quinta-feira, 13 de agosto de 2009


FOTOS DO GOOGLE
A odiosa junta militar birmanesa:
(O martírio de AUNG SAN SUU KYI)

É com a mais hipócrita impotência que o mundo assiste, com palavras de circunstância, à escabrosa conduta de uma das mais vergonhosas e intoleráveis ditaduras militares.
De vez em quando, como convém, aliás, lá aparecem umas pseudo-indignadas afirmações contra, como recentemente fez GORDON BROWN… Insuficiente, meu caro BROWN, porque soa a uma tentativa de lavar a cara “com as patas”, como fazem os felinos!
O velho ditador, o decrépito THAN SHWE, louco presidente da junta militar, está-se borrifando para “os cães que ladram enquanto a caravana passa”…
Entretanto, a PRÉMIO NOBEL AUNG SUU KYI (ASK) vai murchando, vai cumprindo a triste passagem por este universo, sem ver os filhos e outra família, em prisão domiciliária, qual fera presa em jaula de imunda vontade de “generais”, analfabetos em direitos humanos!
Triste é ver que este mundo, a modos que civilizado, em que todos vivemos,”mete o rabo entre as pernas”, neste caso de desumanidade, porque não é só o TIBETE que tem medo da China, a qual já deu “um espirro”, avisando, a seu modo, como habitualmente faz, o tal mundo civilizado em que vivemos…
E eu atrevo-me a fazer uma pergunta muito simples: por que é que, um exército de ditadores analfabetos, com as mais sofisticadas armas de guerra (que o mundo civilizado lhe vai vendendo), tem tanto medo de uma mulher, uma magrizela de 40Ks, a quem eles roubaram tudo? TUDO, NÂO! NINGUÉM LHE ROUBOU A DIGNIDADE DE PENSAMENTO, NO AMOR PELO SEU POVO!
Os ditadores, insanos e cruéis, impunes, desafiam o mundo, com as costas apoiadas à China, tendo tido a coragem de não receber o Secretário-geral da ONU, MR. BAN KI-MOON! O que é que pode abalar ditadores sujos do sangue do seu próprio povo? Umas sançõezitas? Mas se eles nunca deixam de ter a mesa posta…
Condenada à morte lenta, por detrás das grades de cimento e água, esta frágil mulher é o exemplo de que a humanidade precisa para agir (sem recurso a armas bélicas!), no sentido de recuperar a vergonha de ter permitido tantos horrores, seja na Birmânia, como no TIBETE, COREIA DO NORTE, SUDÂO, ZIMBABWÉ, etc.
É hora de nós, mulheres também, confrontarmos os ditadores com a força da Razão, já que de HUMANISMO ELES NÂO SABEM NADA!
QUE PODEMOS FAZER POR AUNG SUU KYI?

13 comentários:

  1. Maria
    A situação é triste e revoltante, para mais sabendo que vem de uma área geográfica onde já tantas misérias humanas se viveram ultimamente, como a chacina do Vietname ou os Khmers do Cambodja.

    Mas, ao contrário da sua expectativa, atrevo-me a dizer que estes fenómenos cada vez aparecem mais. Cada vez há mais ditaduras a emergir, encostadas a poderes externos, ocupações ilegais, genocídios, etc. Basta ver o que está a acontecer na Nicarágua (esperemos que Obama saiba dominar a CIA neste caso), o escândalo do Kosovo ou da Tchetchénia. Há muitos mais exemplos. Não escolha só os bons, escolha também aqueles que nós, ocidentais, patrocinamos.

    ResponderEliminar
  2. "De vez em quando, como convém, aliás, lá aparecem umas pseudo-indignadas afirmações contra, como recentemente fez GORDON BROWN… Insuficiente, meu caro BROWN, porque soa a uma tentativa de lavar a cara “com as patas”, como fazem os felinos!"

    Na maioria dos casos também não convém às super-potencias ditas democráticas, que as ditaduras acabem, Maria.
    A quem venderiam depois as mil e uma "clandestinidades"?
    Existe todo um mercado paralelo que não querem perder...

    Um beijo para si

    ResponderEliminar
  3. Maria

    Vou descansar um pouco à sombra. Até daqui a uns dias.

    ResponderEliminar
  4. António ROSA, acho que bem merece! Bom repouso, meu amigo, e volte cheio de energias, como é seu cartão de apresentações.
    BEIJINHO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. Cirrus, não sou cobarde!Se vir artigos dos meus princípios no mundo virtual,ou se vir os jornais para onde escrevo, verá que não poupo ninguém. Aqui, falei só dos casos mais conhecidos, para reforçar uma Mensagem específica.
    Não esqueço "a cimeira dos Açores"e/ou as nossas participações em lutas ,por esse mundo fora...
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  6. FRANCISCO, tens razão! Eu também digo isso no texto!por isso chamo hipócrita a Brown e a todos os outros que fomentam guerras, para venderem armas!
    BEIJO DE LUSIBERO

    Sabes alguma coisa do "LOBINHO"?

    ResponderEliminar
  7. Não Maria. O Daniel Mandou-me um mail na segunda-feira, dia em que postou pela ultima vez no mesmo dia. Nunca mais o vi em lado nenhum. Julgo que saiu a dar alguma volta.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Olá!

    Subscrevo na totalidade o que está dito. Que mulher poderosa esta, que tanto medo mete, pela força da verdade, da vontade, da palavra, da denúncia.

    Só não a aniquilam (literalmente), porque isso teria custos imensos.

    E sim, concordo com o Francisco. As potências económicas mundiais precisam de ter a quem vender armas, por exemplo, não é?

    Enterrem-se as caras de vergonha. O mundo que ainda se indigna, continuará a indignar-se. E creio que é o que podemos fazer: passar a palavra, falar sobre o assunto, nunca o deixar morrer.

    ResponderEliminar
  9. Tenho encontrado blogues muito bons,este é um deles;)

    ResponderEliminar
  10. QUE PRAZER CONHECÊ-LO, VANELKIAN!
    AGRADEÇO O SEU COMENTÃRIO, TÂO GENTIL.
    VOU VER SE O ENCONTRO,POR AÍ. SE NÃO, VOLTE A CONTACTAR, SIM?
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. Podemos não a esquecer e lembrar-nos de Nelson Mandela...

    ResponderEliminar
  12. SEM dúvida, LBJ!NELSON MANDELA é um SENHOR! Tenho família na África do Sul, adoro o que conheci daquele país, há anos, e acho que nada será como dantes, com MANDELA. MAS hoje, neste post, só quis referir-me à recente tomada de posição da junta militar birmanesa...
    Abraço amigo de lusibero

    ResponderEliminar