segunda-feira, 22 de junho de 2009

Exames de Português/09-II

Como PROFESSORA DE PORTUGUÊs continuo a assistir a esta triste novela ,que são os pseudo-exames desta disciplina , no presente ano lectivo.
Não me abstenho de criticar o facilitismo instalado por força e vontade dos cérebros da "5 de Outubro". A minha longa carreira de docente ensinou-me que é impossível avaliar conhecimentos ,no campo da interpretação e da escrita, com questões a responder com "X"...sem que os alunos sejam forçados a demonstrar um pensamento lógico e consequente, num certo e determinado tema. Não me regozijo com o que se espera que venha a ser um êxito ,no presente ano lectivo, nas notas de exame. Antes pelo contrário: pensando que não gostaria de ver os meus filhos avaliados com estas facilidades, tenho pena dos alunos que, caso entrem nas Faculdades, não vão ter "muletas"para acompanhar seja que curso for, ficando, então ,pelo caminho. Depois...daqui a uns tempos...a quem se vão pedir responsabilidades pelo descalabro instalado?

1 comentário:

  1. E nao foi apenas a Português. O facilitismo instaurou-se ha muito na 5 de Outubro e nao apenas nestas vertentes...

    beijinhos

    ResponderEliminar