terça-feira, 10 de novembro de 2009

POEMA DO CICLO "VIDAS"

foto google



Duas rosas vermelho-vivo
Cruzam-se, no meu jardim.
De tal modo se tocam
Que lembram os beijos que dão,
Os que se amam, sem fim…
Fogosas, raivosas nos espinhos que as protegem,
Vivem da” seiva terra”, coberta de “húmus-vida”…
Sinto-me como uma delas!
Anseio pela boca, que se aproxima
Na candura do rubro amor,
Que procura a sua flor…
Espero…
E sem saber, sinto este acontecer.
Minha rosa escarlate escorre orvalho,
Para a terra…


A vida ameaça ressurgir…
Eu... estou pronta a sentir!






CAD6F -18 (46) – JAN/09

19 comentários:

  1. Maria
    As rosas, são sempre motivo e razão de uma poesia tão linda como esta. São defacto o cartão do Amor!
    Um beijo amigo.
    Graça

    ResponderEliminar
  2. GRAÇA PEREIRA: adoro rosas ,de todas as cores! mas prefiro as vermelhas, vermelho forte , vermelho amor pela vida, vermelho sangue meu...
    BEIJITOS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  3. " Porque eu gosto é de rosas... de rosas... de rosas, acompanhadas de bilhetes me deixam nervosa.
    Toda mulher gosta de rosas... de rosas... de rosas, algumas vezes são vermelhas, mas sempre são rosas." (Música da Ana Carolina)
    E o teu poema é belo, porque nele há o perfume delas e posso sentí-lo daqui.
    Beijinhos
    Eu amo quando deixa transparecer esta ternura que há em ti, Maria Elisa.

    ResponderEliminar
  4. Mas...
    A rosa se aderna, se parte,
    desmaiando lentamente.
    E perpetua, numa pétala,
    entre folhas de papel.

    Quando recobre-te de espinhos,
    é defesa que buscas?

    Tácito

    ResponderEliminar
  5. SIM, T@cito!NÂ FUI FELIZ NESSE CAMPO...
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  6. MALU: as tuas palavras soam de modo espocial, com a ternura que eu sei que és...
    beijitos desta tua irmã

    ResponderEliminar
  7. DANIEL SANTOS: gosto dessa ternura seca... DIZER TUDO, com poucas palavras...
    Obrigada, amigo.
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  8. Rosas...
    as que ficam depois de nossos passos.
    E vozes que nos proibem olhar para trás.

    Pema do ciclo "vidas": muito bonito, lindo, muito inspirado e inspirador.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. COSTA CARVALHO: que enorme prazer conhecê-lo!
    AINDA BEM QUE GOSTOU DESTE POEMINHA. FICO FELIZ SEMPRE QUE OS AMIGOS GOSTAM , POIS COMO NÂO CONSIGO "CHEGAR" A NENHUMA EDITORA, VOU OFERECENDO OS POEMAS AOS MEUS AMIGOS!VOU JÁ AO SEU BLOG. ENTRETANTO, SE PUDER, VEJA OUTROS ,POR AÌ ABAIXO, QUE TAMBÉM SÂO SEUS , AGORA
    BJS DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  10. SILVANA NUNES: estou muito feliz por conhecer você!Estás a viver num paraíso, na floresta que é a minha paixão, com árvores, passarinhos exóticos ou não, água, ar puro... Seremos amigas, sim senhora! Para além do mais ... PROFESSORAS, a profissâo mais linda do mundo , que nos permite ir conduzindo o futuro dos nossos alunos... ALINHO COM A TUA PROPOSTA!
    BEIJOS DE (http://lusibero.blogspot.com)
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. Maria, com sua licença, faz-me lembrar este excerto:

    "Há tanto tempo que não me ocupo do jardim
    A última vez estava frondoso
    A buganvília a tingir-se de vermelho
    Trepando O perfume inebriante
    E as festas ao cair da tarde
    Parece que foram há séculos
    Noutra encarnação
    Os meus amigos traziam as bebidas
    E a jovialidade
    O jardim enchia-se de gente
    De beijos
    Pelos cantos Sôfregos de desejo"

    ResponderEliminar
  12. CIRRUS: e quem é o autor? Se é o CIRRUS. é lindíssimo, até porque rico em visualismo impressionista. que lhe é conferido pelas sensações de toda a espécie: "sentimos"os cheiros das FLORES, "ouvimos "as gargalhadas dos amigos, "vemos" o bulício dos amigos, no jardim, apercebemo-nos das sensações cinéticas ,pelo movimento da buganvília a trepar...
    Abraço de lusibero

    ResponderEliminar
  13. Não, Maria, estaria a mentir se dissesse que é meu. Mas é de alguém que aprecio sobremaneira, e de alguém que, suspeito eu, a Maria e muitos outros nunca pensariam ter a capacidade para ter este tipo de delírio poético.

    Apesar de tudo, é do Adolfo Luxúria Canibal.

    ResponderEliminar
  14. CIRRUS: não imaginava!MAS, se for seu amigo, diga-lhe que adorei! Afinal, parece que os poetas vivem todos o amor, a saudade, o prazer físico e espiritual que certas memórias nos trazem, à mente...
    BEIJO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar
  15. Maria, não é meu amigo, é um dos grandes músicos rebeldes da nossa praça! Não me diga que nunca ouviu falar dele e da banda?

    ResponderEliminar
  16. Ó CIRRUS, PORRA!É claro que sempre ouvi falar dele, embora, honestamente, não me lembre da cara... Mas como tu disseste que não és lá muito das "poesias" e me pespegaste ali um poema tão lindo, parti do princípio, eu que não conheço a obra do LUXÚRIA CANIBAL! que devia ser de um teu amigo e que o Adolfo era esse amigo...UFA!JÁ DISSE!
    BEIJITO DE AMIZADE DA LUSIBERO

    ResponderEliminar
  17. "Duas rosas vermelho-vivo
    Cruzam-se, no meu jardim."

    Poético, bonito, SIMPLES! este podia ser o mote para um poema que redundaria noutra história. Acho este pedacinho simplesmente tão belo, porque simples, num pueril poetico usado no bom sentido, que me apixonei logo por ele :)

    Beijinho amigo

    ResponderEliminar
  18. DANIEL SILVA(LOBINHO):é um poema verdadeiramente simples ,mas que toca o AMOR pela "BAÍNHA"...
    BEIJINHOS, DANIEL.

    ResponderEliminar