segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Poema DOURO-VINHO-VIDA

FOTO MINHA





POEMA

DOURO_ VINHO_VIDA



Desmaia-se de amor ante a visão do Douro!
Graças por existires, serpente ondeada!
Colinas em socalcos, vista deslumbrada,
Olhos na verdura das margens serpenteadas,
Eis-me que m’empolgo com as uvas doiradas!

O sol queima, onde os vindimeiros,
Corpo alquebrado,
Conduzem os cestos quase corados,
Ao centro de todo o mistério:
O cemitério das uvas!
Espremidas até à medula
De seus corpos coloridos,
Dão-se ao cálice doirado,
Que bebem as almas feridas!

Natureza agreste, que tudo deste, em troca do trabalho
Com que foste servida, pelo homem que cavou, sensível,
Os socalcos, por onde, hoje, passa a modernidade.
E em cada barrica de vinho do Douro há vida, saudade,
Tradições, histórias, dores e alegrias, cheias de humanidade.

Nas encostas, nas margens do Douro serpenteante,
Dominam os verdes mais variados,
Mas também a harmonia das rochas empedernidas,
Que falam Filosofia!
Fazem parte das “mortes” de Ontem;
Fazem parte da vida de Hoje…
E nenhuma delas foge
Pois estão no seu elemento natural:
Alto-Douro, região de Portugal!




2007 CAD1--1-07A

8 comentários:

  1. Querida amiga, embora não conheça a região, tenho parentes no Porto, e acho que o D´ouro, é uma das regiões mais lindas de Portugal. Sua poesia retrata a beleza desse rio mágico, e a história do vinho de maneira belíssima.Tenha uma linda semana. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Cara Maria;

    Que bela homenagem prestas à minha região. Como eu conheço bem essas vinhas, essas varandas xistosas de folhas douradas a ouro velho, de pérolas generosas que nascidas dos cachos desfazem-se no mais fino e generoso néctar dos Deuses.
    Obrigado Maria por este belo poema.
    bjs,
    Osvaldo

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    O Douro ficou mais belo com este poema que serpenteia por entre encostas e socalcos.

    O cemitério da uvas espremidas até à medula transpõem a dor humana que as acarinha e as mãos amigas que lhe dão aquele sabor.
    Parabéns pelo poema.

    ResponderEliminar
  4. Construção perfeita no retratar uma região lindíssima e cheia de tradições.

    "Com o amor dá-se o mesmo que com o vinho. Perdoa-me o pouco delicado da confrontação; mas bem sabes que ambos embriagam."

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. MANUEL MARQUES:é uma confrontação lindíssima esta que fazes na embriaguês...Precisava das duas bebedeiras...
    BEIJINHO
    Mª ELISA


    NOTA: quando tiveres qualquer coisa ,mais particular, a dizer-me, por favor usa o e-mail...BEIJO doce...a saber A "PORTO"...

    ResponderEliminar
  6. LINO COELHO: É verdade o trabalho "moiro" que eu vi fazerem os pobres vindimeiros dos socalcos...
    Hoje ,penso que já é um pouco diferente...mas o trabalho ,debaixo do nosso sol impiedoso, continua a merecer as nossas orações...
    GENTE GRANDE, A QUE TRABALHA A TERRA!
    BEIJO
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  7. OSVALDO: um abraço muito terno desta amiga que se delicia com as "tuas" palavras! Afinal, somos "TU", com respeito e AMIZADE!
    Fico feliz por te agradar este poema , que me surgiu ao visitar aquelas partes ,nosso rico património!

    "Embriaga-me esse mosto...
    lavo com ele o meu rosto,
    subindo, escarpa acima,
    com quem reparte o desgosto
    das lágrimas que vai chorando
    ao ver seu sangue exposto..."

    excerto de um outro poema meu sobre a região do ALTO -DOURO...

    Mª ELISA ,com um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  8. QUERIDA PAULA: feliz por te ter lembrado as tuas raízes, que te comoveram e "chamaram", através do meu poema!
    BEIJINHO para ti e uma boa semana!
    Mª ELISA

    ResponderEliminar