segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

DA GRÉCIA...


"Pedimos um acordo de transição até ao verão"


por Ana MeirelesHoje3 comentários


Fotografia © REUTERS/Kostas Tsironis


Confirmado aumento do salário mínimo para os 751 euros. Metade dos carros e um dos aviões do governo vão ser vendidos


Em 86 minutos de discurso, Alexis Tsipras explicou ontem no Parlamento grego os planos do governo para as negociações do programa de resgate com os parceiros europeus. E garantiu que o seu objetivo é defender os interesses dos gregos e cumprir as promessas eleitorais. "Recuperar a nossa soberania, restaurar o nosso papel igualitário na Europa, combater a crise humanitária estão entre os nossos alvos prioritários", começou por dizer o primeiro-ministro grego, sublinhando estar "consciente das dificuldades e responsabilidades" que tem pela frente.

"Após cinco anos de austeridade bárbara, o nosso povo não aguenta mais", prosseguiu Alexis Tsipras, dizendo que "nos últimos dias sentiu que o orgulho está a ser restaurado. É nosso dever não desapontar essas pessoas". E aparentemente, os gregos não se sentem desapontados: uma sondagem da Universidade da Macedónia publicada este fim de semana mostra que 75% dos gregos acredita que o novo governo está determinado a cumprir as suas promessas eleitorais e 72% considera que é correto o confronto entre o Executivo e a troika.

Com a reunião extraordinária do Eurogrupo na quarta-feira na mira - e sob a pressão dos parceiros europeus, com a Alemanha à cabeça, que dizem que o programa de resgate tem de ser cumprido na totalidade - Alexis Tsipras garantiu que a Grécia "tem um plano pronto com propostas, que são realistas".

Leia mais na edição impressa ou no epaper do DN.

Sem comentários:

Enviar um comentário