sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O drama vergonhoso da FOME...


Portugal...século XXI da "era do senhor"...sócrates!



A fome é uma consequência da falta de respeito dos governantes pela mais elementar dignidade humana.
A Vida não é-não deve NUNCA ser-um passeio de virtudes! Isto, porque o HOMEM tem o dever de a transformar ,em prol do seu próprio bem; e, para isso, dispõe de meios que o ajudem a cumprir a sua missão...Mas que fazer quando, no caso da fome, não conseguir superar as terríveis estradas, que a ela conduzem?
Este fim de semana decorre por todo o nosso país, o habitual peditório dos voluntários dos "BANCOS ALIMENTARES CONTRA A FOME", num momento difícil da vida desta estranha TERRA, que é a minha, onde nasci e vivo.
Momento difícil, porque não temos políticos à altura da grandiosidade do povo que (des)governam! Não ,não me enganei! Disse-o voluntária e conscientemente: não temos gente capaz de governar o país, porque se vão governando primeiro a eles mesmos!

Não somos virtuosos, como seres humanos...não somos perfeitos...temos milhentos defeitos e pouca vontade de os admitir e corrigir!Não sabemos usar o nosso livre arbítrio para nos valorizarmos aos olhos do senhor, seja Ele Quem ou O que for!

Como Humanista,não costumo deixar passar em branco a importância que certos acontecimentos podem ter, no contexto da vida humana.Por isso vos falo ,hoje, com lágrimas nos olhos, deste dramático momento da vida de um povo que foi e é grande, mas que nunca teve governantes à altura dessa grandeza, tornando-se, por conseguinte, pequeno, por não saber como resolver o drama da FOME, do DESEMPREGO, da MENTIRA em que nadam os seus governantes de nome... Sim, de nome!- porque não governam sem sugar até à medula , o sangue dos seus irmãos de sangue!

Há fome em PORTUGAL! Há miséria cruel que permite que as crianças portuguesas cheguem às aulas, sem comer!
Há milhares de desempregados, desempregados de curta e longa duração, há milhares de jovens licenciados a procurar as limpezas e as fábricas de encher chouriços , no estrangeiro, para poderem sobreviver e ajudar as famílias quase indigentes, há milhares de sem-abrigo a dormirem na rua (estamos com temperaturas quase negativas!), a quem algumas almas devotadas à causa, distribuem ,no frio da NOITE, uma ligeira refeição quente...Pela boca do inqualificável ministro das finanças que temos, perfeitamente sintonizado pelo pensar -(des)pensado de sócrates, ficamos a saber,hoje, que "dê lá por onde der" a crise tem que ser combatida com o sangue o suor e as lágrimas deste povo, que não tem pão! mas tem que pagar os erros da governação deles! Mesmo sem dinheiro , com impostos sobre impostos sobre impostos, num não mais acabar de miséria, os portugueses vão ter que ver o déficit baixar!

Não há aumentos de ordenados...mas todos os bens de consumo , indispensáveis a uma vida digna, sobem ,diariamente, num turbilhão de loucura , que não sei no que vai dar. Desde os tempos de SALAZAR que não se via uma miséria tal... AS instituições de caridade e as portas das igrejas são poiso obrigatório para quem não sabe o que há-de fazer à vida! Os párocos pedem ajuda ,que lhes não chega de lado nenhum, pois este governo "emigrou" para os aeroportos novos, para as mega pontes, para os combóios de alta velocidade , para os carros blindados para a CIMEIRA DA NATO, que só chegam...chegarão?depois da cimeira, que já FOI...
A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA aprovou ,hoje, só com os votos do PS ajudado pela abstenção do PSD, o novo orçamento de estado para o próximo ano...Mais miséria a caminho de se encontrar na encruzilhada da miséria...
Os idosos, com meia dúzia de euros de reformas ultrajantes e indignas da dignidade humana, vão pagar impostos para pagar as mentiras do tal sujeito que foi, no passado ano, nominado por revistas económicas estrangeiras, como "o pior ministro das finanças da comunidade europeia! As grandes empresas têm lucros escandalosos que repartem pelos administradores ,directores e outros "grandes senhores"!

A greve geral do dia 24 deste mês foi classificada como "greve parcial" por um dos ministros de sócrates, o da economia...é quase impossível contabilizar a pobreza em PORTUGAL... fala-se de mais de 30% de pobres ...mas os miseráveis são mais... Nota-se no talho, na loja da aldeia onde estão na moda , como há 40/50 anos ,os livros de "FIADOS"! Não há classe média em PORTUGAL! DESAPARECEU debaixo da manta negra do desgoverno dos socialistas!Quantas vassouras são precisas para varrer o lixo português? Ninguém já sabe...

FIM DE SEMANA DE ESMOLAS PARA OS POBRES E FAMINTOS DE PORTUGAL!

11 comentários:

  1. Querida amiga, diante de tranta riqueza nas mãos de poucos, como o casamento do princípe Willian por exemplo de vai custas bilhões, a fome está estampada na cara do mundo e ninguem faz nada. Tenha um lindo final de semana. Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Minha Querida
    A tua crónica vem tão a propósito, como crónica ja se vem (infelizmente) tornando a fome em Portugal!
    Durante toda a minha vida nunca vi uma situação assim...Trabalho num voluntariado da paróquia para poder angariar migalhas, sim migalhas porque não se consegue chegar a todos. Vendemos bolos (feitos por nós) coisas que já não nos fazem falta em casa para poder acudir a rendas e outras contas atrasadas...Deixei de ouvir as notícias ou antes, ouço-as pontualmente porque me revolta tanta incúria, tanto roubo e tanta mentira...Sinceramente, aqueles governantes(que se governaram) dão-me asco!!!
    Beijocas
    Graça

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Maria Ribeiro
    Li este artigo com o carinho e a raiva com que o escreveu.
    É dura a situação em Portugal e vai ainda agravar-se mais e mais.
    Doem-me os cobertores que me abrigam do frio, lembrando esses irmãos abandonados, como nadas nas ruas dispersas das grandes cidades.
    Doem-me as mãos por nada ter para lhes mitigar a fome nem lhes poder oferecer um pouco de Sol que os acalente.
    Junto-me ao teu grito de revolta e continuamos sem saber porquê eles nos fazem isto.
    Onde mora o bom senso e a capacidade de saber fazer e gerir aquilo que temos...?
    Até quando iremos suportar estes pulhas????????
    Depois aparecem os chefes maiores a pedir calma e com pompa e circunstância movimentam-se ao lado dos miseráveis desprezando-os.
    Onde estiveram todo este tempo que não viram o erros e as brutalidades cometidas ???????????

    ResponderEliminar
  4. MARILU: te juro que não percebo este DEUS em que creio...
    BEIJINHO DE FDS
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  5. Gracinha: partilhas dos meus "ascos"...Não estou sozinha...Também trabalho como voluntária numa Associção cìvica e não sei o que se es´ta a passar! Vejo gente formada e outra, a estender a mão à caridade!Coisa nunca vista, minha querida!Desprezo com todo o meu Íntimo toda a "tralha" política! São todos a mesma escória, venenosos como "cogumelos nucleares"!
    TÊM o condão de envenenar para poderem reinar e enriquecer!
    Por isso, quanto mais pobre o povo for, mais submisso se torna!
    Actual como nunca a obra "FELIZMENTE HÀ LUAR" de STTAU MONTEIRO!
    BEIJINHOS, GRAÇA

    ResponderEliminar
  6. LUÍS COELHO: é bom sentir que há quem sinta esta miserável situação a que os "súcias" nos fizeram chegar!
    Dói-me ,como a ti, qualquer coisa que eu tenha e que os miseráveis não podem ter!Dói-me a alma...por ver o estado a que essa escória venenosa deixou chegar o nosso pobre povo!
    BEIJINHO
    ^ª ELISA

    ResponderEliminar
  7. A fome tem hora certa
    E vem três vezes ao dia,
    Tanto faz haver oferta
    Ou ainda haver carestia.

    Mas a dormente língua
    Da boca que nunca come,
    Só sente o gosto da míngua,
    Só sente o gosto da fome

    Tácito

    ResponderEliminar
  8. Também os que têm votado em Sócrates sao responsáveis.
    Era olhar para a imprensa e TV e ter dificuldaddes em ver quem tinha espírito crítico. Agora, claro, já vamos vendo diferenças nos discursos dos analistas.
    Concordo, porém, contigo: não seria, no entanto, tão apocalíptico. Mas que fomos mais uma vez enganados, não tenho dúvidas.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. T@cito-XANADU: duas quadras que dizem a verdade, que a corroboram, muito ao estilo do nosso poeta- filósofo-analfabeto....ANTÓNIO ALEIXO!
    Obrigada por teu comentário.
    beijo amigo
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  10. Eduardo: eu não votei! Mas mesmo quem votou não estava à espera duma catástrofe destas!
    No entanto, sempre te digo o que me dizia um amigo, há pouco: se quem sofre não se queixa...
    quero ser um pouco menos ácida, pois só me dá cabo dos nervos e da paz interior...
    BOM FIM DE SEMANA, EDUARDO e obrigada pela visita.
    Beijo amigo
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  11. Encontrou-se, em boa política, o segredo de fazer morrer de fome aqueles que, cultivando a terra, fazem viver os outros ...
    Culpados somos todos nós.Cavaco,Sócrates são todos farinha do mesmo saco.Mais ,Cavaco tem mais responsabilidades que Sócrates, pois sendo o político com mais anos de actividade política no activo mais responsável é pelo que se passa no país.A crise e a miséria são fruto de muitos anos de governação e não só de um governo.

    Beijinho e desculpa este meu desabafo.

    ResponderEliminar