quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ANÓNIMOS, NO MUNDO BLOGGER=”MÁSCARAS DA CORAGEM…”

É POR DEMAIS EVIDENTE, QUE ME REFIRO AOS MAUS ANÓNIMOS; não a quem o é por timidez, por exemplo.

Sempre considerei que tudo o que se serve do anonimato para ofender, denunciar, atacar, demonstra as piores características de personalidade, das quais se deve estar tão longe quanto o diabo está da cruz.
Estranho é que a palavra “máscara” quer dizer, em Latim, pessoa…Mas quem são as “pessoas” que se servem de máscaras do anonimato, no mundo virtual, para delatar, para exprimir ou expressar opiniões que não conseguem apresentar, com a hombridade e a coragem do uso do nome próprio? Sinal dos tempos, já previsto por ORWELL, há quase dois séculos? não creio! Desde sempre, desde que o homem é homem, existem, na espécie, estas outras “espécies”que se comprazem em denegrir, à falsa fé, a integridade de quem dá a cara pelas suas convicções, sem ter que aceitar os seus malévolos pontos de vista!
Os “bufos”existiram desde que o mundo é mundo… e, este tipo de gente que por aí se passeia, impávida e serena, a coberto do anonimato, não deveria ter a oportunidade de se evidenciar, pela negativa, no mundo, dito virtual. Há gente de boa fé, cuja vulnerabilidade é posta em causa, até ao momento em que decide entregar o computador à Judiciária, para averiguações.
Ao som desse abominável anonimato, tocam as “CORNETAS DO DIABO”, como bem dizia o nosso EÇA DE QUEIRÓS pela boca de EGA, seu “alter-ego”(o outro EU)em “OS MAIAS”; gente desta, desfigura o sentimentalismo, deturpa princípios, porque os desconhece…Gente desta é vírus e bactéria, perniciosas, que infectam sistemas de vida e princípios de integridade. Gente desta desconhece a frontalidade do assumir responsabilidades e esconde-se na “sarjeta”do mau carácter. Assim sendo, o seu vocabulário caracteriza-se pela vacuidade dos substantivos, dos adjectivos ou dos verbos, preferindo o tom acusatório do “tu és”, “tu foste”, etc.
São seres insólitos, engolfados nos ataques sem cara, como se de “esgrimistas” do mal se tratasse… Não têm lugar entre as realidades concretas, sensoriais e quotidianas, que fazem vibrar a alma de quem se entrega à tarefa de ter amigos, precisamente porque são gente sem amigos. Mourejam, enfronhados na maldade da maledicência, porque desprovidos de princípios que os ajudem no “dar a cara”, quando e sempre que são pró ou contra qualquer coisa ou qualquer um. São seres amorfos, mergulhados na maldade das Máscaras que usam. Deixemo-los viver assim… já que não conhecem o modo recto de intervir na sociedade, onde andam disfarçados.
Como dizia a nossa grande SOPHIA DE MELLO BREYNER: “PERDOAI-LHES, SENHOR/ PORQUE ELES SABEM O QUE FAZEM”./
Chocam-me, de sobremaneira, a hipocrisia, o farisaísmo, o ser NÃO-SER, sendo tudo tudo sem se ser nada… Choca-me a intriga e choca-me ver que, desde o tempo da traição ao pobre VIRIATO, o submundo dos caracteres fez escola…aliás, fez universidade!
Dizia GALILEU GALILEI:”Não se pode ensinar tudo a alguém; pode-se apenas ajudá-lo a descobrir, por si próprio.”
E COMO SE FAZ ISSO COM UM ANÓNIMO, CARO GALILEU?

5 comentários:

  1. Grande Post, Maria. Permita-me não me alargar neste comentário. Foi um dia longo e já me doi a cabeça. Um beijo de boa noite para si.
    Parabens pelo texto.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Maria,
    Agora sim, já com a cabeça mais fresca, queria só acrescentar meia dúzia de palavras ao meu comentário anterior.
    As pessoas são nos blogs e na net, como são na vida. Encontramos de tudo por aqui, como no nosso dia-a-dia. Eu continuo a acreditar que não sendo tudo rosas, tampouco são só espinhos. Pela parte que me toca, insisto em ser igual a mim mesmo. Esta minha forma de estar nunca me causou problemas com ninguém, para além daqueles que tentaram fazer de mim "gato-sapato". Isso não admito, enquanto me chamar Francisco.
    Não se apoquente minha amiga. As arvores abanam, mas morrem de pé. Pessoas como nós somos parte de um grande arvoredo, que felizmente ainda é a maioria. O resto é paisagem.
    Quem está com a verdade, não precisa de outras defesas. Nem faz falta gritarmos por justiça aos 4 ventos. O mundo se encarrega de nos dar razão. Um beijo para si

    ResponderEliminar
  3. EU SEI,FRANCISCO! por isso, escrevi aquela advertência, no princípio do meu post. Apesar de se discordar, por vezes, NADA nos deve impedir de tentar compreender os pontos de vista de outros amigos.
    Beijo de lusibero

    ResponderEliminar
  4. Lembre-se amiga, as pessoas só podem dar o que tem para dar...
    Palavras de Fernando Pessoa diretamente para você "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas imcomparáveis."
    Abraço Fraterno

    ResponderEliminar
  5. SIM,MALU, E QUEM DÁ o que tem, amais não é obrigado.Mas por aquilo que vejo ,as pessoas gostam de ser insultadas, anonimamente...
    Beijos de LUSIBERO

    ResponderEliminar