sexta-feira, 6 de novembro de 2009

POEMA DO CICLO "VIDAS"


Se pudesse, estaria ainda aninhada no ventre de minha mãe…
Qual pérola em sua concha, esconder-me-ia também!

Ainda que significasse não ser, antes de existir,
Se pudesse não nascer, teria feito por resistir!

Nasci em tempo de deuses amordaçados, feridos;
Até eles, coitados, estavam à deriva…perdidos!

A Vida impôs-se! Obrigou-me a aparecer…
Fui vivendo e fiz esforços para não desanimar!

Com tudo predestinado no tempo que foi passando,
Eu, com a sina traçada, fui vivendo e fui andando!

Ilusão das ilusões! Esteve tudo em discordância,
Ao longo do meu viver, logo desde a minha infância!

Naturalmente, fui adolescente…
Parecia tudo acabado…o que me tinha magoado!

Passei a vida ensinando, o que já tinha aprendido;
Por ela apaixonada, tudo parecia esquecido!

Os deuses, porém, desalinhados, feridos,
Demonstram andar perdidos!
Eu é que não me contento e procuro outro sustento!
Procuro novas medidas, para poder realizar-me;
Sei que é sempre pouco…mas hei-de adaptar-me!
Não creio na minha desconfiança…
Anseio estar ao lado da Esperança!
Se o sofrer é parte do ser…o que eu quero é viver!



Cad1 A -4 AGT/07




17

24 comentários:

  1. Dois grandes poemas que deslizam em versos de pura VIDA...
    Que revelam as inquietações tatuadas em tua alma, desde a semente até o nascer da flor; do grão de areia a infiltra-se na concha transformando em pérola.
    E, há de seguir sempre, pois o melhor está por acontecer porque deseja estar ao lado da ESPERANÇA... sempre querendo a VIDA.
    Beijos, Maria

    ResponderEliminar
  2. MALU querida: estive ,hoje, uma data de vezes à porta do teu Infinito, mas não consegui entrar para comentar os dois lindos poemas que li...Amanhã, volto lá. Minha "irmã", como sempre você tem as palavras mais lindas do mundo para aminha poesia! Obrigada por estares sempre atenta.
    BEIJITO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  3. Este poema revela-me uma alma revolucionária...
    "se pudesse não nascer, teria feito por resistir".
    A quem deixa que a alma grite assim, está o melhor por acontecer, como diz, e bem, a nossa amiga Malu.
    Bom fim-de-semana.
    Um beijo daqui

    ResponderEliminar
  4. SERIA TÃO BOM, se tu e a MALU tivessem razão, carlos...
    BEIJO DE BOM FIM-DE -SEMANA ,PARA TI, TAMBÉM.
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  5. Maria,
    estive viajando e voltei com saudades de todos.
    Triste teu verso.
    Sempre e sempre queremos a proteção e o aconchego que tinhamos no seio materno.
    No entanto a vida nos requer,nos machuca,as vezes nos consola e outras vezes não, mas é preciso ter esperança, porque a esperança é o sonho de toda uma vida.

    ResponderEliminar
  6. DORONI: que bom que estás de volta!
    Se pudesse contar-te um pouco de minha vida, saberias que desde menina, tive poucos motivos para ser uma criança feliz. SÓ O FUI,VERDADEIRAMENTE, AO TER OS MEUS DOIS FILHOS. DE CERTEZA QUE TUDO SE REFLECTE NA MINHA POESIA, POR ISSO LUTEI TANTO PARE TER DOIS CURSOS UNIVERSITÁRIOS E SER O QUE HOJE SOU.
    BJS DA LUSIBERO

    ResponderEliminar
  7. Os deuses do nosso descontentamento são ciumentos...

    ResponderEliminar
  8. OlÁ, MANUEL GOUVEIA!
    BJS de bom fim-de- semana!
    Lusibero

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria :)

    Nada como tentar contrariar a vida quando ela se mostra injusta e nos magoa. Louvo toda essa perseverança, minha amiga !!!

    Excelente fim de semana

    Beijooo

    Norberto

    ResponderEliminar
  10. NORBERTO: que bom ouvir-te! Já tinha saudades tuas!
    BEIJOS DA LUSIBERO, com um agradecimento pelas tuas palavras, sempre tão amigas e consensuais!

    ResponderEliminar
  11. Maria.
    Eu ao contrario de você,fui uma criança feliz, mas a vida me pregou peças que nem te conto.
    mas a fé e o sonho e os filhos, não me abandonam.

    Olha,tem um presentinho para você em meu Blog,
    Um SELO DO AMOR. É sóbuscá-lo. Espero que goste.
    Bjs e bom final de semana,cheio de luz e paz.

    ResponderEliminar
  12. DORONI: todos temos as nossas penas... e as nossas cruzes!Eu sei...
    OBRIGADA PELO TEU SELINHO, QUE IREI BUSCAR MAIS TARDE, POIS PRECISO DA AJUDA DA MINHA FILHA, PARA FAZER ESSA OPERAÇÃO.
    BEIJINHO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  13. Maria:
    Os teus poemas, são para serem lidos devagarinho, como se dissessemos uma oração e cada palavra fosse absorvida pelo coração...
    Obrigada pelo teu selinho-mimo que já está na minha Galeria de Amigos...mas, tal como tu, espero sempre pela ajuda do meu filho...ah! Benditos filhos!!

    Um beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  14. Diz que se pudesse, estaria ainda aninhada no ventre de sua mãe. Uma vez abracei-me todo à minha mãe colocando o braço em seu redor, embos sentados num sofá, e a sensação foi tão reconfortante que me julguei am paz no seu ventre...

    Neste seu poema, Lusibero, notam-se os cardos da vida que a acompanharam, mas também a esperança em crescer e se desfazer do que atrapalha a felicidade.

    Identifico-me aqui:

    "Os deuses, porém, desalinhados, feridos,
    Demonstram andar perdidos!
    Eu é que não me contento e procuro outro sustento!
    Procuro novas medidas, para poder realizar-me;
    Sei que é sempre pouco…mas hei-de adaptar-me!"

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Olá amiga!

    Não percebi o seu comentário na minha poesia:

    "VIEIRA CALADO: escapou erro em "enfrentamos!..."

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. GRAÇA PEREIRA: TENS RAZÃO! ABENÇOADOS FILHOS...
    OBRIGADA, MINHA QUERIDA, POR GOSTARES DESTES POEMAS. CRÊ que são pedaços do meu sentir...
    BEIJINHOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  17. VIEIRA CALADO: JÁ RESPONDI , NO SEU BLOG. BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  18. DANIEL SILVA(LOBINHO): DEVE SER BOM TER ESSAS RECORDAÇÕES DE UMA MÃE...LÊ , NAS ENTRELINHAS, POR FAVOR...SABIA , DE ANTEMÃO, QUE TE IRIAS IDENTIFICAR COM AQUELE EXTRACTO...NAO TENHO PALAVRAS PRÓPRIAS PARA TE AGRADECER O ESTARES AÍ, SENÃO "OBRIGADA".
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  19. Querida Maria,
    O seu poema é triste, mas vê-se que soube enfrentar a vida,afastando os espinhos, quiça, magoando-se.
    "Se pudesse, estaria ainda aninhada no ventre de minha mãe…
    Qual pérola em sua concha, esconder-me-ia também!"
    Esse tempo, no ventre das mães, é o melhor. Quem nunca pensou nisso?
    Siga em frente, amiga.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. MARIA LÚCIA, que bom que você está de volta!Temos que seguir em frente, forçosamente...
    Estou a ver que minha poesia é mto confessionalista... diz , talvez, demasiado de mim, Mª Lúcia? Mas só desse modo é poesia...
    Beijinhos de lusibero

    ResponderEliminar
  21. Este poema está cheio de vida, porque a vida é assim, quantas vezes desejei voltar ao ventre da minha mãe e aí me aconchegar fugindo de tudo que me incomodava, mas eu posso estar um dia na maior das «fossas» e depois ergo-me com a maior das forças, isto porque já aprendi que nada bem ter comigo de bandeja, se desejo algo tenho que lutar por isso!...
    Bjs,
    Manuela

    ResponderEliminar
  22. MANUELA FREITAS:permites que eu faça minhas as tuas palavras?Até porque a minha mãe só me deu à luz...Coisas para mais tarde...
    BEIJITO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  23. Viver, viver sempre, e sempre com a luz da esperança de que o melhor esteja sempre por vir.

    (que bom saber que a chegada dos filhos foi o melhor da vida,
    até agora...nós sabemos disso)

    Beijoooossssss

    ResponderEliminar
  24. TERRA DE ENCANTO: que bom que tu e o teu irmão existiram... para existirem agora!
    BEIJOS DA MÃE

    ResponderEliminar