domingo, 29 de novembro de 2009

Poema do ciclo "MODERNISMO"





… mar a sorrir…
serra que se avista no despedir de gente
para o infinito alcançar…
assim é meu país…

Sol radioso, brilhante, claro
Que desfere centelhas de um fogo raro…

…pinhal de madeira em flor,
levou barcos, com ardor
e com a alma do rei “LAVRADOR”!

É também, e-porventura!-
o Sonho à nossa altura!

Da ambição desmedida, na procura de outro Além,
homens há que vão chorando
a Saudade de uma MÃE…
MÃE –TERRA, rectângulo afilado
que recusa estar ao LADO…

O meu país é VIVER
sempre , sempre a esperar MAIS…
É a insónia do dormir inquieto,
do mar aberto
no alongar-se da serra, a chorar…

É Dinis, “o Lavrador- trovador!”..
É Henrique, o “Navegador”
e Pessoa , o “anti-pensador”…
É coragem, é viagem,
Eterna canção de AMOR!


É AINDA… POETA E SONHADOR!


C7G-7/27- (MOD.)- NVB/09

12 comentários:

  1. Minha Querida Amiga
    Lindo poema, adorei.
    Um beijo
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  2. Maria:
    Seu país é querido de todos nós que convivemos com essa história plena de cantigas, de conquistas, de poesia em que se confundem o pensar e o sentir.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. "Sonhadora": obrigada pelas tuas palavras. Minha querida:não vou escrever muito, porque acabei de pôr óculos com lentes progressivas e estou aqui, numa atapalhação para encontrar as letras... não te rias...mas até parece que o teclado está a dançar...

    Beijinho de lusibero

    ResponderEliminar
  4. Mª teresa: obrigada pelas tuas gentis palavras. Lê ,por favor , o que escrevi à Sonhadora,pois estou a ver que não consigo escrever mais...
    BJS de LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. Ah o mar...sabe que o mar e o amor para mim, parecem sinonimos? sim , ambos profundo, imenso, cheio de encanto e mistério, ambos te levam além, em ambos a gente pode se peder, e peder aos outros.
    Sem duvida um lindo poema!

    Eu vim do Blog Zambeziana da Graça e gostei muito do teu textos, que ficar para ter a chance de conhecer-te melhor, se assim o permitires.

    Um grande beijo e um dia iluminado!

    ResponderEliminar
  6. CRIS FRANÇA: estou muito feliz com a tua ghegada ao meu blog! VEm sempre que te.apetecer, que me dás muita alegria!
    Obrigada pelas tuas gentis palavras sobre o poema e o texto no blog da "ZAMBEZIANA". FOI UMA SUBIDA HONRA QUE A GRAÇA PEREIRA ME CONCEDEU, CONVIDANDO-ME A SER A PRIMEIRA A INAUGURAR O SEU PROJECTO PARA O PRIMEIRO DIA DE CADA MÊS!
    BEIJINHOS DE MARIA ELISA (LUSIBERO)

    ResponderEliminar
  7. OLá Maria,
    Lindo poema e tão português!... Gostei muito. Compreendo minha amiga esse problema dos óculos progressivos, eu também uso, mas para ler ou escrever em casa, tenho outros óculos que não são progressivos, para evitar esses problemas de visão.
    Está cá uma Restauração!...Chuva, frio, vento...só dá mesmo para estar no quentinho em casa.
    Beijinhos,
    Manuela

    ResponderEliminar
  8. Não poderia deixar de passar aqui e sublinhar a beleza deste texto. Portugal, mar,história, sonho, saudade e projectos, uns cumpridos, outros tantos (ou muitos mais), por cumprir. Um beijo grande

    ResponderEliminar
  9. TERRA DE ENCANTO: obrigada por sentires este poema, como eu o senti...portuguesa, de olhos virados para o mar e o SONHO!
    BEIJINHOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  10. MANUELA FREITAS:ainda bem que te li ,agora. É que fui forçada a fazer como tu: fui buscar os outros óculos de ver ao perto, porque já estava a entrar em paranóia, por nao vir ao blog... MINHA AMIGA, obrigada por teres gostado do poema...NÃO ME LARGA, o mar...
    SE puderes passa ao blog "ZAMBEZIANA" , da GRAÇA PEREIRA...
    BEIJITO DA LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. Lusibero
    Estou a passear por aqui e estou encantada com este poema e todo o resto que voltarei com mais calma para ler e apreciar. Vim lá da Graça em Zambeziana, uma amiga que gosto muito. Nos conhecemos a pouco mas parece que nos conhecemos a mais tempo... :-)
    Apareça lá pelo Life... Living..., vou gostar muito.
    Um grande abraço e voltarei...
    Anne

    ResponderEliminar
  12. Anne M. MOOR:FICO FELIZ POR TERES GOSTADO! AMANHÃ vou visitar o teu sítio, que já é muito tarde...
    BEIJINHOS E VOLTA SEMPRE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar