sábado, 2 de maio de 2009

PEDRAS…SERES INERTES QUE “FALAM”…II


2ª parte



Continuando a minha viagem pelo mundo das pedras, quero mostrar-vos como até os poetas lhes rendem homenagem. O saudoso e difícil Teixeira de Pascoaes, escritor-poeta que viveu o SAUDOSISMO, na serra do MARÃO, no período entre 1877 /1952, no poema “NOVA LUZ”, e com a lucidez de quem se debate com as interrogações permanentes que configuram a luta entre a Verdade e a Mentira, a Clarividência e o Segredo, diz isto: (…) “Tudo o que é material como a rocha erma e calma/Querendo e desejando-o, é luz e sonho e alma… “.

E PADRE VIEIRA, o “Imperador da Língua Portuguesa”, como lhe chamou Pessoa, ao defender os índios do nordeste brasileiro da escravatura e da exploração de que eram vítimas, por parte dos colonos portugueses que os consideravam “ PEDRAS”, escreveu o texto seguinte: ”Arranca o estatuário uma pedra dessas montanhas, tosca, bruta, dura e informe. E depois que desbastou o mais grosso, toma o maço e o cinzel e começa a formar um homem: primeiro, membro a membro e depois feição por feição, até à mais miúda; ondeia-lhe os cabelos, alisa-lhe a testa, rasga-lhe os olhos, (…) No fim, aí está um Homem perfeito, talvez um santo, que um dia se pode por num altar!” Era uma pedra antes, não era?

Isto demonstra que todos nós carecemos de aperfeiçoamento para nos tornarmos mais válidos podendo, depois, difundir, irradiando-a, a luz de cada um de nós. Nunca o faremos sozinhos, não nos iludamos… Toda a sociedade tem obrigação de contribuir, para que o ser, racional e emotivo, possa transformar-se num monumento. Devemos, por conseguinte, elevar a voz contra as pedras da corrupção, da injustiça social, da prepotência, do autoritarismo, do cinismo e mentira, do enriquecimento ilícito e escandaloso, emergir do caos, em suma, para um combate feroz contra as trevas.
Nós, Homens, devemos ser luz irradiante, entre as “PEDRAS”…Deveríamos…

Mas basta ver o sacrifício desumano dos operários a quem se refere SARAMAGO, no seu “MEMORIAL do CONVENTO”, para encontrar as pedras no caminho do Homem: era de Pêro Pinheiro que os mesmos, em atitude épica, levavam as pedras, às costas, morrendo de fome e de doença, até Mafra, para cumprir o desejo megalómano-egoista de D.JoãoV…

Outras pedras, como os “menires” e as misteriosas elevações de STONEHENGE, levam-me, em viagem contínua, até, por exemplo, à Ilha da Páscoa ou às Pirâmides do Egipto, na procura de novas-velhas verdades… Que “pedras “ por ali andaram?

Qual SÍSIFO, conduz o Homem a sua pedra, montanha acima… Quando julga ter a tarefa concluída, lá vem o pedregulho montanha abaixo… E toca a recomeçar!
É assim a VIDA: UM recomeço, sistemático e contínuo, para chegar à “META”, que é a concretização do SONHO!

De quem é a culpa de toda esta estranha “viagem” que acabo de fazer?...De TALES de MILETO, inventor da Filosofia, como escola de pensamento! Que me perdoem os “filósofos”, se estiver errada… Apesar de tudo, discordo dele, eu “bicho da terra”, pequeno e insignificante, pois entendo que, desde que o Homem foi dotado da capacidade de pensar, aí começou a filosofar…


Fim deste texto, em duas partes.

4 comentários:

  1. Primeiro...um momento de agradecimento pelas palavras gentis deixadas no meu novo e ainda pequeno cantinho...

    Depois...ums das minhas citações preferidas, retiradas da obra de Vergílio Ferreira, onde se diz que "as palavras são pedras, tudo o que nelas vive é o espírito que por elas passa".

    Nestas pedras que referes, espelha-se a alma humana, as suas dúvidas e incertezas, a sua busca,porventura incessante, de respostas.

    Nas tuas palavras, habita o espírito inconformado de quem olha o mundo e o lê em cada pedacinho, mas que, sabiamente, relaciona cada um desses pedacinhos entre si para uma preciosa análise ao mundo que nos rodeia, à sua história, à sua alma vibrante.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo blog rico e agradável de visitar! Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, "Breve mapa do sol"! Feliz por conhecer-te! Vou ver o teu blog e, depois, falo!
    Abraço de lusibero

    ResponderEliminar
  4. Terra de Encanto: as palavras devem ser "pedras" contra o mundo de injustiças que nos rodeia!
    Beijinhos gratos

    Maria Elisa

    ResponderEliminar