terça-feira, 20 de outubro de 2009

POEMA DO CICLO "ARES DO TEMPO..."




Por onde andará o que FUI?

Restos dispersos do meu Passado
enrolados em lã suave
Repousam, no meu pensar
em tudo o que pus de lado…

Teimosas memórias
Que não quero recordar,
Insistem em ali pousar…
Aceito, as da minha infância!
Inspiro-as… até com ânsia!
As que exalam odor de nuvens!

Outras
Estão fechadas ,como o MAL…
A “sete chaves”…
Que não quero nunca usar!
Passou… foi-se… não vão poder voltar,
Pois não o vou permitir!

Cheira melhor o Futuro
Que faço a cada momento!
Aí, sim!
Fixo nele o Pensamento,
Senhora da certeza que é este meu PRESENTE!

O Sol queima-me as más memórias!
OH, meu amigo e aliado, não fujas!
Fica a meu lado…segura-me a luz dos olhos
Com que não fixo teu brilho
Que fere, como um atilho de FOGO…

Quem me dera ser “menina-dos-teus-olhos”.
Outra vez!
( FOI O PASSADO QUE O FEZ…)
Levou-me das tuas mãos,
Confundiu-me as ilusões
E hoje, sou o que vês,
Cônscia da amargura das tantas desilusões…


C7G -162/94 –OUT/09

14 comentários:

  1. Lindo demais!
    Todos temos algo para esquecer, agarramos o presente a unha e viajamos no futuro com tanta esperança que deliriramos.
    Sempre que me olho no espelho mais profundamente penso... para onde estarei indo? E questiono.. se aquela mulher que eu fui ainda mora no coração de quem tanto amei.

    Um beijo
    Gemária Sampaio

    ResponderEliminar
  2. GEMÁRIA SAMPAIO: que lindo receber uma mulher que pensa como eu! Vou já pôr o teu "CHÁ DAS CINCO" como favorito, para ir lendo a tua mensagem, minha amiga! É isso... é aquele malvado espelho...
    BEIJITOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  3. DANIEL SANTOS: ...ilusões...é triste reconhecê-las, mas é bom viver para as aceitar!
    uM ABRAÇO AMIGO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. Maria, minha amiga,
    NIETZSCHE também sentia a alma como uma paisagem.
    Teus poemas são paisagens de tempos vividos, paisagens de emoções que impregnam n'alma e que nos impulsiona seguir em frente.
    Que o passado não te detenha, mas que seja cajado bom a amparar-te o futuro que te espera glorioso, mesmo com todos os percalços.
    Quanto ao espelho? jogue um pano por sobre ele e esqueça o retrato de Dorian Gray que todos eles guardam.
    És linda MULHER, com esta força de poetisa que tens.

    Falei que deixaria o silêncio aqui, mas não dei. Senti teu espelho dolorido.
    Agora dou-te um abraço forte, cheio de bálsamos

    ResponderEliminar
  5. Há recordações que doiem...há outras que nos fazem viver. Hoje, somos o que fomos ontem e o futuro, será o Presente,amanhã... Quem pode deslindar o tempo? É um novelo de fios emaranhados, cuja ponta já esquecemos onde ficou... Mas é ele todo, esse novelo feito de ilusões,lágrimas e sorrisos, que é afinal, a nossa vida.
    Um beijo carinhoso.
    Graça

    ResponderEliminar
  6. MALU: NIETZSCHE era ser humano! Sentia, apesar das Filosofias...Obrigada pelas tuas lindas palavras. Ando num período de extrema sensibilidade que me faz nascer poemas destes, a todo o momento. Sei que me compreendes com a alma da irmã querida, de que todas nós precisamos.
    BEIJOS DO CORAÇÃO
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  7. GRAÇA PEREIRA: é isso, minha amiga! UM novelo de fios ,já tão emaranhado, que não podemos ver onde começa... Mas já é bom que o reconheçamos, amiga!
    Um beijo muito amigo de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  8. O Tempo é uma bolha onde, teimosamente, nos quer arrecadar. Por isso, penso, o espírito pergunta muitas vezes à alma por onde andas tu que me deixas aqui só, olhando para mim?
    Que podem os restos dispersos do passado aqui vir dar, que o presente não tenha já dado?
    Das desilusões nascerá a nova "menina-dos-teus-olhos", não é Maria?
    O quem me dera é quimérico...
    Este poema é poema.
    Um abraço, Maria

    ResponderEliminar
  9. Deixadas para trás as mágoas, as falhas, (des)ilusões, amarguras, histórias menos felizes....continuamos a ser fruto de um percurso que nos moldou. Sob todas as formas, sabemos que tudo poderia ter sido diferente. e torturamo-nos com os "ses" da nossa vida: se em dado momento eu tivesse seguido por ali...ou antes, escolhido aquele outro caminho...se não tivesse feito assim...

    Quem sabe quantas vezes a nossa história se multiplicaria em possíveis outras histórias de vida?

    Apesar de tudo isso, e porque tudo isso faz de ti quem és, não lamentes...a vida foi como foi, é como é, e o Futuro ainda há-de ser. e quem sabe que caminhos te poderá trazer?

    Um beijo cúmplice, de quem sabe Quem és, Como és, O que és.

    ResponderEliminar
  10. "Restos dispersos do meu Passado
    enrolados em lã suave
    Repousam, no meu pensar
    em tudo o que pus de lado…
    (...)
    Fica a meu lado…segura-me a luz dos olhos"

    Querida Amiga

    Convoco-a para o Futuro. O seu Futuro. Viver o presente com optimismo e fé e apenas um vago olhar para o passado, é redimir o que ficou por ser...

    O beijinho de sempre.

    ResponderEliminar
  11. Carlos Albuquerque: tens razão!As quimeras, as ilusões do que poderia ter ido e não foi, esmagam-nos, a certa altura da vida... Que pena não poder voltar atrás, Carlos...Sabes, ando com a sensibilidade à flor da PELE. Fico feliz por teres gostado...
    UM BEIJO AMIGO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  12. TERRA DE ENCANTO: devo dar graças a DEUS por te tercomo filha e como mulher-irmã! Eu sei que tu sabes, melhor que ninguém o que sou e como sou...SOFRO!
    BEIJOS DA Mâe

    ResponderEliminar
  13. DANIEL SILVA (LOBINHO). MAIS UMA VEZ, obrigada por estares aí,,, Eu tenho andado a sofrer por causa de disparates do PASSADO e não te tenho estado mais perto, PERDOA e não leves amal... voltarei, rejuvenescida, quando " me levantar"... BEIJINHO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar