sábado, 29 de agosto de 2015

NO "DN"- PORTUGAL


Ministros europeus querem patrulhas e bilhetes com nomes nos comboios internacionais


por Dn.pt com LusaHojeComentar




França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Suíça querem reforçar a segurança depois do ataque no dia 21 num comboio de alta velocidade, que fazia a ligação entre Amesterdão e Paris.


Ministros europeus apelaram hoje para a criação de patrulhas multinacionais e a utilização de bilhetes com os nomes dos passageiros nos comboios internacionais de longa distância na sequência do ataque 'jihadista' frustrado de há uma semana.

As medidas integram uma declaração comum divulgada no final de uma reunião em Paris de ministros de nove países, que pediram igualmente à Comissão Europeia para reforçar a legislação sobre armas de fogo e aos serviços de informações para intensificarem a sua cooperação.

O aumento do controlo de passageiros e bagagens nas principais estações de comboio também foi pedido, no sentido de se reforçar a segurança depois do ataque no dia 21 num comboio de alta velocidade, que fazia a ligação entre Amesterdão e Paris e que foi impedido por passageiros.

A França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Suíça consideram ainda "indispensável realizar operações de controlo simultâneas e coordenadas em determinadas rotas", declarou o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, lendo a declaração.

Os 26 países da zona Schengen aboliram as fronteiras físicas e o princípio da livre circulação de pessoas não permite a reintrodução do controlo sistemático nas fronteiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário