sexta-feira, 30 de outubro de 2009

PADRE ANTÓNIO VIEIRA (1608-1697)


Chamou-lhe Fernando Pessoa, no poema “ANTÓNIO VIEIRA”, “IMPERADOR DA LÍNGUA PORTUGUESA!” Queremos melhor maneira de começar a falar deste vulto da Literatura Portuguesa? Impossível!
Enveredemos, por conseguinte, por este caminho, que não vamos nada mal…
P.e VIEIRA pertenceu ao segundo período clássico da nossa literatura, o período Barroco, (século XVII), e tornou-se conhecido pelos SERMÕES, pelas CARTAS, por ser o defensor declarado e corajoso da identidade dos Índios da região amazónica e pelo aprimoramento da LÍNGUA PORTUGUESA, que CAMÕES, no século anterior, já tinha “começado a tratar pelo seu nome”, digamos assim. O “Apóstolo dos índios”, como ficou conhecido, pela defesa das etnias amazónicas, exploradas pelos gananciosos colonos portugueses, principalmente, bateu-se, mesmo a despeito da Inquisição que lhe não dava descanso, pela manutenção da cultura e liberdade destes povos, que muitos brancos consideravam como animais de carga, no caminho da exploração para fins de enriquecimento pessoal. Chamemos as coisas pelo seu nome: explorados como escravos!
Padre da Companhia de Jesus, pregador de temperamento impressionável e impulsivo, teólogo de forte formação humanística, “apóstolo” de causas que ainda hoje temos como justíssimas, diplomata com um elevado sentido de patriotismo, político adepto das doutrinas mercantilistas que já estavam a fazer prosperar, nesse longínquo século XVII, potências como a Inglaterra e a Holanda… digamos que falou até a voz lhe doer!
Não isento de uma certa utopia, no que diz respeito à grandiosidade da PÁTRIA, caiu, estranhamente, nas profecias do “BANDARRA”, que preconizavam para PORTUGAL a integração num novo IMPÉRIO, o 5º IMPÉRIO (SOBRE ESTA TEMÁTICA, DEBRUÇAR-ME-EI QUANDO FALAR DE FERNANDO PESSOA).
Foi o P.e VIEIRA cultor de uma majestosa LÍNGUA PORTUGUESA, que só voltou a conhecer momentos de esplendor com ALMEIDA GARRETT, no século XIX. “TOCADA COM PINÇAS”, a nossa língua viu os verbos enriquecidos no lugar próprio, os adjectivos apropriados às situações, os pronomes usados como devem, ainda hoje, ser usados, as situações mais naturais ou mais escabrosas tratadas a propósito, a língua enriquecida com novas palavras advindas do período dos descobrimentos… enfim, tudo tratado pelo seu nome, em SERMÕES e CARTAS, que enriqueceram e modernizaram o estilo e a forma da língua pátria.
Célebre aquele pequenino texto sobre o valor do índio, pessoa-humana, como se verá, a seguir: ”Arranca o estatuário uma pedra dessas montanhas, tosca, bruta, dura, informe (…) e começa a formar um homem (…) ondeia-lhe os cabelos, alisa-lhe a testa, rasga-lhe os olhos, afila-lhe o nariz, abre-lhe a boca. Avulta-lhe as faces, torneia-lhe o pescoço, estende-lhe os braços, espalma-lhe as mãos, divide-lhe os dedos, lança-lhe os vestidos, aqui desprega, ali arruga, acolá recama; e fica um homem perfeito, e talvez um santo, que se pode pôr no altar.”
Vocabulário apropriado, uno nas suas intenções, conciso, claro e ordenado de acordo com a ideia inicial: a de que o índio é uma pedra bruta, (como somos todos nós!) que, depois de “bem trabalhado” até pode vir a ser um santo!
Mas, para que isso pudesse acontecer, era necessário que os PREGADORES se esmerassem no vocabulário e na maneira mais sã de passar a MENSAGEM aos colonos embrutecidos, que os consideravam seres inferiores e às custas dos quais podiam enriquecer, explorando-os como escravos.
Viviam-se tempos perigosos por causa da Inquisição. Já desde o reinado de D. João III, da 1ª DINASTIA, era perigoso discordar ou, de qualquer modo, enfrentar, esta “Polícia religiosa “ dos tempos escuros da Idade Média, que se prolongou no tempo e no país. Falar contra os membros do CLERO, como fez GIL VICENTE, no século XVI, era um acto de honestidade e coerência de princípios que se podia pagar, muito caro, de preferência nas masmorras dos jesuítas. Se bem nos lembrarmos do célebre “SERMÃO DA SEXAGÉSIMA” e da temática do mesmo, que era abertamente contra os padres incultos e venais, fácil nos será compreender por que é que o P.e VIEIRA foi preso tantas vezes e andou fugido outras tantas, sem que este sermão, apesar de tudo, seja o mais elucidativo das ideias de VIEIRA, contra um certo clero, que pactuava com os grandes e os ricos.
BOILEAU, ensaísta francês, dizia: ”A ARTE TEM UMA FINALIDADE EDUCATIVA (…) A OBRA DE ARTE DEVE SER COMPREENSÍVEL, BASEADA NA VERDADE E NE RAZÃO. SÓ A VERDADE É BELA.”
Aplica-se que nem uma luva, esta frase ao que Vieira pensava ser, melhor, dever ser, a arte do púlpito. No SERMÃO de SANTO ANTÓNIO, pregado em 1654, em S. Luís do Maranhão, pouco antes de uma nova vinda a PORTUGAL, Vieira começou por uma frase dos Evangelhos, dirigida aos padres que não sabiam expor as suas ideias e que, por conseguinte, não “levavam” a MENSAGEM onde era necessária: ”Vós estis sal terrae”, (S.MATEUS,5)- “Vós(pregadores da palavra sagrada) sois o sal da terra”. A partir deste pensamento, desatou a “zurzir” contra os maus pregadores, incultos, vaidosos, por vezes com suja aparência, que não permitiam que “o sal” cumprisse a sua missão de impedir a corrupção dos alimentos …Era mais do que evidente o jogo de METÁFORAS, que resultou numa deliciosa ALEGORIA dos padres que não ajudavam a impedir a corrupção do alimento das almas, que era a palavra de DEUS. Deste sermão saíram as regras do discurso argumentativo, segundo VIEIRA. Um bom texto argumentativo deveria obedecer a uma divisão em quatro partes principais, a saber: EXÓRDIO, INVOCAÇÃO, CONFIRMAÇÃO e PERORAÇÃO.
Não errarei ao dizer que nunca, na nossa Língua, se tinha visto um PORTUGUÊS tão claro, tão natural, tão próprio e tão fluente como o de VIEIRA; de tal modo que, ainda hoje, esta matéria faz parte dos programas do ENSINO SECUNDÁRIO. Por tal motivo, devem estes alunos estar atentos às aulas de Português, pois este meu texto é uma achega, muito incompleta, uma vez que se dirige a outro tipo de leitores.
PADRE VIEIRA exerceu funções de exímio diplomata em cidades como ROMA, PARIS, RUÃO, HAIA, AMSTERDÃO e por todo o BRASIL. Tal como ele vivia para a dignificação dos índios e dos desprotegidos, assim deveriam viver outros missionários. É célebre uma ideia sua, a este respeito, quando afirma: “Os que saem a semear são os que vão pregar à Índia, à CHINA, ao Japão; os que semeiam sem sair, são os que se contentam em pregar na Pátria… Ah, pregadores! Os de cá, achar-vos-eis com mais “paço”; os de lá, com mais “passos” ! É de reparar que, nesta frase, Vieira joga com as palavras HOMÓFONAS paço (REAL) e passos (DE CAMINHAR) …
Lidos, os seus textos são um deslumbramento! Como seria de os classificar, se os tivéssemos podido ouvir?
E concluo, amigos, com o seguinte: conta-se que o filósofo ÉSQUINES, da antiguidade clássica, estava, certo dia a ler aos seus discípulos, um texto de DEMÓSTENES, seu adversário. No fim, estes aplaudiram, freneticamente. E em vez de os repreender, ÉSQUINES exclamou:
- QUE FARÍEIS, SE TIVÉSSEIS PODIDO OUVIR A PRÓPRIA “FERA”?”


BIBLIOGRAFIA:
HISTÓRIA DA LITERATURA PORTUGUESA, livro II, de ANTÓNIO JOSÉ BARREIROS, 5ª edição, DISTRIBUIDORA PAX, 1974 .

17 comentários:

  1. Precisávamos tanto, neste secúlo 21, de um novo Padre António Vieira....
    Um beijo.
    Graça

    ResponderEliminar
  2. Até 1661, o Padre António Vieira e outros jesuítas tiveram, no Brasil, influência assinalável. O Padre Vieira visita o interior do Brasil, numa viagem incessante, com a realização da missão que se propôs-a evangelização dos índios. Colonos e donos de roças insurgem-se, entretanto, contra os jesuítas, e as relações conflituosas com o Padre Vieira, sonhador, enérgico, e lutador, agravam-se progressivamente. A denúncia da escravidão continua a ser feita por este jesuíta, cujos sermões contra a escravatura (conhecidos como Rosa Mística), são entendidos como obstáculo à evolução e cresimento económicos do Brasil. Em Maio desse ano, no Maranhão, os colonos assaltam a Companhia de Jesus, cujos padres são expusos do país. Pouco depois de chegar a Portugal, eis, novamente, a perseguição pela Inquisição...depois do reingresso na vida política.
    Pedaços de um percurso de vida que continua actual e cuja retórica traz ensinamentos profundos sobre o fundo da alma humana.

    ResponderEliminar
  3. MUITO BEM, TERRA DE ENCANTO!
    BEIJOS DA SRa PROF DE PORTUGUÊS....LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. GRAÇA PEREIRA: HOJE, DEPOIS DA LURDES RODRIGUES, NEM O PADRE VIEIRA CONSEGUIRIA SALVAR A SITUAÇÃO...
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. Fez-me reportar também até Padre José de Anchieta há aproximadamente um século antes, que também fez um trabalho de humanização com nossos pobres índios, na região sudeste do meu País. Indios, estes, quase todos dizimados nos dias de hoje.
    José de Anchieta não teve tão vasta lietratura, como Padre Vieira, mas foi de maestria, e, equânime, principalmente nos poemas e nas escritas que desenrolava nas areias de São Vicente e depois tranpassava-nas no papel.
    Que bom que é vir por aqui...
    Sempre há coisas belas por se ver.
    Beijinhos para ti, Maria Elisa

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem, MALU. É bom também ler as tuas palavras, minha amiga. Olha, eu não sabia nada do Padre ANCHIETA...Adoro essas figurasa da História que tanto lutaram pelos índios, verdadeiro património da HUMANIDADE!
    Beijos de lusibero

    ResponderEliminar
  7. Fiquei a saber mais algumas coisas sobre o Padre António Vieira. Obrigado pela lição.
    Abraço
    Compadre Alentejano

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem, COMPADRE!
    BEIJO DE BOM FERIADO
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. Exiit, qui seminat, seminare semen.
    (saiu quem semeia a semear a semente)
    Aqui ele mostrou que o próprio Cristo disse que o semeador semeou um só tipo de semente.com esse recurso argumentativo, Vieira conclui, dizendo que a prédica há de ter um só objeto, uma só matéria.
    Sempre usei essa regra na montagem de meus textos, que de certa forma sempre obtiveram êxito.
    Seria bom se nascesse pelo menos um vieira a cada século...
    P A Z
    Tácito

    ResponderEliminar
  10. CONHEÇO, T@cito!O discurso argumentativo, para quem o pratica, de acordo com VIEIRA, é uma fonte de inspiração e de boas fala e escrita. PAZ, meu amigo, para você também.
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. Este será o blogue em destaque nas ligações amanhã do 2711.

    Entretanto, força e continuação do grande trabalho que faz.

    ResponderEliminar
  12. Tenho pedaços do Pe. António Vieira que guardo separados das restantes obras, como por vezes faço. O texto está soberbo na informação tão explanada como esclarecedora, e sendo ele conhecido como o missionário dos indios, lembro-me do filme "A Missão" com Jeremy Irons e música de Ennio Morricone de que aliás existe o álbum, onde os jesuítas se embrenham na Amazónia apesar do marquês de Pombal ter ditado o fim da missão com o reprovavel apoio do Papa que levou o bispo a escrever-lhe.

    Um beijinho amigo

    ResponderEliminar
  13. Olá, Maria :)

    Fico feliz por conhecer o seu espaço, onde poderei aprender e reaprender muito. Por exemplo, sinto fascínio pela obra do Padre António Vieira, embora não seja conhecedora profunda da sua obra. Por isso, foi um prazer ler esta sua publicação.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  14. ANA PAULA SENA:estou feliz por conhecer-te(pode ser assim?)e por contribuir com um pouco dos meus conhecimentos para o enriquecimento pessoal dos outros e de mim própria.
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  15. DANIEL SANTOS: obrigada, meu amigo, por este maravilhoso presente!
    E fico feliz também... por fazer com que tenha dito mais qualquer coisita!
    Um beijo muito amigo de lusibero

    ResponderEliminar
  16. DANIEL SILVA(LOBINHO): MEU AMIGO QUERIDO, não tenho comentado os teus trabalhos, 1ºporque pediste descanso, por uns dias e 2º porque não tenho visto nada de novo, como ,aliás, tinas avisado. Fico contente por teres gostado que falasse sobre Pe Vieira; vindo de ti, o que dizes é um grande elogio, tal como essa linda surpresa que me fez o DANIEL SANTOS e como o aparecimento da ANA PAULA SENA!
    UM BEIJO AMIGO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  17. Greetings I am so delighted I found your web site, I
    really found you by accident, while I was researching on Google for something else, Nonetheless I am
    here now and would just like to say thank you for a marvelous post and
    a all round entertaining blog (I also love the theme/design),
    I don’t have time to browse it all at the moment but I have saved it and also included your RSS feeds, so
    when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the fantastic b.


    Here is my weblog: Rosanne Bose

    ResponderEliminar