segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sentir assim...


Renasço a cada momento... É deste modo que eu entendo a minha "passagem" pelo circundante cósmico! Nunca fui sempre a mesma! É forçoso rejuvenescer, renascer para tudo o que nos rodeia. O mundo existia, antes de nós existirmos; mas, agora, que temos este "Presente", que "Somos", já devemos a esse mundo um renascer contínuo,porque ele só será melhor, na medida em que eu, para isso, contribua...melhorando...eu própria!


A força da convicção com que nos introspeccionamos é fulcral no processo de regeneração: ao fazê-lo, vemos como todos somos diferentes, como divergimos em carácter, como vemos o mundo que nos rodeia, como tocamos a pétala de uma linda rosa vermelha... Necessitamos de fotografar a nossa intimidade...com a coragem demonstrada por Miguel Torga quando, no poema "Descida aos infernos" afirma:"Desço aos infernos, a descer em mim."..."E entro finalmente/No reino tenebroso/Das minhas trevas/"...


Sinto que renasci, por fases distintas, ao longo da vida... Fui pequenina, fui adolescente com enormes responsabilidades, fui moça como todas as outras, com namoricos e esperança de encontrar um príncipe perfeito... (E só não o escrevo com letras maiúsculas, porque os príncipes, por vezes,se transformam em sapos...)


Renasci, novamente, quando fui mãe...quando tirei o primeiro curso, voltei a ser mãe, tirei outro curso, leccionei, comecei com a poesia e a colaborar com um Jornal local. Pelo meio, fiz tantas outras coisas...viajei e enriqueci-me com outros povos ,outras culturas ,outras civilizações...
Pobre do Homem que não renasce!


Ofereço-vos o seguinte poema:


Renasço a cada momento
do momento anterior.
Procuro no meu "Presente,
marcas do meu interior.

Fixo, então, o firmamento
e embarco em 'strelas de sonho...
Banho-me na luz que é delas
produzo momentos belos
e as energias reponho.

E, do momento anterior,
do qual estou a reviver,
sinto que não estou melhor
e que é preciso renascer!
Minha Vida! Meu Agora!
Não posso adormecer...

C6F-13 -JAN/09

7 comentários:

  1. E, neste silêncio em que me encontro, renasço, eu, no teu poema de renascimento...
    Beijinhos, Maria querida

    ResponderEliminar
  2. É o que eu faço todos os dias: Renascer!
    Renascer da solidão, da saudade, de tanta coisa.. na sombra doce do que ficou, talvez de um principe...quase perfeito que, um dia, adormeceu noutro lugar!
    Um beijo.
    Graça

    ResponderEliminar
  3. GRAÇA PEREIRA: mal de nós se não renasacemos, todos os dias, porque acho que somos seres em aperfeiçoamento contínuo...
    Os príncipes perfeitos... crês neles, minha querida?
    BEIJITOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. MALU: tentemos ,todos, renascer, amiga. A vida não pode ser tão árida que o não permita... Nós, se calhar, é que não sabemos ver isso...
    Olha, MALU, logo a Susanita vai buscar o selinho que me ofereceste porque eu... que vergonha! ainda não o sei ir buscar!
    BEIJITO DA LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. Maria:
    Tive a felicidade de ter um na minha vida e, talvez por isso, Deus o tenha levado...não era deste mundo!!
    Um beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  6. GRAÇA: que pena, minha querida! LAMENTO E FICO FELIZ por teres vivido um grande amor. O meu, que eu pensava ser "um Príncipe, deu-me uma das últimas cargas de pancada quando estava grávida ,de oito meses, do meu filho...
    Queria ,até , subscrever aquela ideia maravilhosa do CIRRUs e ,desde ontem que náo consigo lá entrar. PERMITE que deixe esse recado para ele... Assim que conseguir entar, comentarei esse post dele .

    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  7. Obrigado por tão bonita reflexão com pedaços pessoais.

    Gosto muito deste excerto:

    "Necessitamos de fotografar a nossa intimidade...com a coragem demonstrada por Miguel Torga quando, no poema "Descida aos infernos" afirma:"Desço aos infernos, a descer em mim."..."E entro finalmente/No reino tenebroso/Das minhas trevas/"..."

    Só de alguém com alma de poetisa.

    beijinhos amigos

    ResponderEliminar