domingo, 26 de abril de 2015


Doente com hepatite C pede ao ministro da Saúde: "Não me deixe morrer"


ROMANA BORJA-SANTOS

04/02/2015 - 19:45


Morte de doente com hepatite C e protesto de um doente no Parlamento levam ministro a comprometer-se "pessoalmente” a elaborar um plano para responder a estes casos. PS quer ouvir presidente do Infarmed.





19







MULTIMÉDIA



Vídeo

Hepatite C: "Precisamos de alargar critérios" de acesso a medicamento

Vídeo

Doente com hepatite C em desespero: "Senhor ministro, não me deixe morrer"

Vídeo

"O senhor ministro não tem o problema que eu tenho"

Vídeo

"O senhor ministro olha para nós como números"

Vídeo

Novo medicamento para tratar a hepatite C domina comissão da Saúde


TÓPICOS

Doenças
Serviço Nacional de Saúde
Hospitais
Saúde
Paulo Macedo
Assembleia da República

MAIS
Aberto inquérito à morte de mulher com hepatite C
Sociedade de Medicina Interna reclama plano nacional para a hepatite C
Doente de 51 anos morre à espera de medicamento inovador para a hepatite C
Passos Coelho admite que médicos se formem no privado
Taxas moderadoras podem acabar até aos 18 anos


Menos de meio minuto foi suficiente para uma reviravolta na comissão parlamentar de Saúde, que se arrastou por quatro horas e meia. “A mãe do David morreu, não me deixe morrer”. O curto apelo foi feito directamente ao ministro da Saúde por José Carlos Saldanha, doente com hepatite C há 18 anos, que diz ter uma cirrose descompensada e aguarda há um ano pelo polémico medicamento que cura a doença em mais de 90% dos casos mas que custa 42 mil euros. A interpelação infringiu as regras para os visitantes que assistem às sessões e o doente abandonou voluntariamente a sala pedindo “perdão”, mas deixando uma garantia: “Mas eu a si vou encontrá-lo” – disse a Paulo Macedo, que mais tarde prometeu comprometer-se "pessoalmente” com um plano ágil para tratar a doença no país.

A presença de Paulo Macedo nesta quarta-feira no Parlamento foi agendada potestativamente pelo PCP para discutir os problemas nas urgências dos hospitais públicos, na sequência de inquéritos abertos à morte de sete doentes que supostamente tiveram tempos de espera acima do recomendado para serem atendidos. No entanto, logo na primeira intervenção da comunista Paula Santos ficou claro que a hepatite C marcaria o dia e abafaria o caos nos hospitais, com a parlamentar a questionar Paulo Macedo sobre o caso de uma doente com 51 anos que morreu na sexta-feira depois de esperar quase um ano pelo Sofosbuvir, o polémico fármaco do laboratório norte-americano Gilead Sciences.

O caso de Maria Manuela Ferreira, avançado pelo PÚBLICO, marcou as perguntas dos deputados, mas não só. A sessão decorria há menos de 40 minutos quando a entrada de três pessoas na sala aumentou as movimentações. José Carlos Saldanha, da Plataforma Hepatite C, pediu para assistir à comissão de saúde como visitante. Fez-se acompanhar por Ivo Miguel, que está apenas solidário, pois tem a mãe internada com hepatite C, mas com o tratamento inovador aprovado, e por David Gomes, filho da mulher que veio a morrer na sexta-feira no Hospital de Santa Maria, apesar de ser acompanhada no Hospital de Egas Moniz. Em 2014 esteve internada sete vezes. Não resistiu ao último internamento.

Aos jornalistas, após a sessão, Paulo Macedo confirmou que o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental abriu um inquérito interno ao caso, mas não adiantou se a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde também iria desencadear alguma acção. Lá fora, frente à Assembleia da República, mais de 50 pessoas protestavam contra a falta de acesso a tratamentos.

Os três visitantes da plataforma abriram os casacos na sala e revelaram camisolas vermelhas e brancas com um apelo claro: “Medicamento para todos”. Um apelo que José Carlos Saldanha não resistiu a fazer directamente e de pé. “Escrevi-lhe uma carta e o senhor não me respondeu. Não há direito, acabem com isto de uma vez por todas”, disse, justificando que tem uma filha de 12 anos a quem não sabe o que dizer e que já propôs à tutela pagar metade do tratamento do seu bolso – sem resposta. Ao PÚBLICO adiantou que o pedido que o Hospital Curry Cabral fez para o medicamento só terá chegado à Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) em Dezembro. “O que se está a fazer é um genocídio a uma doença silenciosa. Estou na fila para morrer como a mãe do David”, resumiu.

A concorrida sessão, como quase todas as que contam com a presença de Paulo Macedo, praticamente esgotou a capacidade da sala, tanto para jornalistas como para deputados, após a entrada dos três visitantes e, sobretudo, com a interpelação de José Carlos Saldanha. Os assessores parlamentares, ministeriais e deputados multiplicaram-se em trocas de informações, conversas paralelas, entrada e saída de papéis. No final David e Ivo conseguiram ser recebidos por Paulo Macedo, numa sessão em que dizem que perceberam que têm de pressionar também a Gilead.

Na comissão, as perguntas das urgências foram intercaladas com as da hepatite. Sobre as urgências, a oposição foi repetindo que os problemas resultam do corte e desmantelamento que o executivo de Passos Coelho tem levado a Saúde a fazer. A equipa de Paulo Macedo contestou com dados de mais meios técnicos e humanos e com hospitais mais sustentáveis, lembrando o ministro que houve mais planeamento e que o problema foi terem surgido casos mais graves, acentuados pela conjugação do frio e da gripe.

As trocas de palavras entre bancadas foram subindo de tom, motivando inclusive intervenções para pedido da defesa da honra. A presidente da comissão, a socialista Maria Antónia Almeida Santos, viu-se obrigada a pedir calma e silêncio por várias vezes e a que a comunicação social não fizesse entrevistas na sala num dia em que “a honra está com uma sensibilidade acrescida”. A introdução do tema da natalidade pelo PSD mereceu críticas da oposição, que o considerou desadequado. Os sociais-democratas contrapuseram que a hepatite C também não estava na agenda.

Sem comentários:

Enviar um comentário