domingo, 7 de novembro de 2010

POEMA: ACTOR-POETA...




Ouso ensaiar os primeiros passos do actor,
Nos momentos em que me sinto viver melhor.
O palco é imaginário, sem quaisquer esplendores:
É o mundo em que habito, com seus bens e seus horrores!


Nunca estudo os meus papéis!
Sou apenas personagem, às vezes, com mais coragem…
Em dias alternados da permanente viagem
Actuo cenas cruéis, sempre que estou de passagem!

Cenas cruéis, tão patéticas, como o actor que eu sou…
Ao olhar o palco indago para onde vou…
Choro e rio, simultaneamente!
Sou louca e sou sagaz,
Preguiçosa e pertinaz,
Igual ao vento feroz
Que, pouco a pouco se desfaz!

Ser actor põe-me num grande dilema:
Repetir a mesma cena, recomeçar,
Parar, recomeçar…
Procuro na personagem novos sentidos
Para uma velha vida, de maneira desmedida.

Sigam-me outros actores!
Façamos do nosso mundo,
Um palco de só valores…


C1A-AGOSTO/07

15 comentários:

  1. "Ser actor põe-me num grande dilema:
    Repetir a mesma cena, recomeçar,
    Parar, recomeçar…
    Procuro na personagem novos sentidos
    Para uma velha vida, de maneira desmedida.

    Sigam-me outros actores!
    Façamos do nosso mundo,
    Um palco de só valores… "
    Sigo-te sim.
    Recomecemos.
    Mas em cada recomeço
    É como o sol
    Em cada dia
    Despontando...
    Em cada dia despontando
    As pétalas sorriem
    Sobre a terra quante das mágoas
    Esquecidas...
    ---------
    A musica da orquestra é linda.
    ------------
    Bjo

    ResponderEliminar
  2. O teu poema inundou a minha alma daquilo que outrora eu deixei de acreditar...

    Beijinho Lisa.

    ResponderEliminar
  3. Cara amiga,

    Sim a vida é um palco em que representamos muitas vezes a mesma cena. Tal como os actores procuramos sempre suplantar a última representação e para isso buscamos dentro de nós o que temos de melhor. Sou também dos que ainda acreditam em alguns valores perenes: amizade, honestidade, lealdade, frontalidade.
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Actuar de improviso, envolve certos riscos...
    Mas, aceito seguir-te!
    Beijos
    Tácito

    ResponderEliminar
  5. Minha querida

    Somos actores da nossa própria vida que por vezes é apenas uma comédia macabra.
    Representamos a mesma cena...vezes sem conta e voltamos ao principio...sempre.

    Deixo um beijinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  6. T@cito: me redescobrindo?
    Que bom que me estás seguindo...Dá-me a mão...vamos andando...
    BEIJINHO
    LISA

    ResponderEliminar
  7. MANUEL: em que é que deixaste de acreditar?
    Vamos lá levantar a Esperança e crer ,novamente...
    Beijinho
    LISA

    ResponderEliminar
  8. EDUARDO ALEIXO: que bom seria poder começar de novo, este mundo velho e pôdre!
    Obrigada pelas tuas palavras amigas.
    BEIJO
    M^ELISA

    ResponderEliminar
  9. ANIBAL RAPOSO:Feliz por te conhecer, agradeço as lindas palavras que me diriges. Já fui ao teu sítio e gostei muito da poesia...campo semântico rico... ideias lindas em termos visuais e metafóricos, estrutura moderna...melodia poem´+atica...
    És PROF de PORTUGUÊS?...
    BEIJINHO
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  10. Para ser actor...actor, é preciso estar
    encarnado em...e ser apaixonado...e ter o dom
    do improviso....
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Ser actor põe-me num grande dilema:
    --------
    É claro que nesta vida todos somos actores. E cada qual representa à sua maneira!
    --------
    Tudo de bom por aí.
    Manuel

    ResponderEliminar
  12. Façamos do nosso mundo,
    Um palco de só valores…



    ...o mundo seria muito melhor, se todos seguissem este apelo.
    Um beijo grande.

    ResponderEliminar
  13. ANDRADARTE: Eu lá vou improvisando...VOU VVENDO...A VIDA é uma contínua descoberta e ,por isso, temos que improvisar para sermos capazes de ver valores...
    BEIJINHO, QUERIDO AMIGO
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  14. TERRA DE ENCANTO: Infelizmente, o mundo só vê o material,o exterior... A ALLMA PERDEU...
    RESTA_NOS LUTAR COM TODAS AS ENERGIAS...
    BEIJINHOS
    MAMI

    ResponderEliminar
  15. DE- PROPÓSITO: tudo bem, por cá...
    BEIJINHOS
    Mª ELISA

    ResponderEliminar