sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A musicalidade da obra de GUERRA JUNQUEIRO 1850/1923)

foto google



Delicio-me sempre que abro um jornal e vejo páginas dedicadas à cultura e aos escritores e poetas portugueses, que têm contribuído, ao longo dos séculos, para o enriquecimento e autonomia da LÍNGUA PORTUGUESA. Talvez seja essa uma das razões pelas quais eu sou contra o acordo ortográfico. Que me perdoem os amigos brasileiros de quem eu respeito a personalidade e a autonomia linguística,que têm vindo a conquistar, desde que os portugueses lá chegaram, no século XV e seguintes.Essa autonomia nota-se de tal modo, que ainda há dias pedi a alguns amigos que traduzissem certas palavras e expressões, que dificultavam a minha compreensão dos seus posts.

Tudo isto, porque vi o destaque dado pelo jornal "PÚBLICO" ao escritor GUERRA JUNQUEIRO, do período finissecular(final do século XIX)da nossa poesia. Está este jornal a preparar um livro sobre o poeta e um C.D com alguns poemas musicados, dado que a sua poesia é ,reconhecidamente, uma poesia melódica de uma "aragem" musical que inebria.

Não vou alongar-me a falar de GUERRA JUNQUEIRO,porque tenho na "forja", digamos assim, dois posts sobre ele e sobre CAMILO PESSANHA.
Da obra de Junqueiro, que estudei nos meus tempos de aluna do 7ºANO dos liceus, que hoje corresponde ao 11º ANO, realço os poemas das obras "A VELHICE DO PADRE ETERNO" e "OS SIMPLES".Vários estudiosos da poesia portuguesa , nacionais e estrangeiros,tecem elevadíssimas considerações sobre a obra deste poeta.
Destaco, para já, a opinião de UNAMUNO, profundo conhecedor da nossa LITERATURA ,que diz ser GUERRA JUNQUEIRO"um dos maiores poetas do mundo", como afirma o "PÚBLICO".

Mas há muito mais a dizer a este respeito e fica para o momento em que eu puder postar esse trabalho.Vão dando uma vista de olhos...

21 comentários:

  1. Maria, bem sabe que sou do MUNDO. Amo meu país porque ele faz parte do UNIVERSO, mas não porque é Brasil ou qualquer outro nome que possa vir a ter.
    Amo o mar que ele possui e o cheiro da terra assim como amaria qualquer outro lugar, pois não me vejo presa a lugar algum. Estou onde deveria realmente estar e é por isso que amo tanto os poetas daqui da mesma forma com que amo os poetas daí, porque estes SERES são do MUNDO e tens razão quando fala de GUERRA JUNQUEIRO e na força da sua obra.
    Também sou contra o acordo ortográfico, porque tenho consciência que a LÍNGUA está intimamente ligada a cultura de um povo e tem que ser respeitada como tal, e você muito bem sabe a grande política que existe atrás destas mudanças.
    O pior é que se dizem linguistas os detentores de tais reformas, pena que estão às rédeas dos estultos governantes que de CULTURA e de LÌNGUÌSTICA nada sabem.
    Beijos em teu coração

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Guerra Junqueiro.

    Deve ser interessante, aguardo os seus trabalhos e os do "público".

    Obrigada por partilhar essa informação.

    um beijo

    ResponderEliminar
  3. É pena os nossos escritores serem passados, por novelas brasileiras, que nada tem a ver com a nossa cultura.
    È a velha história bem portuguesa de que todo o vem lá de fora é bom, a bem da verdade as nossas novelas salvo raríssimas excepções vão pelo mesmo caminho,quando na escola não se apreende a sério a nossa literatura, ou pelo menos de uma forma que motive a juventude a estudá-los.É o nosso fado.

    Beijão.

    Nota: Venho cá muita vezes, aqui apreende-se sempre qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  4. MALU: obrigada,minha amiga, por teres percebido o que eu disse sobre o ACORDO... Não espero uma atitude diferente dos meus amigos do Brasil, até porque há que preservar as identidades dos dois povos, não achas?
    BEIJITOS DE CARINHO
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. ERGELA: tens razão! Tudo o que dizes é o que eu sinto a respeito da nossa cultura, que os governantes medíocres não entendem. Os mais importantes estudos sobre os nossos valores, literários e outros, são feitos por estudiosos estrangeiros...
    Obrigada por vires quando podes, eu faço o mesmo... TIRA_ME UMA DÚVIDA SE PUDERES: ÉS "UM" ergela ou "UMA" ergela?
    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  6. DANIEL SANTOS: AINDA BEM QUE GOSTOU. FOI AINDA UMA ABORDAGEM DESPRETENCIOSA...
    BJS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  7. "PARTILHA DE SILÊNCIOS": eu adoro-os todos, os autores portugueses!Pena é que os governantes que temos sejam tão medíocres, da esquerda à direita. E foi mesmo no jornal "Público" de hoje, que vi, na página 50, essa notícia sobre o poeta...
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  8. Olá, Maria Ribeiro!

    Muito me honram seus comentários e a inclusão de meu blog entre seus favoritos. Nem sei se mereço tamanha deferência.

    A unificação ortográfica (que me desculpem os amigos portugueses!) também me incomoda. Ainda que ela se restrija às grafias de palavras, as situações a serem enfrentadas não se simplificam, como aludem os gramáticos que dão suporte aos governantes.

    Uma questão grave é que eles desconsideram o gigantismo da língua portuguesa, que, hoje, se diversifica em vários falares, quase que dialetos.

    Os políticos, em meu entender, contentaram-se apenas com os lingüístas, esqueceram-se dos falantes ou, melhor dizendo, dos usuários,dos que efetivam a língua.

    Bjs. bem brasileiros,
    Roberto.

    ResponderEliminar
  9. COSTA CARVALHO, È CLARO QUE MERECE! EU FUI VER PRIMEIRO ... ACEITE OS MEUS COMENTÁRIOS COM O MESMO PRAZER QUE ACEITO OS SEUS E... com acordo ou sem ele. sejamos amigos e irmãos.
    BEIJO DE PAZ EM SEU CORAÇÂO

    ResponderEliminar
  10. O Brasil possui um povo pacifico, mas longe de ser pacificado

    Desdo do seu descobrimento o Brasil procura ter uma identidade própria e tem conseguido superar em muitos ítens os paises considerados de primeiro mundo, uma sorte nossa não?

    Os USA não manteve o inglês Britânico e o resultado disso é que hoje há quase que um "dialeto" para cada estado americano, isso não impediu que ele fosse uma grande potência mundial.

    Um país tão novo com pouco mais de 500 anos quer fazer a sua história com autonomia.
    Embora desfalcado desdo do seu descobrimento, nossa terra tira leite de pedra para sobreviver com o que restou do seu patrimonio.
    A mistura de culturas é uma receita que deu certo aqui no Brasil.

    Adorei o teu blog e o teu comentário, eu ficaria feliz com a tua presença no Chá das Cinco, espero estar a altura do teu bom gosto.

    Um abraço
    Gemária Sampaio de Oliveira e Souza

    ResponderEliminar
  11. Tudo o que não lemos e nos faz falta...

    Olha, não queres aparecer no dia 5? É aqui na capital.

    ResponderEliminar
  12. MANUEL GOUVEIA: DESCULPA, aparecer no dia 5, na capital...para quÊ?NÃO ESTOU A VER...
    EXPLICA_ME, 'tá bem?
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  13. GEMÁRIA: é claro que está à minha altura!É uma amiga, uma "IRMÃ" e aqui ,neste mundo virtual, damos com prazer um bocadinho de nós, uns aos outros!
    BEIJINHO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  14. Jantar do 2711, tudo gente pouco recomendável... mas bem disposta. No último cantámos a Grândola Vila Morena ao luar e com a Amália Rodrigues a olhar para nós... (existe quem desminta isto, mas não lhe ligues...)

    ResponderEliminar
  15. A língua de Camões, Amália, Pessoa e...tantos outros, já não é devidamente respeitada.
    É pena!!!
    Eu tenho alguma dificuldade no domínio da dita língua mas tenho feito os possíveis para não a atraiçoar...
    Quando era pequeno li Ferreira de Castro e depois Fernando Pessoa. Quanto a Pessoa apenas posso dizer que me "marcou" até hoje.
    Gosto da musica e da voz que se pode ouvir neste seu blogue apesar de, vá lá saber-se... , nada ser português incluindo a língua...

    Obrigado pela visita ao meu blogue.

    Beijo

    ResponderEliminar
  16. PAULO: Não tenhas ccomplexos porque te safas muito bem com a nossa Língua...E aqui não há professores, há amigos que se dão ,um pouco, uns aos outros. DE Ferreira de CASTRO, li "A SELVA", mas já não recordo nada...
    BEIJITOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  17. MANUEL GOUVEIA: estarei aqui, na MEALHADA, a cantar "GRÂNDOLA..." convosco...Conheço pouco da capital, em termos de Trânsito, para me aventurar...Se fosse mais perto, nem olharia para trás!OBRIGADA POR ME INCLUIRES NESSA LISTA DE CONVIDADOS!
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  18. Maria,
    Que prazer ler isto ao aqui chegar...em honra de Guerra Junquiero
    Concordo inteiramente com Unanmuno, e tenho a certeza que, se o bem não se perder, ainda há-de haver Guerra Junqueiro a ser cantado mundo fora.... :)

    Quanto ao acordo ortográfico, partilho da mesma opinião e tenho feito o que posso contra ele!!

    Beijo de Patinho Feio :)

    ResponderEliminar
  19. Ora, vem de TGV e depois apanhas o metro!... Temos que combinar essa da Bairrada.

    ResponderEliminar
  20. CYGNUS: que bom que gostaste que falasse de GUERRA JUNQUEIRO! TENHO OUTROS AUTORES PORTUGUESES QUASE PRONTOS A SER PUBLICADOS.MAS PRIMEIRO VÃO SAIR NOS JORNAIS ONDE COSTUMO ESCREVER...
    PENSO TER LIDO QUE , NO BRASIL, TAMBÉM HÁ MUITOS INTELECTUAIS QUE SE PRONUNCIAM CONTRA O ACORDO...
    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar