quarta-feira, 26 de agosto de 2009

POEMA DO CICLO "MANTA DE RETALHOS"



(fotos:Google)
A TERRA, em gretas de dor,
clama pelo meu suor.

Falta o sumo da água nos campos,
para dar nova vida à Flor.

Fere os sentidos , esta imagem
da terra morta, aos bocados;
sedenta e ansiosa como um botão de rosa
a pobre já não aguenta!
Dissolve-se no ar a água
sem saber onde cair…

Desertos dos Cisnes Negros!
Imagem da foice escura…

Falta Vida, a que enobrece
e faz mover asas brancas
que ,ao soltar a gota d’água,
dá Paz às Esperanças!

Dar-me-ei a ti, TERRA-MÃE!
Sei que no AR, na ÁGUA ou no FOGO
do meu ardor,
me darei a ti, TERRA-MÃE!

Dentro de mim,
sequiosa e magoada,
sou como esta Terra em dor,
sem encontrar o AMOR.

Creio, sim, num Cisne Branco
cheio de PAZ e HARMONIA,
que aparecerá- só e quando!-
na TERRA,
em vez de gretas de sangue
se encontrar ALEGRIA!



C6F-100/52- AGT/09

9 comentários:

  1. Lindo, Maria

    Do pó viemos e ao pó voltaremos...

    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. eh eh eh não percebeu ainda que não me deixam concentrar, amiga?
    Logo ainda volto aqui, calma :-)

    ResponderEliminar
  3. "Falta o sumo da água nos campos,
    para dar nova vida à Flor."

    Minha amiga, à terra não falta apenas a água.
    Falta-lhe o amor, o suor e as lágrimas daqueles que dela arrancavam o pão de cada dia.
    Falta-lhe a simplicidade e a alegria das gentes, que castigavam o corpo para a amanhar, mas que a tratavam por tu e assim eram felizes.
    Falta-lhe o cantar dos grilos, o canto das ceifeiras, as varadas do camponês nas oliveiras...
    Falta-lhe o sorriso e a inocência das crianças que nela brincavam até ao sol-por.
    Falta-lhe a sensibilização dos Governantes para as descargas mundiais de agentes poluentes que a envenenam.
    Sim, falta-lhe vida!
    A vida que nós próprios deixamos de viver.

    Beijos para si

    ResponderEliminar
  4. É essa francisco a terra que nós podemos recordar e que contribuiu para a nossa saúde pessoal e espiritual, a par da sã educação que os pais nos deram.
    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. Muito lindo!
    Que lindo paralelismo entre a terra sedenta e o nosso espírito, igualmente com sede de outras águas...

    ResponderEliminar
  6. Pois minha amiga, mas sabe uma coisa?
    Tenho muita pena dos nossos netos. Quando lhes passar a época de ouro, a fase em que são alegres e felizes por natureza, quando começarem a enfrentar a vida, as responsabilidades, que recordações vão ter que lhes coloque um sorriso nos lábios? Os nintendos e os computadores...

    ResponderEliminar
  7. Primeira vez que aqui passo, espicaçada pelos seus comentários no meu blog... Hoje de fugida mas, prometo regressar com tempo pois, vale a pena a visita! HKT

    ResponderEliminar
  8. Era mesmo isso que eu pretendia, amiga! Só que eu pensava que "hkt" remetia para um homem... Afinal, somos mulheres e podemos ser boas amigas, se assim entenderes...
    BEIJO AMIGO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar