quinta-feira, 2 de abril de 2009

Jorge Cravinho...

Entendo ser hora de, em Portugal, se chamarem as coisas pelo seu nome.Já, há tempos, tive a oportunidade de comentar num blog de um amigo, a opinião de um cidadão italiano sobre a nossa sociedade ,que, há cerca de 20 anos me deixou arrasada, por ter quebrado um mito ,dentro de mim.Vivi em Itália e, por conseguinte, sempre estive familiarizada com expressões conotadas com corrupção, "colarinhos brancos", máfia...
Ingenuamente, assegurava eu ao Francesco que, felizmente, nós portugueses estávamos afastados desses terríveis problemas sociais. O meu amigo sorriu...Disse-me ,então uma coisa que não tem largado o meu espírito de cidadã, desde então. Disse-me que ,em Portugal, não conseguia tratar de nenhuma formalidade que envolvesse documentação, se não "untasse" as mãos a todos os que se interpunham entre ele e a realização dos seus projectos de investimento, no nosso país. Juro-vos que fiquei "banzada"!é que, aquilo de que este amigo falava ,era, nem mais nem menos, que de ...máfia!
Ao pegar, hoje, no "Público" dei, de caras , com a opinião de Jorge Cravinho, um socialista, que foi atirado para um canto qualquer da Europa, quando pretendeu avançar com sugestões de leis contra a corrupção, em Portugal, falando do medo que tem da "italianização" da sociedade portuguesa!
Meus amigos: estamos a falar de máfia, de "sucialismo",tal qual o de Bettino Craxi, quando era vivo, nos anos 80...

Sem comentários:

Enviar um comentário