quinta-feira, 2 de abril de 2015

DA CHINA...


China está a construir uma grande muralha de areia no mar


por Ana MeirelesHoje1 comentário




Oficial dos EUA diz que massa terrestre artificial em zona reclamada por vários países é superior a 4 quilómetros quadrados. Pequim garante que projetos estão no seu território.


Pequim está a criar ilhas artificiais em zonas do mar do Sul da China reclamadas por vários países, causando sérias preocupações sobre as suas intenções de conquistas territoriais. O alerta foi dado ontem pelo comandante da frota do Pacífico dos Estados Unidos.

"A China está a criar uma grande muralha de areia, com dragas e bulldozers, com o decorrer dos meses. Quando se olha para o padrão provocativo das ações da China em relação a Estados reclamantes mais pequenos (...), não é uma surpresa que o alcance e o ritmo da construção das ilhas artificiais levanta sérias questões sobre as intenções chinesas", afirmou o almirante Harry Harris Jr.

Segundo este responsável, "a China está a construir terra artificial através do bombeamento de areia para corais de recife vivos - alguns deles submersos - e pavimentando-a com cimento". O oficial da Marinha dos Estados Unidos acrescentou ainda que Pequim já criou "mais de quatro quilómetros quadrados de massa terrestre artificial".

Pequim reclama soberania sobre a quase totalidade do mar do Sul da China - reivindicando ilhas do Vietname, Taiwan, Malásia e Filipinas - por causa do território demarcado no "mapa de nove linhas", criado em 1947.

Leia mais na edição impressa ou no epaper do DN.

Sem comentários:

Enviar um comentário