segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"CENSURA DE VOLTA: MÁRIO CRESPO, desta vez!

É com extrema preocupação que escrevo este pequeno post.
Já hoje ,de manhã, comecei a suspeitar que alguma coisa não estava bem, no JN ,naquela página onde, ao lado de HONÓRIO NOVO, costumava aparecer o MÁRIO CRESPO, com a sua indispensável crónica, para quem gosta de ler jornais e certos comentadores, que vão dizendo umas verdades e "chamando os bois pelos nomes!

Confirmei ,ao longo do dia, que o "JOÃO COITO" dos tempos depois de ABRIL, conseguiu eliminar do JN a crónica que tanto lhe apertava os tomates...
MANUELA MOURA GUEDES e o seu jornal das 6as, o DIRECTOR DO Público, o jornal "SOL", que veria as suas dívidas pagas mas que em troca não poderia falar mais do caso FREEPORT...

De que é que os "Goebells" deste desgoverno socialista têm medo? Por que motivo querem calar a imprensa, à boa maneira salazarista?ou estalinista?...

Consegui confirmar o afastamento do consagrado jornalista, indo ao PPTAO, a fazer a minha habitual visita!

Como passo as tardes na fisioterapia a tratar do meu problema de saúde, ainda não tive tempo de ouvir os jornais das televisões; por esse motivo, ainda não ouvi nenhuma referência ao facto. Ou será que também elas estão proibidas de darem notícias deste teor, à boa imagem do que fazem os ditadores como Chavez ,que encerra tudo o que lhe não seja favorável?

Será hora de pedir ao sr PR que deixe de "andar preocupado" com tudo para se preocupar com alguma coisa de significativo?

PORTUGAL, É HORA, CADA VEZ MAIS PREMENTE, DE ABRIRMOS OS OLHOS! OLHEM QUE O HOMEM QUER PERPETUAR-SE NO PODER !

12 comentários:

  1. Boa noite Maria.

    Nao sei se entretanto ja se actualizou em relacao a este tema, mas em alguma imprensa online saiu hoje o artigo de opiniao de Mario Crespo, que o JN censurou.
    Deixo-lhe aqui um pedaco do mesmo"

    "O Fim da Linha
    Mário Crespo
    Terça-feira dia 26 de Janeiro. Dia de Orçamento.
    O Primeiro-ministro José Sócrates, o Ministro de Estado Pedro Silva Pereira, o Ministro de Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão e um executivo de televisão encontraram-se à hora do almoço no restaurante de um hotel em Lisboa.
    Fui o epicentro da parte mais colérica de uma conversa claramente ouvida nas mesas em redor. Sem fazerem recato, fui publicamente referenciado como sendo mentalmente débil (“um louco”) a necessitar de (“ir para o manicómio”). Fui descrito como “um profissional impreparado”. Que injustiça. Eu, que dei aulas na Independente. A defunta alma mater de tanto saber em Portugal.
    Definiram-me como “um problema” que teria que ter “solução”. Houve, no restaurante, quem ficasse incomodado com a conversa e me tivesse feito chegar um registo. É fidedigno. Confirmei-o.
    Uma das minhas fontes para o aval da legitimidade do episódio comentou (por escrito): “(…) o PM tem qualidades e defeitos, entre os quais se inclui uma certa dificuldade para conviver com o jornalismo livre (…)”. É banal um jornalista cair no desagrado do poder. Há um grau de adversariedade que é essencial para fazer funcionar o sistema de colheita, retrato e análise da informação que circula num Estado. Sem essa dialéctica só há monólogos" (...)

    ResponderEliminar
  2. OBRIGADA, FRANCISCO.
    POR acaso, entretanto, vi uma entrevista com o Mário Crespo, na SIC, no jornal apresentado pelo Rodrigo Guedes de Carvalho e vi , ou melhor, ouvi, o comunicado da Empresa SIC a dar toda a sua solidariedade ao consagrado jornalista.
    Fico-te muito grata, pela atenção.
    Beijo de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  3. A ser verdade a conversa de Sócrates, a situação é grave.

    ResponderEliminar
  4. oLÁ PESSOA ESTIMADA ,SÔBRE POLÍTICA LOCAL,DESSA TERRA LINDA,ME ABSTENHO,MAS AQUI CHEGUEI,PARA GIRASSOIS OFERTAR Á CASA SUA,E A ESSE POVO LINDO TEU,QUE TANTO AMO!

    VIVA LA VIDA

    ResponderEliminar
  5. Aqui no Brasil estão a calar a imprensa também, minha amiga.
    Tanto nas grandes quanto nas pequenas esferas governamentais.
    Arnaldo Jabor está sendo censurado pela presidência da república e teve muitas de suas crônicas cortadas e também em jornais televisivos.
    Já um outro amigo que escreve num blog sobre a política local, está com 12 processos (6 civis e seis criminais) por conta de dizer a verdade sobre as maracutaias politiqueiras.
    Aonde vamos parar, não sei!
    Beijinhos em ti.
    Preocupe-se em ficar boa, Maria Elisa.
    Esta escória, estes lixos que dominam o mundo hão de estar com seus dias contados.

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente a censura ainda acontece por todo o lado. Mas custa a admitir que Portugal, liberto ha há tanto tempo da censura salazarista,se veja ameaçado pela sua sombra novamente.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. DANIEL SANTOS: penso que, nesse aspecto, a situação é cada vez mais grave... apavorante!

    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  8. MA LÚCIA: o poder transfigura as pessoas... Pode crer que são muitos já os casos deste género... num governo que se diz "socialista"
    BEIJOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. MALU: afinal, vocês também têm razão de queixa... Como eu dizia a outra amiga, o poder corrompe e transforma as pessoas , que se tornam caricaturas de tudo.
    BEIJINHOS ,amiga.
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  10. RICARDO CALMON: eu sei da sua incapacidade de falar destas coisas... Afinal, aí também há problemas destes ...
    Beijos
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. Maria, a censura nunca nos deixou nem há-de deixar. E aqueles que acreditam nas noticiazinhas que vêem à noite nos telejornais deviam procurar saber um pouco mais sobre o mundo que os rodeia.

    Este caso do Mário Crespo é muito positivo para Sócrates e não sei até que ponto o Mário Crespo não estará a fazer o jeito. Muita areia para os nossos olhos, e entretanto as verdadeiras questões ficam por saber ou responder. Sócrates procura sempre um imbróglio destes quando apertado. Já a Manuela, que tão bem soube inventar o caso Freeport, por duas vezes, e ambas, curiosamente, antes das eleições ganhas por Sócrates, fez-lhe o jeito por duas vezes. Será uma eterna virgem ofendida, uma eterna vítima, enquanto não nos focarmos em o confrontar com aquilo que realmente é importante: Portugal e sua governação. Isto não são episódios de censura. Isto são invenções de pessoas que sonham com o Síndroma Fátima Felgueiras: o de serem exilados políticos. Demos o real valor às coisas. Isto vale muito pouco, comparado com o advento da mudança mundial que aí vem, e será nesta geração. Isso sim, é importante. Mários e Manuelas são apenas fantoches manietados pelo "Pão e Circo".

    ResponderEliminar
  12. CIRRUS: talvez tenha razão... Talvez esta sociedade seja tão fátua, tão carecida de valores que muitos se limitem a brincar com coisas sérias... Mas cansa ver tanta miséria neste país e tão poucos -ou nenhuns!- preocuparem-se com os desempregados aos milhares e milhares...
    Beijo amigo de
    Lusibero

    ResponderEliminar