sexta-feira, 3 de maio de 2024

TEXTO DE MINHA AUTORIA:FILHOS DE UM DEUS MENOR

 ARTIGO DE MINHA AUTORIA: "Filhos de um Deus menor"-

Da autoria de Maria Elisa Ribeiro(Primeira Parte)"
“FILHOS DE UM DEUS MENOR…”-REFLEXÕES EM TORNO DOS CONCEITOS DE LIBERDADE E EXISTÊNCIA
Há, na nossa vida, constantes dicotomias: somos seres alegres e tristes, justos e injustos, frontais e hipócritas, bons e maus…Sendo a Vida, como é, Mudança e Tenacidade, a fronteira é, por vezes, tão ténue, que tudo nos parece, permanentemente, igual, “mais do mesmo”, digamos assim!
Sofremos, porque isso é inerente à nossa constante “ebulição “interior; sofremos duplamente, quando, para além do nosso, nos apercebemos do sofrimento alheio. Perante os nossos olhos, expõe-se diariamente, o lado obscuro desta humanidade que, pretendendo escondê-lo, o vai revelando, aos poucos, quando o negrume já não cabe nas almas e começa a extravasar.
É épica, embora meteórica, a nossa passagem pelo universo…é o espaço do tempo de “um ai”…Entretanto, lutamos por um mundo melhor, esperamos pelo euro-milhões e os dias vão passando… Inexorável verdade que se vai sentindo na pele!
Madre Teresa de Calcutá, num dos seus muitos pensamentos sobre o ser humano e o mundo circundante, dizia, mais ou menos por estas palavras, que é preciso que sejamos bem cegos para não ficarmos extasiados com o espectáculo que são as estrelas, as flores e toda a natureza celeste, tolos e ingénuos para não reconhecermos o seu Autor e loucos, o suficiente, para não O adorarmos.
Este dissertar leva-me ao triste cenário dos países onde se morre de fome por falta de recursos naturais, de amor e de senso. Falo das horríveis imagens de sofrimento que nos mostram crianças, mulheres e idosos, vítimas inocentes de guerras, corrupção e ambições, mostrando as barrigas inchadas DE TANTO NÃO COMER! Falo desse mundo de desperdícios que, comodamente instalado perante todo o tipo de sofrimento humano, não consegue dar as mãos para destronar os ditadores imbecis e nauseabundos que continuam a beber o sangue, o pouco sangue, que corre nas veias dos inocentes. É impossível esquecer os olhos esbugalhados, de fome e terror, as moscas a cobrir a boca e o corpo das crianças com costelas quase à mostra, pronunciadas pelo estado de secura das gorduras e da água que esses corpinhos inocentes vão perdendo, a pouco e pouco, até ao minuto final! “Filhos de um deus menor”! -que a minha condição humana não consegue compreender ou esquecer!
E eu? Que posso eu fazer? Não sou um Maddof que roubou biliões…não tenho terrenos para vender nem para explorar petróleo, não tenho contas bancárias chorudas, não sou um multimilionário do mundo do futebol, não sou o Presidente dos Estados Unidos…Qual é o meu papel, no meio de milhões de desalojados famintos e refugiados doridos, de corpo e alma?
(PARA NÃO CANSAR OS AMIGOS BLOGUISTAS, CONCLUIREI ESTE MEU TEXTO, AMANHÃ OU DEPOIS.)
Publicado por Maria Elisa Ribeiro
(SEGUNDA PARTEDO MEU TEXTO "FILHOS DE UM DEUS MENOR)

DIZ-SE QUE, AMAR COM CONDESCENDÊNCIA E PIEDADE, NOS CONDUZ, INEVITAVELMENTE, À INFELICIDADE.
SARTRE DIZ QUE “A EXISTÊNCIA SEGREGA O SEU PRÓPRIO NADA…NADIFICA-SE!” SERÁ ESSE O CASO ENTÃO, NA MINHA HUMANIDADE, CONCLUO QUE NÃO POSSO SER FELIZ, AO PENSAR EM TODOS OS BOCADOS DA TERRA ONDE SE SOBREVIVE, NAS PIORES CONDIÇÕES POSSÍVEIS. E NÃO SOU FELIZ PORQUE ME SINTO IMPOTENTE PERANTE O SOFRIMENTO ALHEIO. O CORAÇÃO DOS HOMENS DA TERRA QUE PODIAM DAR UMA MÃO À HUMANIDADE SOFREDORA, É UM DESERTO ÁRIDO, PEDREGOSO, INFÉRTIL. AO OLHARMOS PARA O MÁRTIR DARFUR, O ZIMBABUÉ, A CHINA, O TIBETE, O CONGO, O RUANDA, A LIBÉRIA, A COREIA DO NORTE, O IRAQUE…NÃO VISLUMBRAMOS “VEGETAÇÃO” E SENTIMOS QUE OS “ VENTOS FORTES” DO ÓDIO, DAS AMBIÇÕES DESMEDIDAS E DA FRIEZA DAS SITUAÇÕES, CAUSAM TEMPESTADES DENTRO DE NÓS.
TALVEZ POR ISSO, VÊM-ME À CABEÇA IDEIAS SOBRE A EXISTÊNCIA HUMANA, QUE AS MUITAS LEITURAS DAS MUITAS PESQUISAS DE MUITAS “FILOSOFIAS” EM MIM IMPRIMIRAM, AO LONGO DOS ANOS.
DOS POBRES SERES QUE, POR FORÇA DO DESTINO OU DE QUALQUER OUTRO TRÁGICO FACTOR, NASCERAM NESTES CANTOS DO MUNDO?
NIETZSCHE AFIRMOU QUE “EXISTIR É SER UM SER FORA E DISTANTE DE SI”…ENTÃO CONCLUO QUE O HOMEM NÃO PODE LIMITAR-SE AO QUE É “AQUI” E “AGORA”…ASSIM SENDO, QUE OUTROS HORIZONTES EXISTEM PARA QUEM FOGE DAS DITADURAS, QUE LEVAM À GUERRA E À FOME?
KIRKEGAARD DIZ QUE”O HOMEM É TANTO MAIS LIVRE QUANTO MAIS ACEITAR AQUILO QUE TEM DE VIVER”… HOMESSA, DIGO EU! QUEM, DE ENTRE OS MILHÕES DE FAMINTOS ESCOLHEU NÃO TER QUE COMER E MORRER DE FOME?
ANDO, NESTE MOMENTO A RELER A OBRA “APARIÇÂO” DE VERGÍLIO FERREIRA, ONDE O AUTOR SE DEMONSTRA EXISTENCIALISTA E SEGUIDOR DAS IDEIAS DA NÃO EXISTÊNCIA DE DEUS, PROPALADAS POR SARTRE, EM MEADOS DO SÉCULO PASSADO. É UMA TEMÁTICA FASCINANTE E PERIGOSA, VIVIDA EM PLENO PELA PERSONAGEM “DR.ALBERTO SOARES”, ALTER-EGO DE VERGÍLIO FERREIRA. ESTE ASSUNTO DEVE SER TRATADO COM “PINÇAS”…É QUE NOS LEVA, INEVITAVELMENTE, A ACTOS DE MEDITAÇÃO…
EU CREIO EM DEUS! INTERROGO-ME, COMO FAZEM TANTOS MILHÕES PELO MUNDO FORA E NÃO ACEITO A IDEIA DE QUE A EXISTÊNCIA É “A-DO-SER-HUMANO-PARA- A-MORTE”!!! E NISTO, NEM OS FILÓSOFOS ESTÃO DE ACORDO; SENDO HUMANOS E IMPERFEITOS, COMO TODOS NÓS, COMO DIZ O POVO “CADA CABEÇA, SUA SENTENÇA…”
PREFIRO O PONTO DE VISTA DE GABRIEL MARCEL AO AFIRMAR QUE “EXISTIR É SER UM SER LIVRE”! SENDO TUDO MUITO RELATIVO, A MINHA CONSCIÊNCIA ESBARRA, IMEDIATAMENTE, COM A TRISTE REALIDADE DE VER QUE NÃO SÃO LIVRES OS CIDADÃOS QUE VIVEM EM PAÍSES DE QUE TODOS CONHECEMOS AS TRISTES REALIDADES DA FOME, DA GUERRA, DA TORTURA…
MAS… PENSANDO BEM, ALGUÉM É LIVRE? É QUE A LIBERDADE DE CADA UM DE NÓS TERMINA QUANDO COMEÇA A LIBERDADE DOS OUTROS… OS FILÓSOFOS CONOTADOS COM CORRENTES DO EXISTENCIALISMO CRISTÃO, COMO MARCEL E KARL JASPERS, PARA QUEM “SER HOMEM É SER LIVRE E RELATIVO A DEUS”, INSISTEM NESSA IDEIA E AFIRMAM AINDA QUE” DEUS SE SERVE DA PRÓPRIA LIBERDADE PARA GUIAR O HOMEM NOS JUÍZOS QUE ELE PRÓPRIO FORMULA”… ASSIM SENDO: QUEM É LIVRE?
DOSTOIEWSKY, ESCRITOR RUSSO, DECLARAVA-SE ATEU; NO ENTANTO, FAZ ESTA ASSOMBROSA AFIRMAÇÃO: “NÃO CREIO EM DEUS, MAS SE ELE NÃO EXISTISSE, TUDO SERIA PERMITIDO”. VEJAMOS ALGUNS TRISTES PASSOS DA HUMANIDADE E MEDITEMOS NA AFIRMAÇÃO DO ESCRITOR RUSSO: AS CRUZADAS DA IDADE MÉDIA, OS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DO REGIME HITLERIANO EM DACHAU, TREBLINKA, BIRKENAU, AUSCHEWITZ…OS “GULAGS” DO IMPÉRIO SOVIÉTICO, AS DEPURAÇÕES DO TEMPO DE ESTALINE, OS CAMPOS DA MORTE DO CAMBODJA, DE POL-POT…
E NÃO QUERO PENSAR MAIS! PRECISO DE IR VER O SOL E A LUA…AS MINHAS FLORES E AS CRIANÇAS QUE GRITAM, ALEGRES, NA RUA…
FALTA-ME REFERIR QUE O “DEUS” DE QUE FALAM OS FILÓSOFOS MARCEL E JASPERS NÃO É NEM SE IDENTIFICA COM O DEUS DE QUALQUER RELIGIÃO!
PARA ESTE TRABALHO RECORRI A ALGUMAS FONTES, PARA ALÉM DOS MEUS CONHECIMENTOS DE VIDA.
AQUI VÃO AS FONTES:

"AULA VIVA",DE JOÃO A UGUSTO DA FONSECA FRANÇA E JOSÉAUGUSTO DA SILVA VIEIRA, PORTO EDITORA.
"NOVOS HORIZONTES", DE FERNANDA COSTA E ROGÉRIO DE CASTRO, PORTO EDITORA
Pode ser uma ilustração de 1 pessoa
Todas as reações:
Maria Elisa Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário