terça-feira, 18 de agosto de 2009

“PARADOXAIS PARALELISMOS…”
EM POLÍTICA, TUDO É POSSÍVEL…

Pretendo sempre que seja esporádica esta minha passagem pelas realidades políticas e sociais do meu país.
Tenho estado à espera que acalmem, um pouco, “os ares de tempestade” que têm assolado o PSD (partido social democrático), depois da apresentação das listas, aprovadas pela “líder”, manuela ferreira leite, para as próximas eleições autárquicas, de Setembro. Como não pertenço a nenhum partido, procuro ser imparcial, mesmo que, por vezes, contundente, como cidadã que paga os seus impostos, a tempo e horas e que, presumivelmente, vive em democracia. Por conseguinte… nem sempre Sócrates! Por vezes, a oposição…Aquilo de que hoje pretendo dizer qualquer coisa tem que ver com as tais listas de concorrentes do psd às autárquicas, onde, segundo os cronistas da política, de todos os jornais que tenho lido, saíram e/ou entraram nomes ,no mínimo , controversos , por terem processos pendentes em tribunal, porque a líder entendeu que sim!, que lá deviam estar(talvez porque são seus amigos, não discutem as suas ordens ou vontades, são filhos dos seus amigos ) e sei lá que mais… Entretanto, ficaram de fora, (nas ditas listas) nomes como Passos Coelho… que, segundo parece “traiu” a líder, falando contra não sei o quê que a dita senhora disse ou fez…
Estão a perceber, amigos, onde se começam a ver “os paradoxais paralelismos”? É que não é só no ps que sucedem coisas estranhas…Cheia da força que lhe estava a faltar, em credibilidade, antes do psd ter ganho as eleições europeias, a líder começou a dar uns sorrisinhos de circunstância, que pretendiam ser mensagem de alternativa ao ps… mas “ virou
a arma contra o chão” e começou, por meras vingançazitas, a dar tiros nos pés, pondo-nos, a nós, portugueses, à beira de um ataque de nervos, só de pensar nas eleições que aí vêm!
UMA COISA TENHO O DEVER DE VOS DIZER, HOJE: NÃO VOTAREI EM NENHUM DELES!
Pois é, meus irmãos de nacionalidade, o que nos resta? Nunca, como hoje, senti tão angustiosa questão, do modo que estou a sentir este ano…
É meu costume escrever o nome de certas coisas e pessoas, como é natural e mandam as regras do bom PORTUGUÊS escrito, com letra maiúscula; quando o não faço, é porque não dou a essas pessoas ou coisas a importância que eles pensam que têm; não é importante quem quer… mas só quem se esforça por o ser!
Com as eleições à porta, devemos estar muito atentos ao espectáculo que os políticos por aí vão dando e perceber se não estaremos a assistir a um “circo” trági-cómico, tal a falta de ideias e convicções com que essa gente por aí se apresenta, na ânsia de continuarem a usar o nosso voto para insistirem em fazer de Portugal o “feudo”em que o têm transformado…
Da boca de sócrates, a prosápia habitual: “faremos”, “daremos”, “iremos” (eles, os seus políticos!)… E se não tivermos esquecido os últimos 4 anos e meio da sua (des)governação, lembrar-nos-emos ,de certeza, que ,nos últimos dias o homem que tudo promete e que tudo dá, nos deu mais de quinhentos mil desempregados, com a ajuda de governos anteriores a que pertenceram Guterres, durão barroso, ferreira leite, etc. Se é verdade que vemos, quase todos os dias, Sócrates a sorrir, feliz da vida com as suas “façanhas” (em que só ele crê!), a verdade é que vemos, também, a líder da oposição com o seu habitual rosto crispado, arrogante, prepotente, sem um sorriso fiável… E político que não aprendeu a rir com os disparates que diz e faz...mete medo! Por isso, talvez também por isso, Sócrates, antes de sair de casa, bem apresentadinho, no seu fatinho de marca, deve pôr-se, em frente ao espelho e ensaiar o seu melhor sorriso, para ver se convence alguém:”ESPELHO MEU, ESPELHO MEU, HAVERÁPOR AÍ, ALGUM POLÍTICO, MAIS SORRIDENTE DO QUE EU?”
Vão vendo, amigos, os paradoxais paralelismos…
AO abrir, hoje, o meu jornal, “PÚBLICO”, vejo a página da capa quase toda ocupada com as fotos de sócrates e de SUA EXª, O SENHOR PRESIDENTE DA República, ornamentadas com estas palavras (sic):”PRESIDÊNCIA SUSPEITA ESTAR A SER VIGIADA PELO GOVERNO”
QUE ME DIZEM, AMIGOS?
Volto, um dia destes, que a “coisa” promete…

7 comentários:

  1. O unico que me assusta neste momento é a falta de alternativas, nao só a Sócrates, mas também a Ferreira Leite. Estamos entregues á bicharada. Como diz Ney Matogrosso, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come...
    Beijo , Maria

    ResponderEliminar
  2. É tudo isso e mais um pouco.
    Aqui, apesar do governo Ferdeal pertencer ao Partido dos trabalhadores, a base aliada solidifica-se sobre o Partido do Movimento Democrático Brasileiro que, de democracia não tem nada e os conchavos são quase os mesmos.
    Já também começa aqui as preparações para eleições presidenciais que ocorrerão no ano que vem, porém todos os trâmites partidários instalam-se nesse momento e todos correm para o lado que oferecer melhores benesses.
    Enfim,tudo se resume aquele ditado: AOS AMIGOS DO REI TUDO; AOS INIMIGOS A LEI, QUANDO BEM CONVIER.
    Amiga linda, não se preocupe... não entrarei em paranoia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mau, muito mau! A política, ou melhor, os políticos que nos couberam em sorte!

    Sempre votei, salvo duas excepções, e sinceramente estou como a Maria... não sei que faça. O mais certo é o meu voto ser... imaculadamente branco!

    É tudo farinha do mesmo saco! E já que afarinha é branca... não destoo! :)

    ResponderEliminar
  4. PRONúNCIA:tem razão, minha amiga!É isso mesmo que tenciono fazer, porque para continuarem a roubar-nos...tanto faz!
    Beijo de lusibero

    ResponderEliminar
  5. MALU.Afinal, a política fede ,por todo o mundo!
    Já recebeu meu mail?
    BEIJO DE MªELISA

    ResponderEliminar
  6. Francisco. estamos mesmo na "caca" dos políticos, não é?
    Beijo de lusibero

    ResponderEliminar
  7. Pois...como a Pronúncia, como a Lusibero, e como tantos outros, não perspectivo alternativa. De ideologia de esquerda, sinto-me mais à esquerda que este PS cor-de-rosa que nos governa.À direita? O deserto (pior que o do outro senhor, o do "jamé"!(hehe).
    A senora de cara seca e sorriso inexistente deu, de facto, um tiro no pé. E assim,deixou de ter moral para falar dos outros. Votar? Sim, claro. Mas em quem? Em que projecto? Em que visão para oa País? Há alguém, no hemiciclo, que tenha uma visão de futuro? Uma estratégia? Pois, confesso que não sei. Apenas poderei estar atenta ao que se passa. E a coisa, de facto, promete!!!!!!!!!

    ResponderEliminar