terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

POEMA: "TEJO DE ABRIL"


Fotos do google


---“TEJO de ABRIL…”

Deslizam barcos ao longo do Tejo…
Ondulam com as correntes,
sustidos pelas marés dolentes…
Aqui,
de onde os vejo,
lembro tantas caminhadas
noutras paragens sulcadas.

Do cais de Belém
foram sempre mais Além!


Rio, que viveste ABRIL, que viste batalhas mil
de sangue suadas
no tempo de todas as Cruzadas…
Que ofereceste alento
e dás ,também, o sustento;
tu ,que cheiraste o vermelho dos cravos
e que cantaste”GRÂNDOLA, VILA MORENA…”

Como e por que paraste no TEMPO?
Quem prende teus braços mil,
com que abraçaste ABRIL?
Responde à força do vento
que respira LIBERDADE!
Não pares de navegar
no mar da nossa Idade!

PORTUGAL! Meu país amargurado,
sem ter o dever cumprido!
Ouve o brado que vem do fundo das marés,
dos ventos alados
do Passado adiado!

E o rio ouve o lamento
que carrego, cá por dentro…
Sereno…mas não impávido,
fulgura nas livres águas…
Exemplo transcendental,
Derrama coragem
Nas gentes de PORTUGAL!

TEJO, meu país a ansiar!
Testemunho vivo dum ressurgir, a cantar!

Pensamento livre!
Andamento suave!
Prosperidade….?
Vontade de erguer-me, de novo,
à superfície da tua segura fraternidade!

Chave mítica do nosso abrir
a porta,
sobre uma treva infinita…

E meu olhar de LIBERDADE
ampara-se nas tuas margens
que abarcam PORTUGAL,
no ressurgir da SERENIDADE!

C7G-(MST)-16/DEZ/09

14 comentários:

  1. Que as margens que abarcam a nossa liberdade sejam amplas como os céus!

    ResponderEliminar
  2. Temo que se comecem a estreitar, Manuel!
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Maria
    Temo que o nosso Tejo, deixou morrer Abril.
    Muito belo o teu poema.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  4. Minha querida sonhadora: esperemos que não... que ainda haja força anímica neste POVO, para nunca esquecer o que foi o "antes"...
    BEIJO AMIGO
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. Terá o País vontade de se erguer de novo? Ou será que somos um povo com um passado glorioso e sem futuro? Os cravos de Abril, morreram connosco... Queria acreditar que este tempo é apenas a véspera de um novo Abril mas...
    Um beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  6. Maria,
    Esperemos que a alegria, sem fim e sem limites, do abril dos cravos, do sabor de liberdade, do "Grandola, Vila morena...", volte e que não seja só uma quimera.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. O rio Tejo respira Abril por todos os poros.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Manuel Marques: esperemos que sim, que os capitães de Abril estejam atentos e que tenham deitado à terra a semente...
    BEIJOS
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. DEUS te oiça, MªLÚCIA!Eu nem compreendo como é que os brasileiros vêm para este país...
    BEIJOS
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  10. Gracinha: espero que sim... Outro ABRIL daria jeito, mas continuamos a ser sempre um país adiado... BEIJOS ,minha amiga.
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. ´LINDÍSSIMO,MINHA LINDA!!!
    ABRIL ESTÁ BEM VIVO.....
    O RIO É QUE VAI POLUÍDO,PRECISA SER LIMPO!!!!!
    BEIJOCAS.........

    ResponderEliminar
  12. ViTáLIA!!!!!!!!!MINHA I.; CONSEGUISTE! ESTUO TÂO FELIZ!OBRIGADA , MQI!BEIJOCAS
    LUSIBERO(MªELISA)

    ResponderEliminar