domingo, 28 de junho de 2009

"Que poder tens tu, PODER?"

Começo por recordar um poema de SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN, "A VESTE DOS FARISEUS",destacando alguns versos: (...) "A polícia o perseguia/Guiada por fariseus/ (...)lhe pedia toda a gente/ Guiada por fariseus/ (...)A treva caíu dos céus/Sobre a terra em pleno dia/ Nem uma nódoa se via/ Na veste dos fariseus"-in " LIVRO SEXTO(1962)
Tenho procurado eximir-me, nos últimos dias, a tecer considerações sobre o país e as imensas personagens de que se tem falado.Afinal, parece que a comunicação social tem dito tudo... Mas isso não impede que eu pense!E se penso, existo! Como tal, por que não exprimir-me? Tenho como ponto de partida para o meu raciocínio os resultados eleitorais recentes, que ,como se recordam, viraram o PS de "pernas para o ar".Até essa altura, do alto dos seus pedestais, os fariseus falavam, falavam... e, apesar de todos sabermos que "havia porcaria", pois..."nem uma nódoa se via nas suas vestes"!De repente, como que por magia, começam a aparecer, de "fato novo"- ARMANI, claro!-mas já com uma tremenda nódoa, a da HUMILDADE, a da cara lavada depois de tantas "borradas" mal feitas, a do "amigo"...(Ó diabo!...) Com o "poleiro" a dar mostras de querer escapar de debaixo dos pés, aconselhados todos uns pelos outros,ei-los a apresentarem-se ao povo que esbofetearam, ao longo de quatro anos, com uma pele de cordeiro sarnento, que não conseguiu convencer grande parte desse esbofeteado povo!
Dias depois, salta fora o negócio da PT ,a ver se se tirava MONIZ da TVI!Mais uma daquelas borradas que cheirou tão mal, que obrigou o PRESIDENTE DA REPÚBLICA a vir a, terreno e a aconselhar transparência, num país, o nosso! que a vai perdendo ,aos poucos...Nós,os portugueses que começamos a perder "a barba dura" que caracterizou tipos como VIRIATO, mesmo que habituados à desfaçatez dos fariseus, ficámos "de cara à banda"!Então, não é que "o homem" continua a fazer de nós parvos, inermes, inérvios, saloios, pacóvios, "come e cala"???Até quando? Ah... vêm aí eleições outra vez! E eu...vou votar!
Vamos lá a ver, se é desta que os que "desviaram" milhões do BCP, DO BPP, do BPN e afins, deixam de andar de FALCON privado ,com 40 seguranças pagos por todos nós que,a meio do mês, já não sabemos onde ir buscar dinheiro para comprar mesmo as "marcas brancas", porque ,até aposentados ,temos que pagar lautos impostos para tão lautos luxos dos fariseus...

2 comentários:

  1. E, todavia, com esta volta de 180º em supostos "mea culpas", de erro de governação, de inflectir nas políticas, nomeadamente a Educaçao e o TGV, etc. com tudo isto de marketing feito e depois de tanta mentira, como poderão voltar a acreditar nele?

    nao se v~e que é tudo uma questão de imagem para ganhar as eleições e que uma pessoa nao muda assim de repente do dia para a noite?

    Só quem for naive, mesmo...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Maria

    Grande desabafo. desde a Sophia aos 40 seguranças. :)

    Acabei de a colocar na minha lista 'comunidade', para a poder acompanhar mais de perto.

    Abraço

    ResponderEliminar