sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O Pensamento de TAL BEN SHAHAR



O pensamento de Tal Ben Shahar; in Net




..."Você, que decidiu investir uma parte do seu tempo a ler este artigo, provavelmente quer saber um pouco mais sobre como gerir os seus pensamentos. Reflicta:


- quantas vezes já lhe aconteceu estar tranquilo, em serenidade e de repente, só porque teve um pensamento ….tudo se alterou, as suas emoções passaram a ser outras!
Mas, o que é afinal a emoção? Augusto Cury (4) afirma tratar-se de um campo de energia em constante estado de transformação, em que alternamos continuamente as emoções, passando da alegria para a ansiedade, do prazer para a irritabilidade.

Que emoções predominaram hoje em si? Alegria? Tristeza? Medo? Imagino, que esteja a pensar que o ideal seria termos sempre e apenas emoções que nos dêem prazer. Ainda segundo o mesmo autor, tal não é possível mas será tanto mais benéfico para si, quanto mais existirem, sentimentos de serenidade e de bem-estar. Corrobora desta ideia, o Dr. Tal Ben-Shahar, (5) em que refere que o prazer deve ser a regra e a dor a excepção.

Para sermos felizes, temos de sentir que apesar de todas as situações menos agradáveis, por nós vividas, apesar de termos sentido dor, ainda assim sintamos alegria e prazer em estar vivos.
Será que apenas o experimentar de emoções agradáveis é suficiente para que nos sintamos felizes?

Segundo o autor acima referido, a resposta é negativa, dado que, ainda nos falta um propósito que faça sentido para nós. Quantas pessoas você conhece que parece que possuem tudo para serem felizes, mas ainda assim não o são.


Provavelmente falta-lhes uma causa, que devem estar alinhados com os nossos valores e as nossas paixões, com aquilo que verdadeiramente nos faz mover.
Aceite uma sugestão: faça uma lista de tudo o que lhe dá prazer fazer. Agora, analise a lista e coloque em primeiro lugar as coisas que possuem verdadeiramente significado para si. Aquelas, que se as realizasse fariam a diferença na sua vida.

Comece por realizar a primeira ….a segunda…e por aí adiante! Se não for agora, quando será?
Ajuste as suas decisões, não em função daquilo que os outros dizem ou pensam que é melhor para si, mas em função dos seus valores. Você é um ser único e acredite em mim: Viver é uma aventura constante e saber viver é uma arte que deve ser refinada por si, a cada momento.
Ao escrever estas palavras, lembrei-me do que Augusto Cury, escreveu num dos seus livros” Quando as lágrimas que nunca teve coragem de chorar escorrerem silenciosamente pela sua face e sentir que não tem mais forças para continuar a jornada, não desespere!

Sem comentários:

Enviar um comentário