quarta-feira, 19 de agosto de 2009

FEDERICO GARCIA LORCA (1898-1936)


(foto do Google)

O Poeta foi assassinado! VIVA O POETA!

Nascido numa pequena aldeia da Andaluzia, em 1898, cedo enveredou pelo caminho das Letras, denunciando, na sua POESIA, as arbitrariedades do sistema, as humilhações a que eram sujeitos os pobres, famintos de Justiça e pão, sem acesso aos mais elementares direitos, a que tem direito o ser humano. Foi assassinado, durante o regime fascista de Franco, em plena Guerra civil de Espanha, sem que, ainda hoje, a História tenha conseguido saber o verdadeiro “porquê”; foi em 19 de Agosto de 1936;faz hoje anos, por conseguinte. Uns atribuem o seu dramático fuzilamento ao facto de ser homossexual; outros, ao facto de, numa guerra civil os delatores e”bufos” denunciarem a própria mãe, desde que ela lhes “esteja no caminho “das ambições; outros, talvez mais perto da verdade, ao facto de um poeta ser mais perigoso com uma caneta na mão, do que com um revólver, pronto a disparar! Pessoalmente, eu, que não sou ninguém importante, mas que amo a POESIA, sou a favor deste último ponto de vista.
Os criminosos “calaram” a caneta, com o crime, mas não calaram a Mensagem que continua a ressaltar da obra que Lorca nos deixou. Os tiranos e tiranetes não têm categoria para ficar na História, como a têm os que espalham ideias de PAZ e AMOR!
Num dos seus sonetos, ANTERO DE QUENTAL, poeta e pensador português do século XIX, ao falar dos poetas, diz num conhecido soneto:” Tu, que dormes, espírito sereno, /posto à sombra dos cedros seculares, /Como um levita (…) …/Acorda! é tempo! O sol, já alto e pleno, /Afugentou as larvas tumulares…/Para surgir do seio desses mares, /Um mundo novo espera um só aceno…/
Escuta! É a grande voz das multidões! / São teus irmãos que se erguem! são canções…/Mas de guerra…e são vozes de rebate!/ERGUE-TE pois, soldado do Futuro,/E dos raios de luz do sonho puro,/Sonhador,faze espada de combate!”
Esta guerra e estas armas a que alude ANTERO, são as palavras de AMOR, de CONCÓRDIA, de PAZ que a Mensagem poética pode espalhar, por todo o mundo…
POR ISSO, DIGO E REPITO, SE O POETA MORREU, VIVA O POETA!
NÃO possuo a obra de GARCIA LORCA, infelizmente. Mas fui à Internet e retirei este poema, cantado por Paco Ibanez, em honra do saudoso poeta:



11 comentários:

  1. Muito bonito, Maria.
    Tambem não conhecia nem sabia sequer da existencia deste poeta. Ainda não a felicitei pela música de fundo no Blog. Ficou muito bem.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Também os tiranos e ditadores ficam na história - e ainda bem. Ensinam uma importante lição, tão importante como as dos que apregoam paz. Ensinam-nos que erros não devemos cometer novamente.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Francisco!Fico contente por teres gostado ,tanto da música como do poeta.
    Beijo de lusibero

    ResponderEliminar
  4. O Cirrus tirou-me as palavras da boca... Eu tinha essa ideia no rascunho mas com a vontade de publicar depressa, até me esqueci de dizer isso; como também me esqueci de dizer que não parece que a sua morte tenha sido por motivos políticos, pois apesar dele pertencer aum partido, nunca se meteu em "politicas".
    Abraço de lusibero

    ResponderEliminar
  5. É importantíssimo recordar!
    De Garcá Lorca conheço (mal) apenas " A casa de Bernarda Alba". Mais nada. Creio que é uma boa pista a seguir, para novas leituras. A escolha do vídeo com o poema cantado é fabulosa.

    ResponderEliminar
  6. Maria,
    Li dele "A casa de Bernarda Alba", peça de teatro, mas não tive a oportunidade de a ver representada. Drama ambientado no período do Franquismo, em que se sente também a importância que a sociedade dava em se manterem as aparências, apesar de tudo.
    "
    BERNARDA
    Nada de choros! A morte é preciso olhá-la de frente. Silêncio!(Para outra filha) Cala-te, já disse! (Para a outra filha:) guarda as lágrimas para quando estiveres sozinha. Havemos de nos afogar todas num mar de luto. Adela, a filha mais nova de Bernarda Alba, morreu virgem. Ouviram-me?! Silêncio! Já disse: silêncio!”

    Última fala de Bernarda, a mãe das cinco filhas, diante do corpo da filha mais nova, Adela, que se suicidara, por ter sido descoberta sua traição à irmã Martírio.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Extracto significativo ,no contexto da obra, por revelar um pouco do véu de "moralidades", em que se alicerçava o regime fascista espanhol, como, aliás, todos os regimes ditatoriais:entretêm-se as consciências com os problemas da moral, para as fazer esquecer a "política"...
    BEIJINHOS DE LUSIBERO, Mª LÚCIA

    NOTA:quis entrar em teu blog, ontem, para comentar esse poeminho simples à MÂE DE DEUS...mas a net não permitiu abrir os comentários.

    ResponderEliminar
  8. Não tinha conhecimento de tal poeta, mas ainda bem que mo deste a conhecer.

    O poema cantado está simplesmente fantástico!

    ResponderEliminar
  9. Bruce:é o que tem de melhor este mundo virtual: aprendemos uns com os outros.
    BEIJO de lusibero

    ResponderEliminar
  10. Sentida e merecida homenagem, bom levantamento bibliográfico a alguém que uma guerra estupida como todas as guerras levou cedo de mais...

    ResponderEliminar
  11. É a grande verdade, LBJ!Se o povo não estiver atento às arbitrariedades "tiranóides"...onde podemos acabar é num sítio como Lorca...Não esquecer também o Chile ,de Allende!Não esquecer que já nos querem pôr "chips" nos carros... E que, pouco falta para nos pôrem um também na casa de banho...Para, talvez, passarmos a pagar impostos pelas vezes que lá tivermos necessidade de ir!
    Abraço de lusibero e -muito obrigada!- pelo contacto!

    ResponderEliminar