quarta-feira, 7 de outubro de 2009

JANIS JOPLIN(1943-1970)


Passou no dia 4 ,mais um ano desde que morreu a mulher, a artista, o furacão dos palcos...cénico e da vida!
Eu era Professora já, amava já a sua voz e a aura de quase mistério que cobria a sua vida, pondo-a, apesar de tudo ,a descoberto. "OH, LORD, WON'T YOU BUY ME/ A MERCEDEZ BENZ...?/Foi um tempo de perdas irreparáveis ,no panorama musical dos anos 70: JIMMY HENDRIX, JANIS JOPLIN, JIM MORRISON...
A vida conturbada, excessiva, o uso das drogas que continuam a matar quem não se apercebe das armadilhas da vida, levaram estes valores da música universal do prazer do nosso convívio, cedo demais. E daí, talvez não! porque as suas canções, que os imortalizaram, continuamos a trauteá-las!
Inesquecíveis vultos dessa FALA universal, que é a música, viveram no "FIO DA NAVALHA"(como o título e o conteúdo da obra de SOMMERSET MAUGHAM),quais ídolos com pés de barro, que se sumiram na voragem do "selecto" ,que era o mundo do espectáculo a cheirar a droga e excessos. NÃO, não estou a condenar! Quem sou eu, pobre de mim? ESTOU COM PENA DE OS TER PERDIDO TÃO CEDO, DO MEU CONVÍVIO!
A VOZ inesquecível e o rouco inconfundível de JANIS, projectaram para mais longe o rock, a pop music, os "blues", que ganharam vitalidade com a energia desta mulher- animal de palco, uma energia quase "escandalosa" para os tempos em que se quis emancipar das mentalidades arcaicas da sua terrinha, no TEXAS...Arcaicas, falsas, vitorianas comandadas por pseudo- "igrejas", da moral e dos bons costumes...
Era no palco que a sua atitude quase de "loba da vida", se soltava e nos contagiava, embora em Portugal ainda não se sentisse ,em pleno, por causa óbvia:o período salazarista, do império do "DEUS-PÁTRIA- FAMÍLIA"
Nsse acontecimento musical que mudou o mundo, que foi o festival de WOODSTOCK lá estavam THE WHO, SANTANA,JOAN BAEZ, JANIS, JIMMY HENDRIX...
RESTA-NOS A SAUDADE que mitigamos ouvindo-os nos nossos velhos discos de vinil, com os sentidos despertos à vida que as suas canções deixaram, para a posteridade...RECORDAM.."SUMMERTIME"..."MARY JANE"..."PIECE OF MY HEART"...?

4 comentários:

  1. Cresci a ouvir Janis Joplin e os The Doors, cantados pelo meu irmão.

    ...espíritos rebeldes, indomáveis. Admiráveis. E, simultaneamente, de lamentar, pela sua morte precoce.

    Bem regressada!

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho o mesmo sentimento e sentido de escrita relativamos ao Jim Morrison. ja escrevi algumas quatro vezes sobre ele (nao aqui).

    Por vezes penso que gostava de viver no tempo do flower power, dos anos sessenta... por causa da esperança.

    Beijinhos amigos

    ResponderEliminar
  3. Como deve imaginar, não tenho recordação de Janis. Mas conheço a sua triste história, que veio a repetir-se por demasiadas vezes, infelizmente...

    ResponderEliminar
  4. Cirrus: também não sou uma velhota caquética...E só ao longo do tempo , fui aprendendo a sua história e a sua vida. Já volto que a netita acordou.

    ResponderEliminar