segunda-feira, 15 de junho de 2009

Indios da Amazónia peruana em pé de guerra...




Ao ler o "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" de ontem, 14 de Junho, chamou-me a atenção um artigo de uma página da autoria de Roberto Cortijo, sobre o estado de perturbação dos índios peruanos,quanto àquilo que posso chamar "mercantilização" do território amazónico. O que conheço da Amazónia é aquilo que vem nos jornais e revistas ou então o que me é dado ver nos canais de cabo, "Odisseia", "National Geographic" e outros. Sei do drama da extinção de matas, de extensas partes do "pulmão da terra"; conheço o problema da destruição da floresta amazónica e as consequências que daí podem advir para o futuro do bem-estar de pessoas e espécies ,únicas no mundo e ,ao mesmo tempo, património de toda a Humanidade.Sei que o ar puro da terra depende, em grande parte da preservação desse saudável pulmão.Sei ,também, que grandes companhias internacionais estão interessadas nos lucros dessa região , em grande parte brasileira,sem olhar às culturas milenares das populações índias, que são a alma da preservação dessa parte do mundo.
Estudos científicos recentes vieram demonstrar que o rio Amazonas é ,verdadeiramente, o maior rio do mundo,se se tiver em linha de conta que a sua nascente se situa no Perú, no sul do Perú, numa montanha do sul ,intitulada "Nevado de Mismi. O rio ,como é sabido, toca sete ou oito países, dos quais destaco:Brasil, Bolívia, Perú, Suriname e Venezuela, Equador e Colômbia. No seu território habitável, os indios que os portugueses pensaram falar duas línguas, o tupi e o guarani, na realidade falam mais de 150 línguas, ao que me disseram ,incompreensíveis entre si.
A bio diversidade amazónica e o equilibrio ecológico exigem destes governos peri féricos e de todo o mundo, uma urgente tomada de posição quanto à preservação do território. A estrada transamazónica destruiu culturas humanas e recursos, a um nível insuportável. Os habitantes da floresta têm vindo a ser dizimados com as doenças dos brancos, corporais e morais!
Os índios peruanos não querem deixar de lutar por esta causa mais que justa, que é a de manter as multi nacionais desumanas e exploradoras, fora do seu território, mesmo à custa da própria vida!
E Lula da Silva...por onde anda você?

4 comentários:

  1. Maria

    Bela causa. É simplesmente o pulmão de todo o planeta que está a ser destruído e com ele, os povos que lá habitam.

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Uma grande reserva de biodiversidade que pode desaparecer, e um bom pulmão da terra em termos de oxigénio também. Não o maior, porém... O maior está também a ser desbravado, embora a ritmo mais lento. Mas também é maior.

    Mas que é uma boa causa, é!

    ResponderEliminar
  3. http://amazoniainforma.blogspot.com/
    vá me visitar.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Vou visitá-la, sim, "AMAZONIAINFORMA", porque AMO a AMAZÓNIA e tudo quanto você me possa ensinar é riqueza pessoal.
    ABRAÇO DE LUSIBERO

    ResponderEliminar