sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

ONDE ESTÁ A EUROPA??????????????


Alemanha endurece regras para concessão de asilo


PÚBLICO

28/01/2016 - 21:59


Parceiros da coligação ultrapassam divisões e aprovam restrições à instalação de refugiados no país.Refugiado iraquiano recebe o seu "certificado de chegada" à Alemanha AFP/DPA/ULI DECK/GERMANY OUT




1







MULTIMÉDIA

Fotogaleria

O Instagram de Weiwei está cheio de refugiados


TÓPICOS

Europa
Alemanha
União Europeia
Refugiados

MAIS
Suécia prepara-se para deportar até 80 mil pessoas
Comentário: Podem ficar com as alianças
Ai Weiwei encerra exposições na Dinamarca em protesto contra nova lei dos refugiados
Imune às críticas, Dinamarca aprovou confisco de bens aos refugiados
Naufrágio ao largo da Grécia mata 24 pessoas, quase metade são crianças
“Grécia negligenciou seriamente as suas obrigações” na gestão da sua fronteira
Ameaça de expulsão da Grécia do espaço Schengen revela "pânico" da UE


Os partidos que compõem a coligação de Governo na Alemanha fecharam um compromisso para apertar as regras para a concessão de asilo, uma medida destinada a travar o fluxo de refugiados que procura instalar-se no país.

Entre as novas restrições previstas para os candidatos a asilo político está a redução do valor do apoio financeiro concedido pelo Estado, ou o cumprimento de um período mínimo de dois anos antes da apresentação de pedidos de reunião familiar. Os partidos também apertaram os prazos para a deportação dos requerentes que vejam os seus processos indeferidos pelas autoridades germânicas.

O acordo para o endurecimento das regras relativas ao asilo foi anunciado pelo ministro da Economia, Sigmar Gabriel, um dos governantes indicados pelo Partido Social Democrata (SPD), o parceiro de centro-esquerda da coligação. As questões de imigração, refugiados e fronteiras têm aberto divisões dentro da coligação, e mesmo dentro do partido democrata-cristão da chanceler Angela Merkel, cuja abertura ao acolhimento das populações em fuga da guerra na Síria foi duramente criticada pelos conservadores da Bavária (CSU, o partido irmão da CDU) – e resultou numa queda a pique da sua popularidade nas sondagens.

Com as novas medidas, o Governo pretende dar uma mensagem de controlo da situação antes da realização de eleições em três estados, no próximo mês de Março. Esta é já a segunda vez que o executivo altera a legislação relativa à imigração, com o objectivo de dissuadir os milhares de refugiados e migrantes que continuam a chegar à Europa e tentam alcançar a Alemanha. No ano passado, mais de um milhão de refugiados entrou no país: desde o início do ano, a anterior média de 2000 entradas por dia, através da fronteira com a Áustria, diminuiu para cerca de 700.

A chanceler vai reunir-se com os líderes regionais dos 16 estados alemães, que exigiram um aumento das transferências federais para reforçar os orçamentos do ensino, da saúde ou da segurança, face à pressão representada pelo acolhimento dos refugiados. Sem mais dinheiro, os estados recusam-se a aceitar receber mais candidatos a asilo.

Entretanto, a Alemanha prepara-se para declarar Marrocos, a Tunísia e a Argélia como países seguros, de forma a tornar os repatriamentos de migrantes provenientes desses países mais expedito.

Nos últimos dias, vários países europeus adoptaram medidas no sentido de dificultar a instalação de refugiados nos seus territórios – além da Alemanha, também a Suécia e a Finlândia discutiram medidas para limitar o número de refugiados. As mais polémicas foram aprovadas na Dinamarca, onde o Estado vai poder confiscar bens aos refugiados que entrem no país.

A mesma discussão está a ser feita a nível europeu, com os mesmos países a defenderem uma reintrodução temporária dos controlos de fronteira para travar o fluxo de pessoas do Mediterrâneo para o Centro e o Norte da Europa.

Esta quinta-feira, na Holanda (país que ocupa a presidência da União Europeia), o líder da bancada trabalhista no Parlamento, Diederik Samson, sugeriu que todas as embarcações que tentassem atracar na Grécia com migrantes a bordo fossem impedidas de o fazer e obrigadas a regressar à Turquia. Segundo as estimativas da agência para os refugiados das Nações Unidas, desde o início do ano já desembarcaram na Grécia cerca de 50 mil pessoas, e 235 pessoas morreram na travessia.

Sem comentários:

Enviar um comentário