terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A Alemanha contra o EI...


Governo alemão autoriza intervenção militar contra Estado Islâmico na Síria
Hoje às 09:27, atualizado às 10:06
O Conselho de Ministros da Alemanha aprovou, esta terça-feira, a intervenção das suas forças armadas na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico na Síria, numa missão que poderá mobilizar até 1200 militares, disse fonte governamental.


REUTERS/FABRIZIO BENSCH








IMPRIMIR(7)

ENVIAR(0)
5869

TAGS
MUNDO


Segundo a agência francesa AFP, Berlim tinha anunciado, na sequência dos atentados terroristas de Paris do passado dia 13 de novembro, que faria deslocar uma fragata e aviões de reconhecimento e de reabastecimento para apoiar as forças da coligação internacional que estão a bombardear alvos dos jiadistas na Síria.
LEIA TAMBÉM

NATO prepara medidas de apoio à Turquia
Suspeito de querer juntar-se ao Estado Islâmico detido em Espanha
Texas ameaça processar quem ajudar refugiados da Síria
Al-Assad acusa França de apoiar terroristas


Este mandato cobre todo o ano de 2016 e terá ainda de ser aprovado pelo parlamento alemão.

De acordo com o documento aprovado, a intervenção germânica abrange o envio de jatos Tornado de reconhecimento, uma fragata e até 1200 militares e surge na sequência de um pedido da França após os atentados terroristas de Paris, de 13 de novembro, que fizeram pelo menos 130 mortos.

"A contribuição alemã serve a luta contra o terrorismo e visa apoiar, em particular, a França, o Iraque e a coligação internacional na luta contra o Daesh", refere a resolução citada pela AFP.

O mandato é de um ano e terá um custo de 134 milhões de euros, podendo ser alargado no próximo ano.

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Frank-Walter Steinmeier, reconheceu antes da votação que a luta prolongada contra o Daesh (o autoproclamado Estado Islâmico) na Síria poderia ser prolongada.
LER ARTIGO COMPLETO

Sem comentários:

Enviar um comentário