segunda-feira, 6 de abril de 2009

"Muros DA VERGONHA

Somos uns líricos, ao desejarmos um mundo melhor para o Mundo?
Não tenho dúvidas disso.Entristece-me ver que os valores universais de Justiça, Liberdade, Igualdade,Fraternidade, Solidariedade, Humanismo, enfim,são,hoje, séc XXI, letra morta ,ferida de egoísmo.Vem este meu lamento a propósito dos muros que se vão construindo ,por esse mundo fora, como se um bocado de terra pertencesse a um só de nós e não a toda a gente.O último de que temos conhecimento, vem do Brasil e está a ser construído com o intuito de dividir as "favelas" do Rio de Janeiro, dos bairros ricos da capital carioca.
Em Ceuta e Melilhe, o Muro ,ora de pedra, ora de arame,é para defender o território castelhano dos pobres desgraçados de Marrocos, que arriscam a vida em barcos de papel, à procura de um posto de trabalho "no mundo dos ricos"; nos Estados Unidos, é um muro de fronteira com o México, com a mesma intenção.
Mas o verdadeiro muro da vergonha situa-se, quanto a mim, entre o território palestiniano e os israelitas! A vergonha é um sentimento que os israelitas desconhecem,por terem "o rei na barriga", desde que os americanos decidiram cobri-los com a asa, talvez com remorsos do que se passou durante a IIª Grande Guerra.
Isso,no entanto, não justifica a dor que sentimos ao ver os pobres habitantes da faixa de Gaza limitados ao mínimo dos mínimos,sem nenhum tipo de humanismo, numa verdadeira votação ao ostracismo, no meio de uma certa Humanidade.
Em que tipo ou espécie se está o Homem a transformar?Ajudem-me a dompreender!

1 comentário:

  1. Não sabia de mais um muro. Apetece-me dizer: os muros da vergonha somos nós (homo sapiens).

    ResponderEliminar