sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Poema do ciclo "Místicos"

Leve brisa cheirosa perpassa no ar que a traz.
Sinto que me acaricia e até a pele arrepia,
com a sensação do toque que a traz,
a reboque dos lamentos do ar fugaz.

Ó supremo respirar! Estou viva, claramente!

Sinto que, por vezes, minto, a mim própria, sem perdão!
Acontece, quando pressinto que, em tudo o que o mundo dá,
existe, sempre um “senão”…

Receio-te, verdade insofismável ,
porque és determinada, fatal !
Não foste nem serás amável…
Determinaste que sou mortal!

Como se pode pensar, poder um dia perder
o sol que brilha em nós, como noite de luar?
Desejava que a tal verdade pudesse, um dia,
experimentar o humano sofrimento…
Quem dera que ela soltasse o doloroso lamento,
que acabo de soltar…
Pudesse alguém imaginar…
Cad.1A -51/07

15 comentários:

  1. A cada instante somos diferentes
    Mas a voz que pede é sempre a mesma
    Então nos reconhecemos...

    P A Z !
    Tácito

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Maria Ribeiro
    Adorei o seu poema...muito belo
    Bom fim de semana
    um beijo
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  3. Porque será que a verdade nos mete sempre medo?
    Por ser verdadeira e leal? É uma despudurada sem alma, capaz de ferir, de matar com a frieza de uma lâmina...Já a senti na minha pele e confesso que teria preferido a mentira!
    Talvez eu não seja tão forte, como pensaria...
    Um beijo amigo...este é de verdade!
    Graça

    ResponderEliminar
  4. T@cito-XANADU: todos e cada um de nós, sempre iguais na angústia, perante o inevitável...
    ABRAÇO de LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. "SONHADORA": bom dia!
    É uma angústia o ter que aceitar a HORA...
    Como dizia VERGÍLIO FERREIRA:"AQUI ESTOU À ESPERA QUE ALGUÉM ME CHAME PARA A ETERNA COMUNHÃO..."(POSFÁCIO DE "APARIÇÃO")
    BEIJOS DE BOM FIM DE SEMANA E DE RECONHECIMENTO
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  6. MANUEL MARQUES: bom fim de semana ,para o meu amigo, igualmente.
    lusibero

    ResponderEliminar
  7. DANIEL SANTOS: OBRIGADA!
    Bom fim de semana.
    BJ de lusibero

    ResponderEliminar
  8. GRACINHA: como humanos, nenhum de nós está preparado para esse momento...É tão lindo tudo o que nos rodeia...por feio que seja!É que estamos cá para o ver!
    BEIJITOS DA LUSIBERO

    ResponderEliminar
  9. Querida amiga,
    A determinação da nossa mortalidade contra a nossa vontade... um desafiador convite à Lua para que se torne humana e sinta nossas dores...
    Que belo e incomparável teu poema.
    Beijinhos neste teu coração

    ResponderEliminar
  10. Um bem-haja, caríssima..

    Morremos cada vez que adormecemos.
    Durante anos acordamos no mesmo corpo até que um dia despertamos noutro.

    Abraços fraternos :.

    ResponderEliminar
  11. AZOTH: que saudades que tinha de si! Por isso, já me pus a segui-lo, no MACROCOSMOS!
    Quanto ao meu poema...é como o amigo diz...
    T...ABRAÇOS FRATERNOS:.
    LUSIBERO... em busca do possível aperfeiçoamento!:.

    ResponderEliminar
  12. MINHA QUERIDA MALU: fico tão feliz quando tu gostas dos poemas! Mas , se não gostares , diz também, por favor.
    TEnS RAZÃO , quanto à LUA...DEVIA SER MAIS SENSÍVEL à nossa dor...
    BEIJITOS DE LUSIBERO
    RECEBESTE OS MEUS ÚLTIMOS EMAILS?

    ResponderEliminar
  13. Olá Maria,
    Essa é a maior certeza da nossa vida, é a única certeza! A nossa morte, a morte daqueles que nos são queridos.
    Por várias vezes quis pôr um fim à minha vida, tive problemas existenciais e entrava facilmente em estados depressivos. Há uns anos que ando «embalada» por medicamentos e não sei se é pelos mesmos que comecei a dar à vida um grande valor e a minha preocupação passou a ser, viver o dia a dia o melhor possível, mas tenho receio de deixar de tomar os medicamentos.
    Enfim isto é de uma grande complexidade!...
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderEliminar