quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Um primeiro/ligeiro artigo s/ "Os Templários"


De vez em quando, sinto vontade de voltar a Tomar. Fi-lo, há poucos meses, novamente. Parece "um chamamento", aquilo que me leva ao Convento de Cristo",às torres de menagem do castelo, aos extensos corredores das celas dos "monges- cavaleiros", às sepulturas destas e d'outras personagens,debaixo dos nossos pés, cobertas por pesadíssimas lages... "Vejo" Templários a ouvir missa, a cavalo, devidamente preparados para partirem para as lutas pela fé...E espanta-me ver que ,neste país que é o nosso, continua a não se fazer escavações para,-quem sabe?-descobrir algo maior sobre os homens que, a 13 de Outubro de 1307, uma "negra 6a feira, o rei Filipe de França ,mandou chacinar...

O meu , quase guia, nestas lucubrações templárias, é o escritor Paulo Loução, profundo pensador sobre estas matérias, do qual estou a reler "Os Templários na formação de Portugal"(edição Ésquilo, de 2003)com elevadíssimo prefácio do Prof.Dr.Luís do Espírito Santo.

Enquanto Prof. de Português fiz, por gosto e por dever ético para com os meus alunos, inúmeráveis leituras e pesquisas, sobre os imensos importantes autores que eram, então, obrigatórios, nesta disciplina.Primeiro, e para quem não o sabe, um Prof. tem, forçosamente,que preparar aulas, enquanto os que dizem mal deles lêem os jornais(se lerem...),vêem televisão ou dormem...

No caso da disciplina dePortuguês, Língua e Literatura, a íntima ligação da matéria com outras disciplinas como a História, a Geografia, a Filosofia, as Ciências da Natureza, é de tal importância, que se torna ,absolutamente imprescindível, não deixar "estagnar" o pensamento.

Falar de Fernando Pessoa, que é "uma catedral "de inter-textualidade! requer conhecimentos fulcrais que ,só lendo e pesquisando, aturadamente, se podem "quase":..conseguir!
Como é possível ajudar a compreender a obra "Mensagem", se não se for capaz de explicar os imensos símbolos que "aparecem" nos poemas? Que se pode dizer dos "quase mistérios" relacionados com o papel que tiveram na nossa História, reis como Afonso Henriques, D. Dinis, D.JoãoI, D.Sebastião...?E que dizer dos "rosa-crucianos" e da influência mística do oculto, na obra pessoana?

Fico-me, hoje, por aqui...Se alguém, interessado por estes assuntos, por cá passar, fale comigo...

Saudações de lusibero

Sem comentários:

Enviar um comentário