segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

In www.publico.pt- Japão paga à Coreia do Sul


Japão paga indemnização de7,5 milhões de euros às "mulheres de conforto" da Coreia do Sul
EM ACTUALIZAÇÃO:

PÚBLICO

28/12/2015 - 10:16

(actualizado às 09:29)


Acordo histórico entre Tóquio e Seul sobre sistema de escravidão sexual montado durante a II Guerra Mundial.O acordo foi alcançado num encontro entre os chefes da diplomacia sul-coreano e japonês JUNG YEON-JE/AFP




0







TÓPICOS

Ásia
Coreia do Sul
Japão
Diplomacia
História
II Guerra Mundial
Prostituição
Conflitos

MAIS
Japão não pode pedir para sempre perdão pela II Guerra, diz Shinzo Abe
Shinzo Abe reconhece que Japão usou escravas sexuais
A importância da palavra perdão para as “mulheres de conforto”
A polémica das "mulheres de conforto" volta ao Japão
O Japão e a política da culpa


A Coreia do Sul e o Japão concluíram nesta segunda-feira um acordo histórico sobre a espinhosa questão das “mulheres de conforto”, como eram denominadas as mulheres coreanas forçadas a trabalhar nos bordéis para os soldados japoneses durante a II Guerra Mundial, e que continua a envenenar as relações entre os dois países ainda hoje.

Não é a primeira vez que o Japão reconhece a existência destas mulheres, e até já pediu desculpa. A novidade é a promessa de uma indemnização, algo que Tóquio sempre recusou. O Japão pediu desculpa e vai pagar mil milhões de ienes (7,5 milhões de euros) de compensação a estas mulheres, forçadas a trabalhar em bordéis durante a II Guerra Mundial.

"[Shinzo] Abe, como primeiro-ministro do Japão, pede desculpas do fundo do coração a todos os que sofreram e que ficaram com cicatrizes que são difíceis de sarar física e mentalmente", disse Fumio Kishida, ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, após o encontro com o homólogo sul-coreano, Yun Byung-se.

Segundo a BBC, este valor será dado a um fundo administrado pela Coreia do Sul. O ministro sul-coreano afirmou, que este acordo será "definitivo e irreversível" se o Japão cumprir as suas promessas.

Na Coreia do Sul, estão ainda vivas 47 das cerca de 200 mil mulheres que foram obrigadas a prostituir-se com os soldados japoneses, e lutam pelo reconhecimento do que o Estado japonês lhes fez, e por uma indemnização.Recusam o termo prostituição, porque dizem ter sido enganadas e forçadas a abandonar as suas casas, com a promessa de um emprego. Em vez disso, foram levadas para longe e mantidas em cativeiro, onde eram exploradas sexualmente. Na China, pelo menos outras 200 mil mulheres terão sido colocadas em bordéis, num esquema semelhante.

O tema das "mulheres de conforto" tem sido um obstáculo nas relações entre Coreia do Sul e Japão. Havia no entanto esperança de que este ano, quando se assinalaram os 70 anos da rendição do Japão na II Guerra Mundial, após o lançamento das duas bombas atómicas norte-americanas sobre território nipónico, que este assunto pudesse ficar resolvido. Mas o discurso do primeiro-ministro Shinzo Abe, em Agosto, no aniversário da capitulação, tinha esfriado essas expectativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário