tempode saudade... Já passei pot tanta coisa , amigo, que tenho medo! Por que é que o destino faz estas coisas? Para nos fazer sofrer? "POBRES BICHOS DA TERRA VIS E PEQUENOS...!
    OBRIGAGA DO CORAÇÂo
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  15. Maria, em hora e meia ponho-me lá. Quantos são, quantos são?!
    Este Norberto tambem saiu-nos um bom chora-na-eira, pá! Ainda me faz ir ao Pombal eh eh

    Meninos e meninas, os poucos que poderiam merecer as nossas lágrimas, jamais nos farão chorar

    ResponderEliminar
  16. FRANCISCO AMIGO: MAS PÔES-TE LÁ...onde?
    "QUANTOS SÃO...O QUÊ? Perdi-me, juro, FRANCISCO!
    BEIJITOS, MEU AMIGO, de lusibero.

    ResponderEliminar
  17. Estava a tentar animá-la, aproveitando o ter dito ao Norberto que o seu amigo está aqui em New Bedford :-)
    Olhe, tem recebido o que lhe estou a enviar? Tenho estado a receber comentários para si, no meu blog...temos de ver isso.

    ResponderEliminar
  18. "Pomares sombrios,
    ocultos pelos tempos,
    (...)
    Procuro na ausência
    a presença de mim
    na palavra sofrida, que não tem fim."

    A saudade mata, Lusibero querida.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. DANIEL (LOBINHO): É VERDADE, DANIEL... CONSOME E CORRói como um ácido feroz...
    OBRIGADA POR ESTARES AÍ, DANIEL.
    BEIJO MUITO TERNO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar