quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Notas literárias: Manuela Azevedo


FOTOS GOOGLE



MANUELA AZEVEDO (MA), jornalista, poetisa, ensaísta, escritora de 98 anos de idade, vai publicar as suas memórias num livro cujo título é, “MEMÓRIAS de UMA MULHER de LETRAS”. O livro será editado pelo MUSEU NACIONAL da IMPRENSA, na FUNDAÇÂO MÁRIO SOARES.
Primeira jornalista profissional da imprensa portuguesa, escritora multi facetada, quer quanto à forma quer quanto à temática, mulher lutadora anti-fascista com uma atitude de frontal oposição ao regime salazarista, pressupomos que as histórias que esta grande mulher do mundo literário português vai editar, nesta obra, abranjam, a nível social e familiar, tudo o que a caneta lhe ditou e que o regime obscurantista não permitiu que fosse publicado, em tempo oportuno.

Como escritora- jornalista e vice-versa, recorda os tempos que passou no “DIÁRIO DE NOTÍCIAS” e nos já desaparecidos jornais “REPÚBLICA” e “DIÁRIO de LISBOA”.
Escreveu dezenas de livros de contos, poesias, ensaios, novelas, biografias, romances… e sei lá que mais!
Nunca foi autora que fizesse parte dos programas de PORTUGUÊS, facto que se pode dever, em parte, à sua posição política de opositora a Salazar…
Não tenho, por esse motivo, um conhecimento profundo da sua obra, a não ser como um factor de cultura geral que fui complementar com recurso a “Histórias da Literatura” e “Dicionários da Literatura”, que por aí tenho guardados.
Mulher de causas, sempre à frente do seu tempo e até, por conseguinte, da sua idade cronológica, viveu apaixonada pela obra de Camões e pela vila de Constância, no Ribatejo.
De tal maneira, que é lá que pretende ver realizado o seu sonho de construção de “UMA CASA DA MEMÓRIA”, onde se possa perpetuar o amor pelo poeta maior do século XVI e a sua grande obra.
Do seu livro de memórias sairão notas preciosas sobre figuras históricas com as quais conviveu, das quais destaco HUMBERTO DELGADO, HENRIQUE GALVÃO, CALOUSTE GULBENKIAN, O EX-REI HUMBERTO, DE ITÁLIA, o escritor AQUILINO RIBEIRO e ainda entrevistas com nomes como EVITA PÉRON, RUDOLF NUREYEV, ERNEST HEMINGWAY, etc
Sei que muita gente desconhece o nome desta grande mulher da nossa vida social e literária. Mas não custa nada relembrá-la como tal, já que na devida altura, como sempre acontece aos nomes incómodos, Portugal tem uma tendência, quase genética, para os esquecer!
Já não tem emenda, neste capítulo, este meu /nosso país!
Retirei de um cantinho, na Internet, o poema de MA que passo a escrever, com todo o amor pelas nossas letras.
“SUBINDO A SERRA”

Subir a serra
É sentir lá no cimo
A presença divina,
Ter asas e ser pequenino.
Ver as minúsculas casas
Ponteadas na paisagem,
Sentir o vento a fustigar o corpo
E só querer chegar sempre mais alto,
O coração a soltar-se na aragem
Qual papagaio a que se solta o fio.

In”O CANTO DAS FRAGAS”

4 comentários:

  1. Maria
    Que linda, ativa com essa idade, é mulher de muita paixão. O poema é belissimo, fui subindo junto.
    beijo

    ResponderEliminar
  2. Grandes nomes sempre encontramos por aqui, bem como valiosas informações, Maria Elisa.
    Mas não é somente Portugal que tem este péssimo costume de não evidenciar grandes nomes. No Brasil, por questões políticas, ocorreram fatos semelhantes em época de ditadura e ainda continua a acontecer...
    Beijinhos, amiga e, obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  3. Angela: é verdade! Com 98 anos, 70 de vida literária activa, Manuela Azevedo é a prova do voluntarismo da acção do cérebro exercitado, para dar bons frutos!O poema é muito ingénuo, temos que o enquadrar na sua época, que era ainda tocada por um certo ultra - romantismo... Mas foi o que eu consegui transcrever da NET...
    BEIJOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. MALU: eu sei que também o Brasil, neste aspecto ,não é "flor que se cheire"...o que importa - SEMPRE!- é denunciar!
    Quem não sabe viver de braço dado com a cultura, não VIVE!
    BEIJOS ,MALU.
    LUSIBERO

    ResponderEliminar