Ministro das Finanças "Se Grécia sair do Euro, segue-se Portugal?", pergunta Varoufakis
“O euro é frágil, é como um castelo de cartas, se tirarmos a carta da Grécia, as restantes vão colapsar”, alertou o ministro das Finanças grego à RAI, conta a Reuters.
ECONOMIA

DR
15:38 - 09 de Fevereiro de 2015 | Por Notícias Ao Minuto
Share on printShare on email
Yanis Varoufakis, o novo ministro das Finanças grego, esteve em Itália onde foi questionado, no domingo, no canal estatal RAI, conta a Reuters. Ao falar sobre a possibilidade de a Grécia vir a ser afastada da zona euro, Varoufakis alerta que se trata de algo perigoso: “Depois de nós quem se segue? Portugal?”, questionou.
Leia também:
"Os contos de crianças trazem sempre esperança", diz Varoufakis
Ministro das Finanças diz que Grécia fará tudo para evitar falta de pagamento
Grécia precisa da Alemanha para combater neonazis
PUB

O recém-nomeado governante grego tem-se desdobrado em contactos pela Europa fora, com o intuito de mudar as políticas de austeridade impostas à Grécia. À RAI, deixou mesmo um alerta a quem estiver a “considerar estrategicamente amputar a Grécia da Europa”. Trata-se de algo “muito perigoso”, disse.
Varoufakis considera que é impossível para a Grécia pagar a dívida nos termos atuais e sugere mesmo que o seu país não é o único nesta situação, o que pode implicar um risco de “desconstrução” europeia.
Falando à televisão italiana, e salientando que não pode especificar o nome da instituição italiana que terá manifestado apoio à renegociação grega, Varoufakis disse ainda que também a dívida italiana é “insustentável” nos termos atuais. E que o apoio que terá recebido só não é afirmado publicamente por receio da reação germânica.
Sem comentários:
Enviar um comentário