segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

AS "secretas", em PORTUGAL


Ilegalidades nas secretas. Deputados querem explicações. Constitucionalistas alarmados


por Valentina MarcelinoHoje20 comentários


Jorge Silva Carvalho com Fernando Negrão, quando foi ouvido no parlamento em 2011, no caso das secretas, acompanhado pelos seus advogadosFotografia © Steven Governo / Global Imagens


O ex-diretor dos espiões alega que as secretas acedem a dados pessoais. O Conselho de Fiscalização nunca detetou este crime.


Deputados de todos os partidos querem explicações do Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (CF-SIRP) sobre as revelações do ex-diretor dos espiões, Jorge Silva Carvalho, que assumiu práticas ilegais nas secretas, nomeadamente acesso a dados de comunicações. Constitucionalistas classificam de "muito grave", "alarmante" e "uma violação gravíssima do Estado de Direito" que os serviços de informações nacionais cometam aquele crime.

O presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Liberdades e Garantias, Fernando Negrão, quer ouvir o presidente do CF-SIRP, Paulo Mota Pinto. O PCP já disse ao DN que vai chamar ao parlamento, não só Mota Pinto, como o próprio secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira. O BE entende que é Passos Coelho, que tutela a secretas, quem deve responder a estas acusações. Além de Negrão, do PSD não houve mais reações a este novo terramoto nas secretas. O PS foi cauteloso e o CDS aguarda pelas diligências de Fernando Negrão. Contactado pelo DN, Paulo Mota Pinto disse que não comenta.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

Sem comentários:

Enviar um comentário