domingo, 23 de agosto de 2009

Poema -ciclo- "Outono-Natureza"


Madrugada de Outono. Vou à varanda.
Cubro-me. Está frio ainda, mas apetece
apreciar o despertar do mundo
envolto num véu de nevoeiro, próprio da época. À medida que o sol desponta, acordando a Natureza,
desfraldo as velas do horizonte e, mesmo defronte,
partilho em pormenor, os efeitos do Outono na “terra-mãe”:
Folhas pelo chão, a esmo, amareladas, avermelhadas…
Galhos e ramos pelos atalhos...
Tudo parece formar um tapete persa, cobrind’o chão
do meu espaço espiritual, que se prende ao Outono…
E eu questiono a Existência Suprema que, tal como ele, me vota ao abandono.
O que mais entristece na maravilha da paisagem é que,
ao regenerar tudo, na sua viagem,o tempo de mim não se lembra…
vai passando e minh’alma chora!

Sucede então, a Primavera, ao triste Outono…
A Natureza refloresce;
O cheiro da terra rejuvenescida, -único! -contraria a
morte dos elementos…
O vento dá uma mão e empurra o ar que enriquece
novos raios de sol, novas sementes ,novas vidas…

Sei que o meu existir me nega semelhantes Primaveras!
Se eu pudesse…-oh quem me dera!
esconder-me-ia... noutra desconhecida terra…









AGOSTO/2008/ALENT.

8 comentários:

  1. "Sei que o meu existir me nega semelhantes Primaveras!
    Se eu pudesse…-oh quem me dera!
    esconder-me-ia... noutra desconhecida terra…"

    "Porém há sempre um sonho, entre tormentas", amiga Maria

    Bom dia e eum beijo para si
    Francisco

    ResponderEliminar
  2. Francisco, é verdade!Mas não deixa de ser um sonho!Muito lindo, porque, apesar de tudo, é uma maravilha o nascer do SOL!
    BEIJO PARA TI,TAMBÉM de LUSIBERO

    ResponderEliminar
  3. O tempo é impiedoso, não é?
    Queremos que passe, ansiamos ora pelo fim-de-semana,ora pelas férias, ora por um data que nos lembra coisas felizes. Mas tememos a sua passagem. Queremos retê-lo quando fotografamos os momentos - chave da nossa vida. E trememos quando nos spercebemos que, desde um dado acontecimento,"já passaram 20 anos!"...
    Felizmente, porém, continuamos a poder dizer que a Primavera volta. Volte ela sempre!

    ResponderEliminar
  4. É isso mesmo, Terra de Encanto!Vivamos ,plenamente, cada um dos nossos dia a dia...
    Beijos de lusibero

    ResponderEliminar
  5. Maria Elisa

    venho vestido de verão intermitente
    sopra de norte e forte a ventania
    vou na fornalha da vida estou contente
    de ser na tua alma insigne a ousadia

    trago-te a provar do mosto o vinho novo
    afasto dos teus olhos a angústia solidão
    provo do poema que dizes o sabor do povo
    vamos em busca Dele pelos abismos coração

    viagem longa apanhamos de Inverno a tempestade
    cai neve em corações empedernidos não derrete
    vimos um vulto é de criança de luz eternidade
    renasce a esperança que nos anima nos converte

    poema da saudação
    beijinhos de amizade

    ResponderEliminar
  6. Obrigada por esta linda saudação,"Tem a palavra..."
    BEIJiNHOSde amizade, também.

    ResponderEliminar
  7. Concordo que devemos viver a vida plenamente, cada um com a sua unicidade e com a sua forma específica de estar.

    ResponderEliminar
  8. Pois é, TERRA DE ENCANTO,UNS ENTENDEM A VIDA DE UMA MANEIRA,OUTROS, SÓ PROCURAM VIVÊ_LA!
    BEIJINHOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar