terça-feira, 15 de setembro de 2009

REFLEXÕES…
“ÍCARO… CAMPANHA ELEITORAL… E MAIS QUALQUER COISA!”
Fértil em Português vernáculo, esta campanha eleitoral… Só falta o Calão, o dizer-se certas coisas com palavras que cheiram mal… MAS cheira mesmo muito mal, aos olhos, ouvidos e olfacto dos portugueses, pasmados com a coragem a que certos tipos têm chegado, na sua ânsia de ganhar o meu digno voto e o de todos vós, que pagais os vossos impostos, “com língua de palmo”! Queria abster-me, durante este período eleitoral, de fazer reflexões de índole política, porque entendo que os candidatos, quaisquer que eles sejam, têm a obrigação de nos elucidarem sobre o que tencionam fazer deste país, de diferente e aceitável, em termos das nossas expectativas. Como vejo que não é assim e que parece não haver regras para “um jogo justo”… vou usar do poder da palavra, também, para dissertar sobre os últimos “choques” que tenho sofrido, com certas intervenções, absolutamente reprováveis, neste período da vida deste país.
Há gente que não gosta de intervir, neste mundo global, nestes assuntos, seja por medo das consequências, seja por timidez, seja porque diz que não entende nada de política. Eu percebo o mínimo indispensável para me preocupar com os impostos que pago, com o que os políticos e seus apaniguados fazem desse dinheiro e … leio jornais, vejo TV, leio revistas nacionais e internacionais e, depois, tenho a obrigação de raciocinar… Que me perdoe quem me ler, porque NÃO PRETENDO ATINGIR NINGUÉM! Quanto a mim própria, com 60 anos, já perdi o medo e, apesar de viver e ser cidadã do país mais corrupto da Europa, do país onde sócrates prometeu 150.000 empregos e nos apresenta, bem contra vontade! neste momento, mais de 600.000 mil desempregados , pouco me importa o que possam fazer com este espaço…
Soube, logo de manhã, pela TSF, que o poeta alegre, vai intervir na campanha eleitoral, de vez em quando, (que o homem tem muito que fazer…), para poder fazer com que o tal milhão de votos que lhe deram, há tempo, pensando que ele era “outro tipo de coisa”, possa reverter a favor do seu grande amigo, secretário-geral do PS que, no fim de contas, sempre lhe tem dado os ordenadinhos, ao fim do mês…
Triste réplica de ÍCARO, a personagem mitológica das asas de cera, alegre, que aspira a outros voos, vejamos se consegue manter as asas de cera, ao sol desta espécie de política, escaldante, por imensos motivos…A respeito deste senhor alegre de nome, que eu sempre considerei “um FLOP”, cheguei a fazer esta questão: “Que estranho poder tens tu, homem de Águeda, que podes dizer o que queres, sem que te maculem?” (mais ou menos estas palavras).
E hoje, reconheço que, além do poder do milhão de votos, ele tem, como ÍCARO, ambições… quem sabe? talvez chegar à PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA…
Conhecem os amigos aquele VILANCETE de CAMÕES sobre o “PERDIGÃO QUE PERDEU A PENA?”POIS é… a moralidade do poema é que quem muito alto quer subir, muito baixo pode cair…
Outra coisa que me tem chocado são os ataques pessoais soezes de candidatos contra candidatos, fazendo, precisamente o contrário, do que o SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA tem pedido. Os empenhados na política de ocasião, perderam a vergonha por completo e que eu saiba ,nunca o povo-povo gostou de ouvir falar assim . Um acusa o outro de “salazarista”. João SOARES (ora vejam quem dá a cara, outra vez!) trata a DRª FERREIRA LEITE POR “VELHA SENHORA”( salazarista, é claro!), Louçã acusa PORTAS e também o PSD de” mistificação”, como se só fosse verdade o que ele diz…Jerónimo acusa o PS de partido de “direita”… mas aqui, já sabemos o que “a casa gasta”, pois o discurso é sempre o mesmo! E é pena, porque não sendo “gago” (e quero dizer, não sendo inculto!), o senhor já teve tempo de ver que o MUNDO continua a mudar.
Chocante é ver que até “nuestros hermanos” já entraram no circo, se calhar sem quererem…
Sócrates foi ao programa dos “GATO FEDORENTO”. ACONTECIMENTO DE CRAVEIRA INTERNACIONAL! Resta-me saber se ele o faria, se não estivesse em campanha eleitoral…
É claro que Sócrates vai a todo o lado, neste momento! O homem tem que mostrar que há-de fazer o que prometeu há anos e não fez…só espero que não apanhe a tal gripe, porque “engripados” andamos nós, com tantos “debates –zero”, em tudo o que pode servir para mostrar as mesmas enjoadas caras e políticas. Já dá vómitos a verbosidade balofa de seguidores e possíveis candidatos a ministros… Não sei o que mais nos espera nos próximos dias… Pode ser que nos dêem novidades do Freeport, dos “offshore” da rica família socrática, que Dias Loureiro mostre lembrar-se de alguma coisa, relacionada com o BPN, que tenha fim o vergonhoso processo CASA-PIA, que tenhamos um ministro da justiça, da agricultura, da educação, da administração interna, etc.
Pode também acontecer que escapemos à gripe do momento… É que todos queremos ir votar… não é assim?
Nota: não dei erros ortográficos. O escrever nomes e postos com letra minúscula advém da importância que dou , a certas pessoas e coisas

3 comentários:

  1. Eu sei o que podemos esperar nos próximos dias: que as coisas piorem até gradualmente o discurso fique abaixo do nível de água...

    ResponderEliminar
  2. Cirrus: é uma coisa que se sente, não é?
    Também estou convencida que a pouca vergonha irá mais longe, ao ponto do insuportável. O tempo que toda esta gente andou a esconder a verdadeira "máscara"...
    Abraço amigo de lusibero

    ResponderEliminar