segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Poema do ciclo "MODERNISMO"VEIAS...


fotos google


Tenho o Mundo nas veias azuladas.

Circulo por elas… ao contrário dos demais!
Vejo factos do passado,
Mudo-me para outras estradas,
Vou parar a outros cais!

Vermelho rubro pulsante
Pronto a empurrar-me a VIDA!

Contente,
Nessas viagens tão minhas
Encontro surpresas lindas:
A geografia do meu corpo senta-se à mesa da infância
E recordo a ânsia passada
Do meu tornar-me mulher…

Revejo-me lutadora em momentos de solidão…

Lembro momentos de um estender-me a Mão…

Sinto não haver nada a lamentar,
Pois o caminho era esse…
Predestinada a viver!

Determinismo na voz com que me reinventei?
Claro! Sempre acreditei no Fado,
O tal DESTINO traçado com que ponho os pés no chão…

Cedo me exilei da alegria em demasia.
Mas… sempre motivada para a VIDA,
Sinto que nenhum homem deve morrer
Quando a Esperança está por ele a chamar!



C7G -10/26 –NOV/09

24 comentários:

  1. O principal Lusibero é mesmo a motivação para a vida...APESAR DE TUDO!...
    BEIJINHOS,
    Manuela

    ResponderEliminar
  2. MANUELA: isso é a pura verdade!APESAR DE TUDO...já fico feliz por ter saúde, por ver os meus dois filhos e três netos bem...Mas sabes como são os poetas...não param de se lamentar!
    BEIJINHOS e obrigada; ainda não fui ao teu e a outros blogs, hoje, porque tenho tido internet, aos soluços...
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  3. Olá, Manuela! Não foi à toa que Pandora aprisionou a Esperança na caixinha... Para mim, assemelha-se à meta, compromisso, vontade sedutora. Muito lindo seu poema.
    Abraços,
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  4. Grato pela sua visita.
    O seu cantinho e fantástico,vou voltar mais vezes, abraço.

    ResponderEliminar
  5. existe sempre uma motivação para viver, nem que seja pelo som de um pássaro cantar. Tristes aqueles que resumem a vida ao plástico e nunca chegam a viver realmente.

    ResponderEliminar
  6. mARIA TERESA: EU SOU A MªELISA, A LUSIBERO!DE qualquer modo, obrigada por seu comentário.
    BEIJINHOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  7. MANUEL MARQUES: é um prazer grande tê-lo por cá.
    Obrigada por se sentir bem aqui. Beijo de lusibero

    ResponderEliminar
  8. Acho fantástica esta geografia de sentimemtos, como quem percorre o mapa da vida...Aqui, iniciei a viagem, ali despachei cargas bem pesadas, mais adiante subi mais dois degraus e...garanto-te que esta viagem/geográfica ainda não terminou..há tanto ainda por viver, para fazer, para dizer... e a geografia estende-se como um rio que alaga as terras férteis que tu vais arando com determinação e coragem.
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  9. Maria, como são reconfortantes as suas palavras! Não imagina quaanto, pois acabo de receber uma notícia bem triste! Obrigada! Beijus,

    ResponderEliminar
  10. É a esperança que nos mantém vivos.

    Viver é preciso, viajar também... Viajar pela vida é senti-la com toda a intensidade dos afectos que criamos.

    O poema mostra esse lado bom e positivo da vida, e nosso, que nos dá ânimo para seguir em frente.

    Deixo-te um grande beijinho :)

    ResponderEliminar
  11. Belíssima, a imagem de abertura do blogue!

    ResponderEliminar
  12. ANA PAULA SENA:precisamos de resistir!De olhar em frente, de realizarmos o que nos foi destinado;podemos e devemos esmorecer, mas...a ordem É continuar, resistir, chorar, rir...
    Quantoà imagem de abertura ,É uma fotografia que tirei ao rio Douro, em MAIO, penso, numa viagem que fiz pela região do DOURO VINHATEIRO.
    BEIJITOS E OBRIGADA de LUSIBErO

    ResponderEliminar
  13. luzdeluma: tudo passa, querida; o tempo tudo ajuda a curar! Anima teu coração e apoia-te, aqui, em meu ombro...
    BEIJITOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  14. MINHA QUERIDA GRAÇA PEREIRA: tu consegues ler o que eu oenso , ao escrever os poemas que comentas...Não serás da área de PORTUGUÊS?mais ou menos da minha idade?...
    OBRIGAGA, minha amiga.
    BEIJOS DE MARIA(lusibero)

    ResponderEliminar
  15. JOÃO ANTÓNIO: FICO FELIZ POR TER GOSTADO. COSTUMO "CORRER" O MUNDO EVER OS SEUS PROBLEMAS NESTAS "VIAGENS" ONDE ME ENCONTRO COMIGO, TAMBÉM
    BEIJO AMIGO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  16. Bom Dia, minha querida amiga!
    Nas veias, tão somente dentro delas, além das camadas subcutâneas, abriga a força que retiras para a VIDA, porque a VIDA te é profunda e, não está fora, mas sim em teu interior.
    Lindo!
    "Cedo demais exilei-me da alegria em demasia"
    Pessoas reflexivas, Maria, são equilibradas e não sobram espaços a elas para descompensações e, isto não quer dizer que sejam tristes como muitos pensam. Sei bem o que é isto.

    A música é linda - Cascatinha e Nh'ana - Um casal que muito fez pela música raiz do Brasil.
    COLCHA DE RETALHOS com a interpretação deles é maravilhosa, também.

    Beijinhos em teu coração

    ResponderEliminar
  17. MALU: como sempre, parece que nos corre o mesmo sangue, nas veias.Se acreditasse nessas coisas , diria que nos conhecemos n'outra encarnação...
    Adoro essa música! Nos recreios, quando eu andava no Colégio, tinha um clube de fãs,porque canto bem, ainda, e as colegas juntavam-se à minha volta para me ouvirem cantar. Uma das canções preferidas era "INDIA SANGUE TUPI"...
    BEIJINHO DA LUSIBERO
    Se puderes passar ao blog "luzdeluma" dá uma forcinha em nossa amiga Luma, que está passando maus momentos. Não sei o que se passa , mas sei que ela precisa de palavras de incentivo.

    ResponderEliminar
  18. Obrigada pela visita e pela brisa deixada
    Lá no Em Construção.
    beijos

    ResponderEliminar
  19. SER EM CONSTRUÇÃo:FOI só um cheirinho de ar -VIDA!
    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  20. Maria:
    Como advinhaste? Estou no jardim dos sessenta..sentada,sonhando ainda!!
    Beijos
    Graça

    ResponderEliminar
  21. GRAÇA: eu também estou...Vi ,no outro dia, umas fotos tuas do tempo do Colégio...E pareceu-me estar lá, pela sensibilidade que deixas transparecer, que só têm as mulheres danossa faixa etária...Que saudades desses tempos! Não das freiras, que me fizeram sofrer, mas da camaradagem e... dos tempos que passaram!
    BEIJOS, amiga!
    lusibero

    ResponderEliminar
  22. Antes de mais, gosto da foto de entrada :) Como um rio que flui...

    Dizia alguém: "o futuro nao está na tua mão; está nas tuas mãos"... e penso que isto é uma maneira de contrariar aquilo a que chamamos "destino" ou "fado". Por outro lado, gostei muito deste poema na medida em que existe como que um reencontro com a vida... precisamente para a viver :)

    É esse o caminho, amiga Lusibero :)

    beijinhos amigos

    ResponderEliminar
  23. DANIEL SILVA (LOBINHO): a foto , tirei-a eu dumas fotos que fiz em ABRIL/MAIO, pelo ALTO DOURO VINHATEIRO. A Água é uma constante da minha personalidade; lembra a vida que flui mas também o elemento da PUREZA de ideias, intenções, desejos, aspirações...
    BEIJITOS DA LUSIBERO

    ResponderEliminar