quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Comissão de Inquérito ao BANIF- in "Café Central", Grupo de opinião do Facebook



ANTÓNIO FILIPE VAI PRESIDIR AO INQUÉRITO AO BANIF

O deputado comunista António Filipe será o presidente da comissão parlamentar de inquérito ao Banif. Este é o nome que o Partido Comunista Português escolheu para liderar a iniciativa parlamentar, aprovada por unanimidade, que tem seis pontos de enfoque sobre o banco fundado por Horácio Roque.

António Filipe, deputado desde 1987, foi presença assídua nas comissões de inquérito ao acidente de Camarate e, no seu curriculum disponibilizado no site da Assembleia, consta a presidência da comissão de inquérito ao Central Cultural de Belém. Agora, vai ocupar o cargo de presidente do inquérito ao Banif, que toma posse na próxima quarta-feira, 3 de Fevereiro. O deputado do PCP vai ocupar um cargo que, na comissão que tinha o BES como objecto, foi ocupado por Fernando Negrão (PSD), numa função que mereceu aplausos de todos os grupos parlamentares.


Além de António Filipe, o PCP também escolheu Miguel Tiago para ser o deputado efectivo do partido. Tinha sido já ele o representante dos comunistas no inquérito ao BES e é também quem tem falado sobre o assunto Banif nas várias intervenções sobre o tema. Paulo Sá passa a deputado suplente, quando era efectivo no BES.

Do lado do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua vai repetir a presença. Tendo sido apontada como um dos destaques na comissão de inquérito à gestão do BES e do GES, a deputada bloquista vai voltar, tendo como suplentes Jorge Costa e Paulino Ascenção, segundo a Lusa.

Do lado do CDS, João Almeida, que esteve no Governo de Passos Coelho como secretário de Estado da Administração Interna (um Executivo que tem sido atacado pela esquerda por "inacção" no caso Banif) será o deputado efectivo. Cecília Meireles, que era a principal deputada no inquérito ao BES (ao lado de Teresa Anjinho), fica como suplente neste inquérito, juntamente com António Carlos Monteiro.

O PS e o PSD ainda não anunciaram a composição na comissão de inquérito ao Banif, sendo que cada um contará com sete deputados. À semelhança do que acontece no Plenário, a esquerda terá maioria nesta comissão, nomeadamente mais um deputado que os partidos de direita.

A comissão de inquérito ao Banif, que terá poderes semelhantes às autoridades judiciais, vai tomar posse na próxima quarta-feira, 3 de Fevereiro, e vai debruçar-se, entre outras coisas, pelas "acções e omissões" nos últimos anos de vida do Banif.

.por Diogo Cavaleiro, Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário