sábado, 14 de novembro de 2009

"SÃ e CORDATA achega para uma suave discussão...DEUS!"


fotos google


Ao rever as temáticas das minhas poesias, verifico a existência de um tema imanente: a vida , a morte consequente à vida, "embrulhada" em papel de celofane, para não a aborrecer. Por outro lado, o tema de DEUS que eu não sei discutir ,por ler tanto a esse respeito e já não ser capaz de arrumar as minhas ideias, em compartimentos adequados. Por esse motivo, lembrei-me de dizer alguma coisa a este respeito e esperar que os meus amigos digam o que sabem ,para ajudar a compreender o incompreensível.

Nesta espécie de "mesa-redonda" ,conto com pessoas célebres - mas nem por isso mais razoáveis ou sabedoras!-NIETZCHE, HEIDEGGER, KIRKEGAARD, SARTRE,GABRIEL MARCEL...VERGÍLIO FERREIRA... (e, pelo caminho, uma "estocada" no são sócrates...).Afirma NIETZCHE que "DEUS ESTÁ MORTO" e que a religião pode ser tida como o ópio do povo.Quando aqui falo de religião, ao conversar com este e outros filósofos, não me refiro a nenhuma em particular, nem a um deus particular ,mas a todos os pontos de vista , neste aspecto, que podem ajudar a compreender a existência, de um modo geral.

Se pensarmos nos milhões de seres que habitam o planeta, que lugar destinaríamos a todas as "fés", a todos os adoradores de entidades como árvores, serpentes, ídolos de pés de barro ou não...? Recordo que há anos fiz essa pergunta a um sacerdote católico, querendo saber: se na realidade a religião católica era a verdadeira, iriam para o "Inferno" os que tivessem outras "fés"? Ele disse-me que o que importava, aos olhos de deus, era que cada um vivesse de modo justo e são, de acordo com as normas da sua fé.

Mais sossegada quanto a este ponto, lembrei-me de que NIETZCHE é da opinião de que devemos "estar sempre na defensiva" e duvidar de tudo a todo o momento, nós próprios incluídos.
No nosso país , neste momento, a pessoa que melhor representa esta ideia é, sem dúvida, o Sr. ENgro SÓCRATES...Viram a cara de virgem ofendida que o homem tem feito, nos últimos dias,por causa dos tais telefonemas ao "seu amigo vara" e das possíveis escutas do seu telefone?Parece que é preciso lembrar ao ilustre senhor quem, aos poucos, preparou o terreno para todos os desmandos no campo da privacidade dos portugueses...
Volto ao tema de deus e da eterna dúvida, não sem antes lembrar a sua exa, "que quem cria serpentes, virá a ser mordido" e que, "quem semeia ventos, colhe tempestades"...Eu ,para já, tal como NIETZCHE, "prefiro a satirização das personagens à santidade ou santificação pessoal e/ou alheia...

O vento ruge , lá fora, abanando palmeiras e revolvendo as águas do mar, enquanto outros pensadores vão chegando à nossa simples" mesa- redonda", pensando em afirmar ou não, a existência de uma VIDA SUPERIOR...
Chega SARTRE com a sua teoria de que "O Homem está condenado a ser livre.Condenado, porque não se criou a si próprio; livre,porque uma vez atirado para o mundo, é responsável por tudo o que faz"... Liberdade com responsabilidade;falta de liberdade, portanto!Como tal, eu não aceito esta tese ateísta que SARTRE partilhou com SIMONE DE BEAUVOIR, BECKETT,KAFKA...
O teólogo dinamarquês SOREN KIERKGAARD, no século XIX, nem imaginava no que se ia meter , ele também, no século XX, com as suas ,talvez um pouco diferentes, teorias, sobre o problema "DEUS", ao afirmar, coadjuvado por GABRIEL MARCEL,que "DEUS NÃO EXISTE, MAS SIMPLESMENTE É..."pois , segundo eles"DEUS É UM SER ETERNO, INFINITO, PERFEITO, um ser a quem nada falta "E QUE NÃO PRECISA DE REALIZAR NENHUMA NECESSIDADE". Tal como a pedra não existe, porque simplesmente É...AO contrário, o homem é sempre POSSIBILIDADE, porque só ele existe e tem que demonstrar...seja lá o que for.Ao chegar KIRKEGAARD, ficámos a saber que ele da liberdade tem uma ideia determinista, ao dizer "o homem é tanto mais livre,quanto melhor aceitar aquilo que TEM de VIVER, aceitando a morte como a coisa mais natural do mundo"...

Aqui entro eu, pobre ser-em- formação-contínua, que acho ter o direito de fazer a estes pensadores, uma simples pergunta:então , e o suicídio?Alguém, de entre vós, cérebros iluminados, pensou nisso?É que as doutrinas do mundo e das religiões comuns, dizem que o homem não é livre de se suicidar, pois só quem lhe deu a vida tem direito a tirar-lha...E aqui recordo o nosso escritor existencialista VERGÍLIO FERREIRA, seguidor de SARTRE, quando no posfácio da sua obra "APARIÇÃO", diz que "sente" estar ali ,à espera "QUE ALGUÉM ME CHAME, PARA A ETERNA COMUNHÃO"...

HEIDEGGER, filósofo alemão, concluiu esta "mesa-redonda" com esta saída:"EXISTIR É SER PARA A MORTE. EXISTIR É SER PARA O NADA."

PENSO ESTAR EXPLICADA A ESPERA DE VERGÍLIO FERREIRA! ESCLARECIDOS ...MEUS AMIGOS BLOGGERS? EU? NÂO!

17 comentários:

  1. Eh!
    Também não estou convencido não.
    Há muitas controversias,gostava de pensar como Alexis Carrel, quando dizia que: " Para o existencialismo mais iluminado do nosso século, não existe alma nem criador. Somente um agregado de matéria prima fisiológica moldada por reflexos e pressões sociais que por cortesia chamamos de ser humano."
    Porém, sabemos que ele era ateu e posteriormente converteu-se ao catolicismo.
    Então, esta afirmação me parece um tanto carente de embasamento pois não?

    Abraços
    Tácito

    ResponderEliminar
  2. Maria,
    Cada pensador que menciona em seu texto tem uma visão da existência ou não de Deus. Outros mais afirmam que não existe (Recentemente tivemos essa declaração de um Nobel da Literatura).
    Várias religiões evocam o seu Deus.
    Para mim, Deus existe, sim, e é um só, independentemente da forma como é reverenciado.
    Alguns dizem que só os ignorantes, os não letrados, acreditam em Deus.
    Eu, tal como você diz “pobre ser e em formação contínua”, gostaria que todos sentissem o crer e o esperar em Deus, como eu mesma o sinto. Que não houvesse a depressão e o conseqüente suicídio e que todos os povos da terra vivessem em comunhão.
    Lembrei-me de um poema que copiei há tempos, penso que, de Fernanda de Castro, de quem não me lembro de ter lido nada. Os últimos versos me tocaram muito.
    Beijinhos.

    "Os anos são degraus; a vida, a escada.
    Longa ou curta, só Deus pode medi-la.
    E a Porta, a grande Porta desejada,
    só Deus pode fechá-la,
    pode abri-la.

    São vários os degraus: alguns sombrios,
    outros ao sol, na plena luz dos astros,
    com asas de anjos, harpas celestiais;
    alguns, quilhas e mastros
    nas mãos dos vendavais.


    Mas tudo são degraus; tudo é fugir
    à humana condição.
    Degrau após degrau,
    tudo é lenta ascensão.

    Senhor, como é possível a descrença,
    imaginar, sequer, que ao fim da estrada
    se encontre após esta ansiedade imensa
    uma porta fechada
    — e nada mais?"

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, Maria.
    Tocou-me tanto o comentário que me fizeste, lá.
    Quanto a este assunto, nunca haverá esclarecimentos suficientes, nem da mente mais brilhante que ainda possa vir a existir.
    É a tua eterna busca contigo mesma.
    Beijinhos, minha querida irmã

    ResponderEliminar
  4. T@CITO-XANADU: eu ia para dizer precisamente isso, que as afirmações do período existencialista de ALEXIS CARRELL não se podem ter em conta ,pois que ele se converteuà hora da morte, no hospital. Onde podemos procurar respostas, T@cito?
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. MALU: foi um comentário muito sentido, porque me pus no seu lugar... Quanto ao problema em discussão, confesso que queria que ELE me ajudasse a ver melhor... BEIJITOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  6. MªLÚCIA: quem me dera ter a sua fé... Acredite, minha amiga, desejo ardentemente ",saber", "sentir" como você sente. O poema é de índole intimista, e eu espero que ELE ME AJUDE A chegar à porta .
    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  7. OLá Maria Ribeiro,
    Deus foi muito discutido a nível da filosofia, uns encontraram-no na fé e fé não é certeza! Eu cedo fui pelas teorias de Sartre e depois por Bertrand Russel e de uma maneira geral a minha postura é de céptica. Pode-lhe parecer com certeza absurdo, mas ainda não tive a necessidade de Deus, nas minhas vicissitudes existenciais, nunca apelei a Deus.
    Há muito tempo que tenho comigo uma frase de Epicuro, que diz:
    «Se Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz, não é omnipotente. Se é capaz, mas não deseja, é malevolente. É capaz e deseja, então porque é que o mal existe? E se não é capaz e não deseja? Então por que lhe chamamos Deus?”
    Beijos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  8. MANUELA; tudo o que diz vai de encontro ao aaaaque sinto! Nunca ninguém me deu uma resposta táo clara, concisa e esclarecedora, de acordo com o que sinto! Entáo eu sou céptica ,também! Prefiro essa posiçao para as minhas dúvidas que o terrível ápodo de ateu. Obrigada!Já vou dormir mais descansada...
    BEJOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. ...Compreender Deus, seria pô-Lo ao nosso nível de inteligência... por isso, duvidamos tanto da sua existência..
    Um beijo e um bom Domingo.
    Graça

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Maria :)

    Concordo com NIETZCHE quando diz " O Homem criou Deus,e não Deus que criou o Homem" Obrigado pelas bonitas melodias do seu blog. Bom domingo.
    Beijo >>>>>>Norberto

    ResponderEliminar
  11. GRAÇA PEREIRA: é importante para mim ouvir também o que tu dizes, tal como adorei ouvir a MANUELA FREITAS. Assim, não me sinto sozinha nas dúvidas. Continuo, sempre à procura. como MIGUEL TORGA E JOSÉ RÉGIO dizem que fizeram, ao longo das suas vidas... Mas sei que o importante em todo este processo de PROCURA é a FÉ...
    BEIJITOS DE LUSIBERO com votos de um santo Domingo, para ti e toda a família

    ResponderEliminar
  12. NORBERTO: OBRIGADA POR MAIS ESSA ACHEGA...
    AINDA ANDAS EM FORMAÇÃO OU... ANDAS APAIXONADO?....
    FICO FELIZ POR GOSTARES DAS MÚSICAS DE FUNDO...
    BEIJO DE LUSIBERO E VOTOS DE UM FELIZ DOMINGO

    ResponderEliminar
  13. Ui! Talvez seja mais fácil discutir a fé... isto se pretendermos chegar a alguma conclusão pela via da razão...

    ResponderEliminar
  14. ANTÓNIO: seja lá como for...Eu queria era ter luzes...
    BJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  15. Querida amiga Lusibero

    Eis um post que devia ser comentado e "dissecado" e daria pano para mangas, já que aborda, de forma criativa e com um fio condutor, uma série de aspectos.

    Nao vou ser eu a escrever muito, mas dizer apenas isto:

    São tantas as "verdades" que acabamos por ja nao saber em que acreditamos. Todavia, um mínimo de razoabilidade e alguma cautela em nao acolher tudo apenas porque sim, deverá levar-nos pelo menos a um cruzamente mas nao a um beco sem saída.

    A resposta que o sacerdote lhe deu, é uma resposta inteira, cabal, na própria doutrina da Igreja, já que cada religião tem uma parte da verdade. Por isso, quando ele lhe responde que o que importa, aos olhos de Deus, é que cada um viva de modo justo e são, de acordo com as normas da sua fé, é a mais correcta resposta que poderia obter. É a isão da Igreja católica, por exemplo, no seu sentido de ecumenismo tao negado por outras religioes, embora timidamente aceite por outras.

    DEus nao se pode mensurar nem quantificar nem adjectivar, a nao ser como S. João "Dus é amor". ;Mas Amor é ser como o exemplo que nos deu em Jesus Seu Filho: nao era um palermninha da moral como nao tinha problemas de raiva ou odio com ninguem... Sabia respeiyar..,e amar. Quejm ama é livre. Já dizia Sto Agostinho: "Ama... e faz o que quiseres"...

    O Inferno nao existe, de resto,. Já foi proclamadao ex-caetedra por João Paulo II, assim como o Céu é um "lugar"espiritual e nao como as nossas mentes concebem o espaço-tempo.

    Sobre o suicídio, o ser humano tem mecanismos de auto-preservação, e é por isso que o suicidio que nao é a regra por mais que existam. Há como que um entrava psiquico à morte e quem acaba por derrubar essa defesa inacta em todos nós, na realidade está a querer viver... mas nao desta maneira... vendo no suicidoo um escape... Nao é a resposta embora entenda perfeitamente o desãnimo da pessoa que o faz (e o sofrimehnto) mas é por isso que deve ser ajudada, pois se for, nunca quererá morrer. O suicidio nasce do desencanto e da frustraçao geral de vida. Mas devemos ter a coragem de assumir os dias de chuva dentro da lama e só assim somos dignos de leva a vida...

    Muito mais haveria por dizer, mas fico-me por aqui.

    Um enorme beijinho, querida amiga, e desculpe se por vezes tardo em vir, mas venho SEMPRE

    Obrigado pela sua humildade em se querer redescobriri, encontrar, conhecercada vez mais, mas ha instrumentos que nao chegam por si só, como a Razão. Veja o caso da fé: nao é incompativel com a razão. Simplesmente está para além dela...

    Sempre beijinho amigo

    Daniel Lobinho

    ResponderEliminar
  16. Daniel Silva(lobinho): deste a resposta mais sensível e mais humana que eu poderia esperar...Não sei que dizer, perante as tuas convicções, mas fico feliz com a palavra de Sto Agostinho: ama... No que diz respeito ao suicídio , penso que "são insondáveis os caminhos do SENHOR" ,como diz a igreja católica. Mas a mesma igreja condena-o, não dando enterro católico a quem o pratica, mesmo sabendo que o pobre ser podia não estar no seu perfeito estado mental.
    Vou, portanto, fazendo os meus juízos ,embora saiba que ninguém pode dar respostas, mas apenas dar a "sua" visão deste, mais que eterno drama da existência humana...
    BJS de LUSIBERO

    ResponderEliminar
  17. Sento-me à sua mesa para dizer de um poema que perdi e no qual diante da minha própria impotência frente às injustiças falava: "Por deus que Deus tem que existir. Se deus não existir eu faço ele". Quero também lembrar Epicuro que não estando em sua Mesa Redonda perguntou: "se Deus é onipotente, porque é que não evita os males. E não me falem de livre arbítrio que ninguém seuqer escolhe o que pensa sobre qualquer assunto.

    ResponderEliminar