terça-feira, 27 de outubro de 2009

BREVES APONTAMENTOS...



FOTOS GOOGLE



-O noticiário das 8 horas da manhã, na TSF, deu uma notícia chocante, no mínimo:O Estado de ISRAEL está a impedir uma justa e equitativa distribuição de água , aos territórios palestinianos.
Sendo a água um bem universal, espero que, por motivos perfeitamente políticos, o estado hebraico ´~ao use a supremacia , nomeadamente militar , para "dobrar" os palestinianos. Tal como o Sol que, quando nasce é para todos, a água deve ser usada por todos ,também, sem que possa, de modo algum!- servir de retaliação ou arma político/militar.
Ainda não ouvi os telejornais referirem-se a esta notícia. A ser verdade, será indigno e desumano!
Donto sempre, nestas coisas relacionadas com aquelas partes do mundo, com a opinião de dois amigos, deste mundo virtual...


- Chegou a PORTUGAL uma lince, AZAHAR,para começar o repovoamento desta espécie ,que não é vista ,em PORTUGAL, há mais de trinta anos. É uma notícia que muito me alegra pois, cada vez que uma espécie desaparece... desaparece um pouco de nós, humanos, também.
O Instituto da Conservação e biodiversidade(ICNB) prevê , para Novembro , a chegada de mais fêmeas e machos, para a reprodução da espécie, para a qual se estão a preparar ambientes próprios, dadas as peculiaridades destes animais.

- A EMBAIXADA DA IRLANDA vai entregar à BIBLIOTECA GERAL DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, o "fac-simile" de um livro, "THE BOOK OF DURROW"( ou DARROW, como muitos dizem) que é um velho documento ilustrado dos evangelhos de JOÃO, LUCAS, MATEUS e MARCOS, com inúmeras iluminuras e imagens simbólicas dos mesmos. É mais um ilustre documento a enriquecer o espólio de uma das mais consagradas Bibliotecas universitárias do mundo.
O livro, segundo leio nos jornais de hoje, vem da BAIXA IDADE MÉDIA, dos anos que medeiam entre 877 e 916, tendo chegado a ser venerado ,então, por decreto real irlandês, da época.
Já não é a primeira vez que a BGUC é agraciada com honras deste teor: o REI DE ESPANHA já nos tinha atribuído o "fac-simile" do Cancineiro de SANTA MARIA e outras entidades de outras partes do mundo, que não recordo, fizeram o mesmo com outras obras ,únicas e de valor incalculável.
Coimbra e a sua Universidade gozam de um lugar de destaque nos meios intelectuais universais. Pena é que a fama nem sempre corresponda à realidade, como bem constataram muitos dos que por lá têm passado...

17 comentários:

  1. ISRAEL
    Tenho dúvidas que o estado hebraico alinhe nessa de que o Sol quando nasce, e a água corre, são para todos. A Doze que Moisés uniu não pensavam assim. Josué foi claro.
    LINCE IBÉRICO
    Caramba! (perdoa o áspero)O meu país é humano. O Sol e a água também são para os linces!
    UNIVERSIDADE DE COIMBRA
    Fama e realidade de costas voltadas. Lamento! É de saudar a atitude da Embaixada da Irlanda. Dos celtas não nos chega só bom sapateado!
    Um beijo daqui

    ResponderEliminar
  2. Saudosos tempos da Malcata onde foram avistados linces.
    Mas tenho medo que a reprodução não tenha sucesso. É que existem umas espécies raras chamadas caçadores com a ânsia de premir o gatilho em tudo o que mexe!

    ResponderEliminar
  3. CARLOS ALBUQUERQUE: estou de acordo contigo,
    em tudo!
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. DYLAN:TENS RAZÃO! Contra o bicho homem não há nada que possa vencer!
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. Maria, sei que espera o meu comentário à notícia que vem do Médio Oriente. Antes disso, e mesmo tendo lá ido em Junho e verificado a situação no terreno, quis informar-me o melhor possível.
    Aparentemente, e como diz, os nossos meios de comunicação social não deram grande relevo a esta situação, o que não é estranho, pois as notícias daquelas paragens ou não chegam ou chegam filtradas.
    Quando estive na Jordânia, em Junho, estranhei o nível do Mar Morto, consideravelmente mais baixo que em alturas anteriores. Aparentemente, está a perder um metro de nível todos os anos, desde há algum tempo a esta parte. Quando me desloquei à foz do Jordão, o fenómeno explicou-se por si próprio: o caudal do antes poderoso rio está reduzido a uma ribeira minúscula. Procurei saber o porquê desta situação. Aparentemente, o rio está a ser desviado, a montante, mal entra em território partilhado pela Jordânia e por Israel (é fronteira natural entre estes dois países). Desviado para onde? Está a ser desviado, em valores entre 75 e 90% do caudal, para os território que conhecemos por "ocupados", ou seja, para alimentar de água abundante os colonatos israelitas na Cis-Jordânia. Os aquíferos estão a esgotar-se rapidamente, e o rio Jordão é a única fonte de água renovável da região. Acresce a isto que todos os territórios palestinianos adjacentes às margens do Jordão são agora áreas restritas controladas pelo exército israelita, bloqueando o acesso às populações palestinianas ao rio. Aliás, pode ver-se isso mesmo no mapa que apresento na barra lateral do meu blog.
    Deve lembrar-se, com certeza, da investida de Israel no Líbano. A grande meta do exército era estabelecer uma zona de segurança no sul do Líbano. Há um grande rio nesta região, o Litani. O objectivo de Israel era, na altura, alterar a sua área de segurança para lá do Litani. Ou seja, integrar o Litani no seu território ocupado.
    A guerra não é apenas ideológica, não é apenas por território. Desde sempre, a guerra é pelo controlo sôfrego do recurso mais básico: a água. E ao ritmo que Israel a consome, não haverá tréguas tão cedo.

    Fica a notícia da CNN, negada por Israel, especialista máximo em negar relatórios de Organizações neutras, como a ONU ou, como é o caso agora, a Amnistia Internacional. Em quem acreditar? Eu apenas sei o que vi, e o que vi confirma a notícia na Cis-Jordânia. Quanto a Gazah, como calcula, não tenho a mesma informação. Não sei até que ponto a Amnistia Internacional é de confiança ou não. No passado, sempre foi. Agora, é posta em causa porque chegou a esta triste conclusão. Tire as suas próprias conclusões:

    http://edition.cnn.com/2009/WORLD/meast/10/27/israel.water/index.html

    ResponderEliminar
  6. CIRRUS:agradeço ,sinceramente, todo este trabalho a que se deu, para me esclarecer. Mas ficamos, quase na mesma, como diz, porque eu não posso compreender que o mundo não veja essa situação. Tem razão:tenho que me ir informando e tirar conclusões, que é o que vou fazendo até através da TIME....
    ABRAÇO DE AMIZADE DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  7. Maria, querida
    A água está bem próxima de tornar-se a nova moeda do mercado e só terá acesso a ela quem tiver nas mãos o poder para adquirí-la.
    O MUNDO caminha por trilhos assombrosos e quem governa este TREM não importa com seu descarrilhamento.
    Tem um selo para ti, nas minhas páginas, além daquele que já te ofereci.
    Este ganhei do Carlos e quis compartilhar contigo porque tuas páginas preenchem todas as qualidades que o selo exige.
    Beijinhos do coração

    ResponderEliminar
  8. Maria:)

    Gostava de comentar a sua posta, mas não posso, porque não falo daquilo que não sei.
    Não sei se Israel está ou não a retirar água, ou se essas organizações internacionais "pelos direitos humanos" estão ou não a inventar "notícias".
    Sobre o facto de os telejornais não se referirem a essa "notícia", é mais do mesmo. Recentemente tem havido disparos do Líbano para Israel, violando claramente a resolução 1701 da ONU. Ninguém falou no assunto. No futuro, se Israel fizer mais alguma intervenção no Líbano, vão aparecer os mesmos do costume com a conversa do costume. Agora calam-se, mas depois ninguém os cala.

    Sobre o que o Cirrus escreve acerca da ocupação israelita do sul do Líbano, não há grande coisa a dizer, porque os factos o desmentem. Israel saiu, ponto final. Se queria ou não queria isto ou aquilo, é pura especulação.
    Um beijinho para si, e um abraço ao Cirrus.

    ResponderEliminar
  9. A privação de água a que se sujeitam os palestinos de Gaza tem causado muita indignação em todo o mundo. Todavia, desde quando o Estado de Israel se preocupou com suas costumeiras crueldades e covardias? Lembro-me muito de uma mensagem recebida de uma judia, em que nos pedia com veemência que diferenciássemos Israel do Judaísmo, pois muitas das práticas do Estado israelitas em nada se coadunam com a pregação judaica.

    ResponderEliminar
  10. Costacarvalho: obrigada por se ter dado a conhecer e logo, com uma opinião tão leal e convicta.
    Já fiz uma visita ao seu blog e fiquei logo tão entusiasmada com o primeiro poema, que me lembra a poesia simbolista de CAMILO PESSANHA, que o vou pôr nos Favoritos, para ir lendo e comentando-
    Abraço de Lusibero

    ResponderEliminar
  11. LEVY; um grande abraço e obrigada pela intervenção. Não queria ,não gostaria de ver consumada uma política de guerra por causa da água, naquela região do mundo...
    Para bem da Humanidade... Imaginemos que os espanhóis começavam essa guerra connosco, nos rios que nos atravessam e que de lá vêm...
    Apesar de que já não é a primeira vez que surgem esses rumores, nomeadamente ,quanto ao GUADIANA... e não só.
    ABRAÇO AMIGO DA LUSIBERO

    ResponderEliminar
  12. MALU, minha amiga: obrigada por mais esse selinho que irei buscar com todo o gosto e como prova da tua amizade e consideração. Quanto ao problema da água ,estou convencida de que será, neste século, causa de grandes questões bélicas.
    BEIJITO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  13. Maria:)

    Sobre este assunto da água entre israelitas e palestinianos, fiz a tradução de um artigo que saiu no jornal ha'aretz que talvez esclareça algumas pessoas:

    http://lisboa-telaviv.blogspot.com/2009/11/afirmacoes-de-que-israel-retira-agua.html

    beijito e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  14. LEVY:obrigada, amigo, por esse trabalho a que se deu.Já li. Vou pôr esse link nos meus favoritos, porque, na realidade eu sou por uma PAZ racional e humana nas relações entre os povos e QUERO, verdadeiramente! compreender.
    BEIJITO DE BOM FIM DE SEMANA E BOM FERIADO.
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  15. A água é para todos... ou devia ser. Há verdades básicas que só a guerra nos vem tirar e negar.

    Sobre o lince "cada vez que uma espécie desaparece... desaparece um pouco de nós, humanos, também.". Concordo em absoluto com esta afirmação.

    Universidade de Coimbra: temos um tão grande espólio em tanta coisa, nomeadamente aí, que havemos de ser sempre uma espécie de país culturalmente periférico quando afinal...

    beijinhos amigos

    ResponderEliminar
  16. DANIEL SILVA(LOBINHO): TEMAS -TÃO HUMANOS- podem gerar tantos consensos! É lindo!Isto é o que para mim deve ser um blog! ESPAÇO DE PAZ, HARMONIA, SÃ DISCUSSÃO...TU PERCEBES-ME...
    BEIJITO DE LUSIBERO.OLHA, LOBINHO, VÊ, por
    favor, AS PALAVRAS DO DANIEL SANTOS , no comentário ao Pe VIEIRA. ESTOU TÃO CONTENTE!

    ResponderEliminar